João Paulo Petiz
HR Consultant da Your People
A realidade mudou! O início desta década era marcado pelo downsizing e pela escassez de oportunidades. Hoje a situação é oposta. No campo da restauração existe dificuldade em encontrar profissionais qualificados!
Este fenómeno é tão sublinhado que a imprensa deu amplo eco à Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) neste tópico. Segundo esta associação, só no terceiro semestre de 2017, o Canal Horeca viu disparar o crescimento de emprego em 18,1 %, com o registo de 345,9 mil novos postos de trabalho, representando valores máximos históricos.
Perante este cenário factual de dificuldade em recrutar profissionais qualificados e adequados às boas práticas, que estratégias poderão ser usadas para atrair os melhores candidatos? Eis alguns itens:
Cultura e identidade organizacional: comece por olhar para a sua organização e pela forma como está estruturada e definida. O que é que a diferencia dos restantes, enquanto organização do setor da restauração? O que significa trabalhar no seu restaurante? Consegue descrever a identidade da sua organização em poucas palavras? Os objetivos, a missão e os valores estão bem definidos? Criar uma identidade cultural em sintonia com a estratégia organizacional é o primeiro passo para o sucesso neste tópico.
Pré-recrutamento: tão importante como as estratégias de recrutamento é a atenção ao pré-recrutamento. Muitas vezes intangível, mas essencial para o sucesso. Isto materializa-se com a imagem que a sua organização tem no mercado, através do feedback dos clientes, dos colaboradores passados e atuais, bem como através da experiência dos candidatos a vagas de trabalho na sua organização. Neste mundo global e digital, são várias as formas de partilhar e difundir informação e quebrar as expectativas de potenciais bons candidatos.
Capacidade de atração: trabalho de qualidade e excelência não rima com ofertas salariais baixas. Não podemos (ou não devemos) exigir que alguém possua competências diversas, como falar idiomas, ter uma formação diferenciada e adequada que acrescente valor à sua organização, tendo esta como oferta um salário baixo, sem reconhecimento. Tenha pacotes salariais atrativos, com benefícios que tornem a qualidade de vida do seu colaborador efetivamente melhor. Isto evitará a grande rotatividade de colaboradores, conseguirá reter talento e aumentar a probabilidade de atração dos melhores candidatos.
Investimento nos colaboradores: um dos fatores para aumentar a atratividade da sua empresa consiste no investimento nos colabores. Se uma empresa disponibiliza, por exemplo, formação aos seus quadros, exponenciando o crescimento e o desenvolvimento de competências de quem nela trabalha, não só aumenta o capital humano, como seduz os melhores colaboradores!
Por fim, a operacionalização do recrutamento deve ser feita por um especialista na área, se possível. Quanto maior a competitividade do mercado, maior a necessidade da atenção ao detalhe. Neste caso, ter alguém que conheça efetivamente o mercado, que conheça os melhores canais de recrutamento e que consiga fomentar uma comunicação clara, eficaz e apelativa, torna-se crucial para que vá ao encontro da excelência: dos melhores profissionais!
E agora, o que vai fazer?