Pedro Fondevilla foi nomeado o novo diretor-geral da SEAT Portugal, cargo que ocupará a partir de 1 de maio. O responsável liderará as marcas SEAT e CUPRA, e substituirá David Gendry.
Pedro Fondevilla conta com 20 anos de experiência na indústria automóvel, principalmente na área comercial, e desde janeiro de 2018 que ocupava o cargo de diretor de marketing de produto da SEAT S.A. Nesta posição, liderou a estratégia global de marketing de produto, coordenando as áreas comerciais para atingir os objetivos de margem de contribuição. Foi também responsável pelo desenvolvimento da estratégia de veículos elétricos para aumentar a competitividade da SEAT e da CUPRA. A partir de agora, Fondevilla terá como objetivo o crescimento da SEAT e a promoção da marca CUPRA em Portugal, com especial enfâse na introdução dos modelos híbridos e elétricos da empresa.
O presidente da SEAT S.A., Wayne Griffiths, comentou esta nomeação: «Pedro Fondevilla é um gestor muito talentoso. Nos últimos anos, tornou-se uma referência na área comercial ao transformar as áreas de vendas e pós-venda para o veículo elétrico. Graças à sua experiência em estratégias de marketing e comerciais, e ao seu conhecimento do mercado da eletricidade, estou convencido de que é a pessoa ideal para continuar a promover o crescimento da SEAT e de CUPRA em Portugal, e torná-lo ainda mais um país competitivo e de sucesso.»
Já Pedro Fondevilla sublinha: «A eletrificação é um fator-chave para o crescimento das marcas SEAT e CUPRA num país onde as vendas de veículos eletrificados aumentaram mais de 50% em 2020. É um desafio motivador para o qual tenho uma equipa e uma rede de concessionários com experiência e compromisso.»
Fondevilla é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade de Barcelona e pós-graduado em Marketing pela ESADE Business School. O responsável iniciou a sua carreira profissional como controller em França, no Grupo Renault, antes de voltar a Espanha com o mesmo Grupo. Em 2006, ingressou no Grupo Volkswagen España Distribución (então VAESA), ocupando diversos cargos na área comercial, até chegar ao departamento de marketing da marca Volkswagen. Manteve-se neste cargo até 2018, ano em que ingressou à SEAT S.A.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!