ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Setembro 15, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Rita Oliveira, Goparity: “Na Goparity, há uma motivação comum de alinhar a vida profissional com os valores pessoais”

A sustentabilidade e o impacto positivo das empresas nas pessoas e no planeta são o foco da empresa, mas a cultura organizacional é também a base da Goparity. Ao mesmo tempo que implementa a descarbonização das organizações, a fintech também promove a atração e retenção dos colaboradores.

IIRH Por IIRH
19 de Outubro, 2023
em DESTAQUES, MERCADO RH, PESSOAS
0
Goparity
30
Partilhas
332
Visualizações

A Goparity, fintech focada em investimentos sustentáveis e finanças de impacto, teve o melhor ano de sempre em 2022, tendo registado um crescimento 100% e igualando em apenas um ano o valor total de investimento de todos os anos anteriores, desde a criação da empresa até final de 2021 (10,4 milhões de euros).

A sustentabilidade e o impacto positivo das empresas nas pessoas e no planeta são o foco da empresa, mas a cultura organizacional é também a base da Goparity. Ao mesmo tempo que implementa a descarbonização das organizações, a fintech também promove a atração e retenção dos colaboradores.

Para conhecer de perto a cultura organizacional da organização, a RHmagazine falou com Rita Oliveira, CMO da Goparity.

A cultura organizacional é um pilar identitário de muitas empresas. Como descreveria a cultura organizacional da Goparity e como é que ela é mantida no local de trabalho? 

Descreveria a cultura da Goparity de forma simples em três palavras:  colaborativa, transparente e propósito. 

A equipa é sempre chamada a tomar as decisões de negócio que têm impacto em si. Desde temas mais pequenos/práticos como a escolha do escritório e do horário de trabalho – não adotámos uma “semana de 4 dias” depois de percebermos que a maior parte das pessoas preferia a flexibilidade de escolher os dias em que queria trabalhar numa semana de 40h do que trabalhar sempre 4 dias por semana. Até temas mais estruturais/estratégias, como o desenvolvimento de produto e/ou tipo de empresas que queremos financiar – já tivemos várias discussões sobre a nossa forma de medir e monitorizar impacto e os critérios são sempre debatidos pela equipa apaixonadamente. 

Somos uma empresa com um propósito claro e a nossa missão de democratizar o acesso às finanças sustentáveis está muito presente em todo o trabalho que fazemos. Há pessoas que são movidas pelo apelo da sustentabilidade ambiental, outras pelo apelo da sustentabilidade social, outras pelo apelo da literacia/educação financeira. Independentemente da motivação principal, há uma motivação comum de alinhar a vida profissional com os valores pessoais. Eu trabalhei cerca de 6 anos em conflito interno a achar que a Rita na vida pessoal era diferente da Rita da vida profissional. E acabava por sentir que tinha que “compensar” esta falta de propósito no meu trabalho no meu tempo livre (com voluntariado, por exemplo).  

Passamos uma grande parte da nossa vida a trabalhar, pelo que é fundamental que nos identifiquemos e estejamos confortáveis com o lugar onde escolhemos construir carreira.

Quais são os valores e princípios fundamentais que a Goparity procura junto dos colaboradores durante o processo de recrutamento e seleção? 

Procuramos pessoas com espírito crítico, criativas na resolução de problemas e que acreditem no que estamos a fazer. 

A última entrevista de todas as pessoas que contratamos (independentemente do nível de senioridade) é sempre com o Nuno Brito Jorge, o nosso CEO. Nessa fase já foram avaliadas competências técnicas e experiências relevantes, pelo que esta entrevista com o Nuno serve acima de tudo para avaliar o “fit cultural” e o alinhamento de valores. 

Penso que é por darmos tanta importância àquilo que move as pessoas na sua vida profissional que temos uma equipa tão coesa. E é também uma das razões pelas quais as pessoas têm respondido continuamente “O ambiente da empresa/As pessoas” na pergunta sobre o que mais valorizam no seu trabalho na Goparity.

Que estratégias são implementadas pela Goparity para atrair talentos qualificados e garantir sua retenção em um mercado altamente competitivo? 

Desde a pandemia, vimos muitas pessoas a discutir o trabalho remoto de uma forma binária – “sim ou não”. Do lado do “não”, ignorando algumas declarações polémicas que soam mais a um tipo de gestão autocrático, há argumentos muito válidos como a dificuldade de desenvolver trabalho criativo remotamente, a importância das “conversas de corredor” na criação de uma cultura coesa e colaborativa e até mesmo o impacto que pode ter na saúde mental estarmos todos a trabalhar permanentemente de casa, preocupação com a qual simpatizo particularmente.

Do lado do “sim” também foi interessante ver grandes tecnológicas a adotar o regime “full remote”, por exemplo empresas como a Airbnb, Dropbox e Hubspot. A ideia de trabalharmos onde quisermos é muito interessante conceptualmente e pode ter um impacto bastante positivo no equilíbrio do trabalho com a vida pessoal (por exemplo, na vida familiar dos pais que podem ir levar e buscar os filhos à escola e trabalhar antes ou depois a partir de casa, a possibilidade de ir ao médico “sem perder o dia”). Foi interessante ver a forma como tantas empresas (principalmente as muito grandes) conseguiram adaptar-se tão rapidamente. 

Mas eu acho que a discussão principal não devia ser sobre o trabalho remoto, mas sobre flexibilidade. E a nossa experiência na Goparity tem sido essa. As mesmas regras não fazem sentido para todas as pessoas e todas as funções. Um programador pode, em teoria, trabalhar a partir de qualquer sítio e a qualquer hora, mas uma pessoa que trabalha em apoio ao cliente não pode não estar disponível para atender o telemóvel às 11h.

Aquilo que implementámos foi uma matriz de flexibilidade que tem em conta duas dimensões: a localização e o horário, e definimos em que quadrante está cada área. Isto fez com que tivéssemos uma programadora a viajar de bicicleta pela Europa durante 6 meses, um analista de operações a trabalhar da Tailândia durante 3 meses, uma pessoa a visitar a família no Brasil durante 2 meses (depois de 2 anos sem visitar o país). Mas também pessoas que vão 4 dias por semana ao nosso escritório no Príncipe Real.

Quais desafios específicos a Goparity enfrenta na gestão de recursos humanos, considerando o contexto do mercado financeiro e de investimentos sustentáveis? 

Nos últimos meses, várias pessoas, desde advisors e fundadores de outras startups, a trabalhadores de outras startups, nos têm dito que estamos/vamos atravessar a pior fase da vida da empresa: crescer de 15/20 para 40/50. 

Desde que ouvi isso pela primeira vez que esbarrei com vários artigos sobre “por que tropeçam as startups quando chegam aos 40 trabalhadores?” ou “porque tudo se desmorona aos 25?”. 

O número vai variando, mas parece de facto haver um ponto de rutura nesta transição. Coincide com o momento em que passa a haver chefias intermédias, em que os fundadores deixam de conseguir gerir todas as pessoas diretamente e/ou em que o CEO deixa de ter uma relação próxima com cada uma. Em que começa a surgir a preocupação com carreiras individuais e crescimento e/ou em que as linhas de comunicação possíveis se multiplicam. 

Também é neste momento que a cultura da empresa se começa a solidificar. Relativamente a este último ponto, nunca tinha sido tão óbvio que, como declarou Peter Drucker, “a cultura come a estratégia ao pequeno-almoço” até ter começado a trabalhar na Goparity. 

Dito isto, o nosso principal desafio em termos de recursos humanos neste momento é a comunicação interna e continuar a crescer de forma colaborativa e transparente. Queremos garantir que a cultura de que tanto falei até agora passa para as novas pessoas e que cada uma dessas pessoas é um transmissor dessa cultura.

Que programas ou iniciativas a Goparity oferece para o desenvolvimento profissional dos colaboradores? Como incentivam esta formação e qual o feedback que receberam desses programas por parte dos colaboradores? 

Estamos agora mesmo a desenvolver um plano de formação estruturado e transversal a toda a empresa. Até agora, tinha sido definido ad hoc entre as pessoas o manager direto. 

Uma das novidades deste programa é não olharmos para a formação como algo cujo objetivo é apenas desenvolver competências técnicas e/ou de negócio. Vamos dar a possibilidade às pessoas de escolherem cursos de desenvolvimento pessoal, como por exemplo de mindfulness, e formações em áreas criativas, como cursos de desenho.

O mercado está sempre a mudar e estas mudanças sentem-se mais ainda numa empresa da nossa dimensão. Queremos construir uma equipa diversa e multidisciplinar, com capacidade de adaptação. O modelo “tradicional” em que a formação académica dita o percurso profissional de uma pessoa e está completamente desajustado às necessidades do mercado. É por isso que temos uma CTO licenciada em teatro, uma gestora de Marketing licenciada em Antropologia e um engenheiro florestal a trabalhar em vendas (e podia continuar a dar exemplos de percursos “atípicos”).

Quais são as tendências emergentes na gestão de recursos humanos que a Goparity está acompanhando e adotando? 

Temos uma estrutura organizacional altamente flexível pois entendemos que uma abordagem única não faz sentido para todas as pessoas/funções/departamentos.  Esta decisão traz alguns desafios de escalabilidade, mas entendemos que as vantagens compensam (maior flexibilidade e motivação das pessoas). Penso que a tendência do trabalho remoto se vai manter, mas como uma opção, dentro desta dimensão da flexibilidade. 

Temos uma estrutura muito horizontal com poucos níveis intermédios de gestão, o que abre linhas de comunicação entre todas as pessoas e contribui para uma cultura colaborativa, ágil, com grande capacidade de adaptação (e que traz alguns desafios de comunicação). 

Finalmente, esperamos que o nosso novo modelo de formação nos permita acompanhar as tendências de “reskilling / upskilling”, isto é, que sejamos capazes de ajudar as nossas equipas a ganhar competências e talentos novos, em áreas/funções que poderiam não estar inicialmente previstos, mas que permitirão à empresa manter-se ágil e inovadora e às pessoas continuar a desenvolver competências que se mantêm relevantes num mercado em constante evolução.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre atração e retenção dos colaboradoresestrutura organizacionalFlexibilidadeFormação académicaGoparityRita Oliveirasustentabilidade ambiental
Notícia anterior

Conheça os resultados do “Estudo Saúde Mental no Local de Trabalho 2023” num webinar do IIRH

Notícia seguinte

Avaliação com feedback contínuo: a próxima fronteira

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Avaliação de Desempenho

Avaliação com feedback contínuo: a próxima fronteira

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

6 de Março, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');