Os potenciais e riscos da Inteligência Artificial Generativa foram discutidos com especialistas no webinar “O impacto do ChatGPT e outras IA no recrutamento”.
O evento, organizado pelo Instituto de Informação em Recursos Humanos (IIRH), contou com a moderação de Cristina Barros e com a presença de três convidados: Pedro Caramez, Consultor & Formador de Empresas B2B em vendas com LinkedIn; Daniela Costa, Executive Director do Prime Group; e Daniel Santos, Regional IT Talent Aquisition (Europe) da Kuehne+Nagel.
Os oradores destacaram a forma como a utilização de ferramentas como o ChatGPT reduz os processos burocráticos dentro das organizações, como a redução do tempo em entrevistas ou na preparação de job descriptions, a libertação de tempo para trabalho administrativo. Igualmente os entrevistados destacaram a importância em diversificar as ferramentas utilizadas.
O início de um novo caminho repleto de desafios
Daniela Costa reforçou a ideia que, neste momento, o mundo dos Recursos Humanos está “no início de uma descoberta”, que requer tempo para se perceber para onde vamos e o que queremos descobrir. “Quantas mais ferramentas tivermos ao nosso dispor, mais conseguimos expandir”, afirmou.
Pedro Caramez, com o seu entusiasmo e estando a par de todas as grandes mudanças no mundo das tecnologias, recordou que para além do famoso Chat GPT, no último Microsoft Inspire, conferência realizada anualmente pela multinacional norte-americana para a sua comunidade de parceiros, foi anunciada a incorporação do Microsoft Co-pilot nas diferentes ferramentas do Office e o Bing Chat Enterprise, uma ferramenta que permite aos colaboradores melhorarem o seu trabalho e obterem melhores respostas e soluções para os seus problemas.
“Estamos a viver um período de fortíssima explosão de recursos, soluções e ferramentas. Os primeiros seis meses de 2023 tiveram grandes mudanças. Passamos de um completo desconhecimento do que se estava a passar e agora assistimos a uma rápida implementação destas soluções.”
Pedro Caramez
Daniel Santos, com a sua experiência como recrutador, acredita que as organizações devem encarar ferramentas como o ChatGPT como uma forma de melhorar processos, que ajudem a melhorar o trabalho de profissionais dos Recursos Humanos. “Certas ações demoravam imenso tempo. Por exemplo, a criação de job descriptions. O ChatGPT ajuda-nos a encontrar as palavras chave para incluir nos anúncios e isso permite que estas descrições sejam feitas de forma muito mais célere”, justifica.
Um profissional de RH tem que ser mais curioso
Um ponto que todos os convidados do webinar reforçaram é que não deve existir o medo de um responsável de Recursos Humanos se sentir ultrapassado ou desnecessário numa organização.
Para os convidados, ferramentas de Inteligência Artificial Generativa como o TestGorila, o ChatGPT, o Bard, o Cloud2, o Microsoft Co-pilot ou o Calendly, devem ser entendidas como um suporte às funções de um profissional de Recursos Humanos e que, em virtude desse suporte, vão passar a existir novas funções para o profissional.
“Não devemos desesperar, porque vão existir novas funções e ferramentas para utilizarmos. As ferramentas de Inteligência Artificial vão ajudar os RH a perceberem o seu papel na transformação das organizações.”
Daniela Costa, Executive Director do Prime IT
Daniel Santos sublinhou uma palavra: curiosidade. “O profissional de RH tem que ser curioso, tem que perceber que a tecnologia é uma realidade em constante evolução, ao qual necessita-se de uma estratégia”, referiu. Santos acrescentou que o potencial dado pelas ferramentas de Inteligência Artificial vai permitir que os profissionais de Recursos Humanos estejam em maior contacto com o elemento humano.
Pedro Caramez admite que, com a rápida e inesperada implementação das ferramentas de Inteligência Artificial Generativa nas organizações, passou a existir alguma confusão sobre como se deve adaptar a estes novos contextos. “Mais do que nunca, temos que perceber as necessidades que não temos agora. Isto vai levar a que existam organizações numa caminhada experimentalista, com técnicas de pensamento crítico e com grande adaptabilidade”.
O webinar for transmitido no canal de Youtube do IIRH e pode ser consultado através deste link.