Rita Xavier, Diretora de Recursos Humanos da Nokia Portugal
Quais foram as medidas tomadas pela Nokia Portugal devido ao surto de Covid-19? Como está a empresa a funcionar?
A Nokia está a acompanhar a situação de perto para garantir a segurança dos nossos colaboradores. Até à data, a empresa tomou um conjunto de ações em Portugal e também em muitos outros países em que estamos, incluindo ações como o permitir que os colaboradores trabalhem remotamente e de forma flexível, sempre que possível, para que possamos superar as perturbações e desafios que enfrentamos atualmente. Outras ações incluem restringir as viagens, implementar protocolos rigorosos para as instalações da Nokia, incluindo restringir todos os visitantes não essenciais, redução da ocupação, medidas de limpeza de edifícios e conselhos claros aos nossos colaboradores sobre como podem mitigar os riscos do COVID-19.
Como DRH, como está a olhar para esta situação na sua empresa e quais são as suas principais preocupações neste momento? Quais são os maiores constrangimentos à atividade normal da organização neste momento?
As medidas implementadas alteram a forma como trabalhamos neste momento, e estamos a realizar todos os esforços para garantir que o impacto em todos os nossos colaboradores e clientes seja minimizado e atenuado.
A nossa principal preocupação é proteger os colaboradores da Nokia dos riscos de saúde inerentes a esta pandemia. Procuramos também proporcionar uma maior flexibilidade para gerir os desafios do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, uma vez que vários serviços públicos e privados foram ajustados em resposta ao vírus e, sempre que possível, garantindo o cumprimento dos nossos compromissos contratuais e com os clientes.
Atualmente e com tantas pessoas confinadas às suas casas, a conectividade que prestamos e os serviços críticos que apoiamos são essenciais para o bom funcionamento da sociedade. E por isso continuamos a trabalhar em estreita colaboração com todos os nossos colaboradores e clientes, para garantir que as necessidades e requisitos neste momento sejam bem compreendidos e que lhes respondamos adequadamente.
Foram estabelecidas regras para o modo de funcionamento da teletrabalho?
Sim. Distribuímos orientações atualizadas a todos os nossos colaboradores. As ações são consistentes com a mudança e esforço global para controlar o vírus.
A organização estava preparada para manter a operação no teletrabalho?
Sim. A Nokia está capacitada em termos de base instalada para entregar de forma otimizada a operação global e ao mesmo tempo, mitigar riscos que venham de eventos locais disruptivos, problemas de capacidade de transporte e riscos políticos. A nossa rede de fornecimento é constituída por 25 fábricas em todo o mundo e 6 hubs para o cumprimento dos requisitos do cliente. Como resultado, não dependemos de uma localização especifica ou entidade. Adicionalmente, também estabelecemos um centro de comando global para gerir os desafios da cadeia de abastecimento decorrentes deste surto; e estamos preparados para ativar planos de continuidade de negócio relevantes, caso a situação em qualquer parte da nossa organização, assim o exija.