São várias as técnicas que as empresas podem utilizar para recrutarem através das redes sociais.
Para que os candidatos tenham vontade de se candidatarem nas redes sociais, o conteúdo da sua marca empregador deve ser interessante. Por outro lado, recomenda-se que para cada anúncio de vaga a preencher se publiquem quatro conteúdos sobre outros temas. A sua diversificação e pertinência são a parte mais complicada do recrutamento via redes sociais. Para o ajudar, compilámos algumas ideias que o ajudarão a transformar candidatos passivos em candidatos ativos.
1. Retratos de colaboradores
Todos desejamos trabalhar com pessoas de quem gostamos e que respeitamos. No entanto, e estranhamente, este aspeto relacional é relativamente pouco falado durante o processo de recrutamento. Mostrar perfis de colaboradores é, por isso, uma excelente ideia para melhorar a sua “marca empregador”. Ao publicar estes perfis permite que os potenciais candidatos descubram os seus futuros colegas. Na imagem, o Club Med apresenta os seus colaboradores a trabalharem num dos seus clubes. Dá vontade de trabalhar com eles, não dá?
2. Notícias da empresa
Publicar notícias positivas acerca da empresa é um bom meio para a promover. Os colaboradores gostam de sentir orgulho na empresa onde trabalham, em particular os millennials. Os candidatos gostam de ver a sua empresa ter sucesso. Não hesite em mostrar os prémios que recebe, as parcerias que estabelece ou os novos produtos lançados.
3. Dê conselhos sobre como ser contratado pela empresa
Este tipo de conselhos é uma mais-valia para o candidato. Encontra neles informações preciosas sobre como conseguir alcançar uma função que o interesse. Além disso, também ajuda a equipa responsável pelo recrutamento, já que fornece indicações sobre o que os candidatos devem evitar e o que será valorizado.
4. Dê informações sobre a sua indústria
Ao ativar alguns alertas no Google com palavras-chave, encontrará informações interessantes que pode partilhar nas redes sociais. Depois é só acrescentar um comentário e um hashtag, recordando que a empresa tem vagas para preencher.
5. Comunique as ações de responsabilidade social
Se a sua empresa participa em ações humanitárias ou em projetos de responsabilidade social, comunique-os. Este tipo de conteúdo é ótimo para o seu employer brand.
6. A descrição de um dia de trabalho na sua empresa
Os candidatos querem saber como é trabalhar na empresa. Mostre-lhes. Pode, para isso, acompanhar um colaborador e criar uma montagem com os momentos mais interessantes do dia. Pode pedir a alguns colaboradores que escrevam um comentário que acompanhe as fotos. Também pode realizar um pequeno vídeo do colaborador durante o seu dia de trabalho.
7. Visitas das instalações da empresa
Semelhantemente às fotografias que mostram um dia de trabalho na empresa, uma apresentação das instalações é, também, uma ótima forma de incentivar as candidaturas, já que dá a conhecer o bom ambiente vivido na empresa. Estas imagens ou vídeos devem ser o mais honestas possível e não devem mostrar apenas espaços arrumados e organizados. Devem estimular nos candidatos vontade de se candidatarem, mas esta visita deve ser o mais real possível.
8. As histórias de colaboradores
As histórias humanas são os conteúdos mais partilhados nas redes sociais. Na sua empresa existe, certamente, uma grande diversidade de perfis que lhe permitem destacar alguma história ou perfil interessante para os candidatos passivos. Pergunte aos seus colegas se têm experiências ou histórias que possam partilhar. Pode ser, por exemplo, um colaborador que faz stand-up ou outro que corre uma maratona. São excelentes histórias para fazer publicações nas redes sociais da empresa.
9. Festas e eventos internos
Fazer uma festa com os colaboradores é bom, mas partilhá-la é ótimo. Uma empresa jovem, de tipo startup, ou uma empresa de tecnologia, que procura perfis de programadores, podem despertar o interesse dos potenciais candidatos com a partilha das festas que organizam para os colaboradores, mostrando, assim, uma empresa coesa e dinâmica.
10. Os benefícios oferecidos pela empresa
Uma sala de convívio, horários flexíveis ou café e comida grátis podem fazer parte das mais-valias que quer mostrar aos candidatos na sua estratégia de recrutamento. No que diz respeito aos horários flexíveis, pode mostrar aos candidatos como é que os colaboradores trabalham quando não estão fisicamente na empresa. Aproveite e acrescente um link para o anúncio de uma vaga a preencher.
Saiba como usar as redes sociais para recrutar melhor, inscrevendo-se na formação Recruitment Marketing: o poder do social media no recrutamento, agendada para o dia 28 de junho, em Lisboa, dinamizada por Rui Guedes de Quinhones e João Batista, da Get the Job.
Mais informações e inscrições: www.formacao.iirh.pt