O serviço SGS Disinfection Monitored – Cleaning Checked garante às organizações, através da atribuição de um selo de conformidade, as condições de segurança necessárias para que funcionários, parceiros e clientes regressem ao normal funcionamento das suas atividades profissionais.
Este novo serviço global da SGS está disponível em todos os países onde a empresa opera, contudo, em Portugal terá uma atuação mais abrangente e completa pois, para além dos critérios de higienização, disponibiliza um Manual de Boas Práticas aplicável ao regresso de todos aos respetivos locais de trabalho.
O serviço SGS Disinfection Monitored – Cleaning Checked rege-se por cinco critérios, identificados como fundamentais e transversais à grande maioria das empresas:
- segurança dos trabalhadores da equipa de limpeza;
- limpeza, desinfeção e stock de produtos;
- inspeção de infraestruturas;
- funcionamento da organização;
- controlo dos locais de trabalho.
Este serviço pode ser aplicado a qualquer tipologia de edifício, loja ou estabelecimento, em qualquer setor de atividade – desde supermercados, escritórios, hotéis, restauração, escolas, etc. Para além disso, pode ser efetuado em duas modalidades distintas – inspeções durante um período de seis meses ou de um ano. Aquando do envio da proposta às organizações é disponibilizado, gratuitamente, um Manual de Boas Práticas, cujo objetivo é facultar as guidelines para a inspeção de atribuição do selo de conformidade. O Manual está organizado em três itens: preparação do edifício, preparação dos colaboradores e preparação dos locais de trabalho.
Para além da análise dos cinco critérios já identificados, a SGS disponibiliza ainda uma combinação de testes às superfícies, com o intuito de validar os procedimentos de limpeza e desinfeção. Paralelamente, é também possível efetuar o teste ao SARS-CoV-2: baseado na reação de cadeia da polimerase com transcrição reversa (método RT-PCR), permitindo a triagem do vírus ativo.