Hoje, as organizações são mais do que apenas um local de trabalho. Cada vez mais humanizadas, as empresas preocupam-se em promover um ambiente de trabalho saudável para os seus colaboradores.
Para tal, não basta investir em benefícios como o, importante, seguro de saúde. Promover hábitos saudáveis junto dos colaboradores passa também pela aposta numa perspetiva holística que contemple a saúde física e mental dos seus colaboradores. O bem-estar das organizações é o somatório do bem-estar individual dos colaboradores e são vários os aspetos que o influenciam: contexto da organização (a solidez, situação financeira, posicionamento no mercado, digitalização, reputação, propósito); o contexto individual de cada colaborador (familiar, financeiro, os seus conhecimentos, competências); o trabalho propriamente dito (a função que desempenha, se gosta se não gosta, se os processos são ágeis, o nível e exigência, volume de trabalho); as relações interpessoais (se há apoio ou não da chefia, relação com os colegas, com a equipa); condições logísticas, entre outras.
Assim, para promover a consciencialização das empresas em torno da promoção da segurança, saúde e bem-estar dos seus colaboradores, a RHmagazine.pt irá publicar regularmente artigos, em parceria com a Centralmed, dedicados a trazer a todos os profissionais as principais tendências e estratégias a adotar para um ambiente de trabalho mais saudável e, por conseguinte, mais produtivo.
Para João António, Diretor de marketing da Centralmed, “Esta parceria entre a Centralmed e a RHmagazine tende de assinalar a importância que a qualidade de vida profissional tem na vida das pessoas, na sua condição física e na sua saúde mental. É por isso urgente que a promoção da saúde e o bem-estar no trabalho, sejam uma prioridade, promovendo estilos de vida mais saudáveis, alinhando assim o equilíbrio entre a vida Pessoal e Profissional. Se por um lado a prevenção da saúde e de acidentes de trabalho encarrega-se de se antecipar acidentes e doenças, evitando que estes aconteçam, a promoção encarrega-se de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Uma equipa saudável vai para além daquela que não apresenta sintomas físicos, abrange também trabalhadores mentalmente saudáveis. Ações de promoção de saúde no trabalho, devem, portanto, abordar todos os aspetos que formam um profissional competente, criativo e produtivo.”
Quer saber mais sobre como reconhecer os sintomas de perturbação e mental e agir perante os mesmos? Não perca, então, a oportunidade de ler o primeiro artigo desta rubrica, dedicado à saúde mental, um tópico que está, finalmente, a ganhar terreno junto da sociedade e, também, das organizações.
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Excelente iniciativa!!
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