No passado mês Julho, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou e louvou a medida do Governo para que funcionários públicos possam faltar para acompanhar um filho menor no primeiro dia de escola. No seguimento desta iniciativa do Governo e PR para a função pública, algumas empresas como a Altice e a SPORT TV, canal desportivo líder em Portugal, decidiram estendê-la aos seus colaboradores.
Logo no início de agosto, a SPORT TV inseriu-a no seu Programa Integrado de promoção de desporto, saúde e bem-estar, já com reacções positivas de muitos colaboradores.
O inforh.versionweb.es foi falar com a Alexandra Sequeira de Carvalho, DRH da empresa para perceber o motivo desta decisão.
– O que decidiu a SPORT TV fazer nesta rentrée?
Como é do conhecimento geral, o Governo promulgou este ano uma medida que permite aos trabalhadores da Função Pública faltarem justificadamente até 3 horas, para acompanhamento de filhos menores de 12 anos no primeiro dia do ano letivo. Apesar de não abranger o setor privado, a SPORT TV decidiu replicar esta medida internamente. Assim, este ano, os nossos colaboradores puderam acompanhar os seus filhos neste dia tão importante para todas as famílias: o regresso às aulas e, com isso, o abraçar de novos desafios.
– Porquê esta atenção com os seus colaboradores?
Um dos nossos principais ativos são as nossas pessoas. Temos colaboradores com um enorme know how e um compromisso excecional com a nossa empresa e os nossos objetivos de negócio. Na SPORT TV acreditamos profundamente que colaboradores mais felizes fazem mais, melhor e durante mais tempo, sendo sustentavelmente mais produtivos, e contribuímos assim para uma sociedade mais feliz e realizada.
Neste sentido, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos nossos colaboradores é fundamental para nós. Queremos que vivam em pleno e isso, para nós, passa por 3 eixos: o desporto, a saúde e o bem-estar. Por essa razão temos um programa – o Programa Pleno – que reforça junto dos nossos colaboradores estas 3 vertentes. Como exemplos temos a existência de protocolos com ginásios e aulas gratuitas dentro das próprias instalações, serviços de estética e fisioterapia, consultas médicas e de nutrição gratuitas, entre outros.
– Que outras boas práticas de RH aplica?
Cientes de que temos em cada uma das nossas pessoas o nosso fator distintivo, tal como em qualquer empresa mas em particular no setor audiovisual, construímos políticas muito estruturadas de gestão de pessoas, mas procuramos também atender às necessidades naturalmente diferentes de cada um. Trabalhamos muito a comunicação interna, quer através de mecanismos formais como a intranet, quer em momentos informais, privilegiando uma cultura aberta e participativa. É neste espírito que proporcionamos percursos de carreira diferenciados, sendo também uma empresa muito aberta no que concerne a explorar áreas diversas de interesse individual, porque estamos absolutamente convencidos de que as competências são, cada vez mais, interdisciplinares. Ainda neste âmbito, damos particular relevância à mobilidade interna, e a nossa experiência diz-nos que este é um fator de retenção e motivação dos colaboradores, maximizando-se o seu potencial, com reflexo direto na nossa agilidade enquanto empresa para nos adaptarmos às necessidades do negócio.
Encaramos cada colaborador como um ser único, e procuramos ser um agente ativo na sua felicidade. Damos, por exemplo, o dia de aniversário e 2,5 dias adicionais na Páscoa, Carnaval e Natal, oferecemos sessões de cinema a pais e filhos, ativamos internamente datas importantes como o dia da criança, trazendo os nossos filhos aos nossos estúdios, ou o dia da mãe… em todas as ações que desenvolvemos, procuramos ir de encontro a cada um dos nossos colaboradores. Isto implica ter bem presente que 24 horas por dia e 7 dias por semana, há sempre colaboradores a pôr canais no ar e a levar aos portugueses um dos conteúdos mais aspiracionais!
– Quais os principais desafios actuais na gestão de RH na Sport TV?
Na sua base, não divergem muito dos desafios que qualquer outra grande empresa enfrenta em Portugal: a gestão do talento e, paralelamente, a evolução contínua requerida das nossas pessoas, em virtude da constante mudança do enquadramento de negócio. Neste sentido, torna-se imperativo ter bem clara a nossa proposta de valor enquanto empresa, para trabalhar e desenvolvê-la em todos os aspetos, tendo sempre presente os talentos que temos internamente e o tipo de competências que precisamos de desenvolver e incorporar. Isto só é possível conhecendo muito bem os dois eixos mais críticos na gestão de RH: as pessoas e o negócio.