À medida que o mundo evolui, cada vez mais, em direção ao meio digital, é importante, e até crucial, que os termos desse meio não nos sejam estranhos. É fundamental que acompanhemos as mudanças e que nos familiarizemos com as expressões e matérias em voga. Atualmente, o marketing digital está inerente a qualquer área de negócio.
Mesmo que não seja um marketer, ter bases sobre a matéria é uma mais valia, principalmente para quem colabora frequentemente com profissionais de marketing.
Mary Kearl é uma escritora publicada pela Forbes e pela Business Insider, entre outras publicações. Conta com um MBA em marketing e é consultora de marketing, com clientes como a Adobe e Pinterest. A profissional explicou ao The Muse alguns conceitos que são importantes para quem trabalha cada vez mais com o meio digital:
- Público Alvo/ Target
Este é o grupo de pessoas que terá maior probabilidade de se interessar e, potencialmente, se envolver com os produtos ou serviços da sua empresa. Os profissionais de marketing que anunciam através de canais digitais como sites, social media e TV e rádio digitais são capazes de definir o público-alvo que desejam alcançar, que se pode traduzir num conjunto de indivíduos dentro de uma determinada faixa etária e de um determinado local.
- B2B
Os profissionais de marketing cujo público-alvo são outras empresas – ou os principais tomadores de decisão nessas empresas – são conhecidos como profissionais de marketing business-to-business (B2B). No fundo, trata-se de um comércio estabelecido entre empresas, em que duas empresas fazem negócios como cliente e fornecedor.
- B2C
Os profissionais de marketing cujo público-alvo são clientes individuais são conhecidos como profissionais de marketing business-to-consumer (B2C). Trata-se de um comércio direto entre a empresa produtora ou vendedora e o consumidor final. Por exemplo, trabalhar com vista ao aumento de seguidores nas redes sociais é considerada uma função pertencente à estratégia B2C.
- Funil de Vendas
É importante analisar que tipo de clientes pretende alcançar: potenciais clientes pela primeira vez, clientes leais pela milésima vez, ou clientes no meio destas duas opções? Ou seja, em qual estágio do funil de vendas/marketing está a tentar crescer? Um funil de vendas é geralmente visto como uma pirâmide invertida, com a parte superior (parte mais larga) composta pelo público-alvo mais amplo. Aqui estão as pessoas que deseja tornar cientes sobre a sua marca, ainda que muitas acabem por não comprar nada ou realizar uma ação. No fundo, é um estágio sobre descoberta e aprendizagem. Mais adiante no funil, estão as pessoas que podem avançar para um estágio de consideração, onde já consideram a compra dos produtos. Depois, o grupo menor, na parte mais inferior do funil, consiste em pessoas que realmente tomam uma decisão de compra, ou se inscrevem numa conta no seu site, ou se tornam assinantes pagos, ou que executam uma outra qualquer ação.
- Campanha
Poderá alcançar o seu público através de uma campanha. Uma campanha é uma forma de divulgação de marketing, com uma mensagem ou objetivo. Esse objetivo pode passar por aumentar o conhecimento de uma determinada marca, promover uma venda ou celebrar o lançamento de um novo produto ou serviço. As campanhas podem ser simples ou complexas.
- Call to Action (CTA)
Nenhuma campanha está completa sem uma frase chamativa (CTA). Simplificando, um CTA diz aos clientes o que fazer depois de estes verem a campanha. «Compre já», «Leia aqui» ou «Assine aqui» são alguns exemplos de apelos à ação. Muitas vezes são incluídos como botões em anúncios, sites ou campanhas de e-mail.
- Search Engine Marketing (SEM)
Existem cada vez mais canais de marketing pagos. O marketing do mecanismo de pesquisa (SEM) é uma opção popular usada para garantir que as marcas obtêm uma posição de destaque – patrocinada – nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Quando pesquisamos algo no Google, o resultado principal é, geralmente, um anúncio e um posicionamento pagos.
- Marketing de influência
Este tipo de marketing é mais recente. As empresas pagam ou compensam celebridades ou pessoas com destaque nas redes sociais – geralmente com um número elevado de seguidores – para postarem sobre as suas marcas.
- Marketing de afiliados
Outra forma de alcançar públicos-alvo em potencial é através do marketing de afiliados. Neste caso, os profissionais de marketing oferecem comissão com base no tráfego ou nas vendas provenientes de um link para os produtos ou serviços da empresa, a partir de uma determinada plataforma digital, como um site, por exemplo.
- Tráfego orgânico
As empresas podem pagar pelo tráfego dos seus sites através de algumas das opções descritas acima, como o SEM. No entanto, a maioria das marcas não pode sustentar o seu crescimento sem cultivar também tráfego não pago. Isto significa incentivar as visitas ao site através de esforços livres, como postar sobre o site nas redes sociais, incluir links para o site em campanhas de e-mail, entre outros.
- Search Engine Optimization (SEO)
Uma estratégia para aumentar o tráfego orgânico do site da empresa é através da otimização do mecanismo de pesquisa (SEO). Esta estratégia envolve pesquisar os tipos de frases que as pessoas estão a procurar mais em mecanismos de pesquisa como o Google, e garantir que o site da empresa tem uma boa classificação (ou está entre as primeiras posições na primeira página dos resultados de pesquisa).
- Analytics
Além de criar campanhas, é importante também que se analise os resultados. Para isso, é importante analisar os dados que medem os principais resultados de marketing, como o número de vezes que uma determinada campanha de e-mail foi aberta, o número de novos seguidores nas redes sociais ou o número de vezes que um determinado vídeo do YouTube foi visto.
- Impressões
As impressões traduzem-se, grosso modo, na contagem do número de vezes que uma determinada campanha ou conteúdo foi vista. Trata-se de uma das métricas de marketing digital mais comuns, e indica alcance ou conhecimento.
- Cliques e Click-Through Rate (CTR) ou taxa de cliques
Além das impressões, existem também os cliques, que se traduzem no número de vezes que um determinado elemento da campanha foi aberto. A taxa de cliques traduz-se no número total de vezes que um e-mail, anúncio ou post social é aberto, dividindo pelo público potencial. Ou seja, trata-se de analisar quantos dos assinantes que receberam a campanha clicaram num link dentro do e-mail.
- Conversões e taxa de conversão
O número de conversões traduz-se no número de pessoas que realizam a ação desejada, como concluir uma compra, por exemplo. A taxa de conversão mede quantas pessoas realizaram aquela ação de entre todas as pessoas que potencialmente viram uma landing page, e-mail, anúncio, post ou vídeo.
- KPIs (key performance indicators)
Métricas de impressões ou cliques são métricas que se encontram no topo do funil de vendas. Mas existem algumas métricas, como conversões, que são consideradas indicadores-chave de desempenho (KPIs), porque têm um impacto direto no desempenho dos negócios. Os tipos de KPIs que uma organização define e prioriza variam de acordo com o setor, com o tipo de produto ou serviço e com as maneiras específicas através das quais a liderança deseja fazer a empresa crescer.
- Custo por aquisição (CPA) ou custo por conversão (CPC)
É também importante que os profissionais de marketing tenham em atenção quanto estão gastar para adquirir novos clientes e para os converter. Isto significa rastrear outro KPI: o custo por aquisição (CPA) ou custo por conversão (CPC).
- Engagement e taxas de engagement
As taxas de engagement e o engagement são também KPIs de marketing digital importantes. Dando um exemplo prático: se o seu post nas redes sociais foi visto por 100 pessoas e recebeu dois cliques e três comentários, então a sua taxa de engagement é de 5%. A nível individual, um determinando assinante de uma newsletter pode ser considerado engaged se tiver aberto pelo menos uma das campanhas de e-mail nos últimos três e seis meses.
- Teste A/B
O teste é uma parte crítica de qualquer esforço de marketing. Como os cientistas, os profissionais de marketing devem criar hipóteses e experimentar para verem que abordagens funcionam e que abordagens não funcionam. O teste A/B é uma maneira comum de o fazer, e consiste em alterar apenas um elemento de uma campanha para ver qual das versões – A ou B – tem melhores resultados. De seguida, é agir de acordo com o resultado.
- Experiência do utilizador (UX)
Existem, em determinadas empresas, equipas inteiras responsáveis por identificar maneiras de aprimorar a experiência do utilizador, melhorando a forma como os clientes interagem ou navegam, por exemplo, num site. Para melhorar a experiência do utilizador, é importante trabalhar no design e nas instruções desse mesmo site. Ir testando campanhas de e-mail, sites ou aplicações é uma forma de garantir que tudo está a funcionar bem.
[Fonte: The Muse]
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