A “Six Seconds” – o maior network mundial exclusivamente dedicado ao estudo e aplicações práticas da Inteligência Emocional – efetuou entre 2011 e 2014 uma das maiores pesquisas à escala global sobre o “capital” de Inteligência Emocional. Os resultados revelam dados surpreendentes sobre oportunidades, forças e recursos em seis regiões do planeta.
De forma simples podemos resumir o conceito de Inteligência Emocional como a capacidade de integrar e combinar as dimensões racional e emocional por forma a tomar decisões que se traduzam numa melhor relação consigo próprio e com os outros, melhores níveis de bem estar, e melhor desempenho.
Os dados do estudo resultaram da base de dados gerada a partir de cerca de 75,000 aplicações do SEI – Six Seconds Emotional Intelligence Assessment em mais de 50 países. O modelo de Inteligência Emocional da Six Seconds inclui oito competências específicas que se agrupam em três domínios da nossa vida sócio emocional:
O Auto Conhecimento
Literacia Emocional – identificar e interpretar as próprias emoções e sentimentos
Reconhecimento de Padrões – perceber as relações mais frequentes entre reações e comportamentos
A Capacidade de Decisão
Pensamento Consequencial – avaliar custos e benefícios das próprias escolhas
‘Navegar’ Emoções – avaliar, mobilizar e transformar as emoções como recurso estratégico
Motivação Intrínseca – gerar e catalisar energia a partir de valores e compromissos pessoais
Exercer Otimismo – cultivar uma perspetiva proactiva de esperança e possibilidades
Mobilização para a Acção
Aumentar a Empatia – reconhecer e responder de forma apropriada às emoções dos outros
Perseguir Objectivos Nobres – conectar as escolhas do dia-a-dia com um sentido mais profundo de missão e propósito
Deste estudo destacamos algumas conclusões:
Existe uma forte e reiterada correlação entre inteligência emocional e indicadores de “performance” (relações, qualidade de vida, influência, saúde, eficácia e tomada de decisão). Os índices de IE (Inteligência Emocional) apresentam um valor preditivo de 50-60% das variações do “performance score”.
A Inteligência Emocional é um motor e ‘catalisador’ fundamental para atividades no domínio comercial /vendas e serviço. Na área comercial a competência IE mais preditiva é a Motivação Intrínseca que explica 57,9 % de variações no desempenho ; nos Serviços / “Hospitality” é a competência de Otimismo que explica 52,7% de variação no desempenho.
No estudo, os ‘scores’ totais de IE apresentam globalmente uma tendência de declínio no período entre 2011 e 2013. A Empatia (-2,1%) , Navegar Emoções (-1,4%), Exercer Otimismo (-1,4%) são as competências específicas onde essa tendência de declínio é mais marcada. Estes dados são indiciadores da predisposição das pessoas para uma menor colaboração, para uma maior volatilidade e menor capacidade para inovação. Este cenário representa uma combinação preocupante numa era onde a mudança é constantemente necessária.
Na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) os dados sugerem que para melhorar o “Performance score” a competência chave a desenvolver é a Motivação Intrínseca.
Quando se comparam os perfis em termos de género é surpreendente observar que o contraste se assemelha a uma imagem espelho: As competências em que as mulheres são mais fortes – Pensamento Consequencial (tomada de decisões) e Empatia (inclusão dos outros) representam os pontos maios fracos dos homens. Para estes, os pontos fortes – Navegar Emoções (manter balanço emocional) e manter Motivação Intrínseca, são os pontos mais vulneráveis do perfil global feminino.
Os homens e as pessoas acima dos 40 anos têm vantagem com diferenças mais significativas a nível da Literacia Emocional (nomear e compreender os próprios sentimentos e emoções) e Perseguir Objectivos Nobres.
A partir de um outro “outputs” do relatório SEI – O “Brain Profile” – é possível concluir que o estilo menos frequente é o perfil Visonário. Num mundo marcado pela volatilidade e mudança é urgente formar pessoas que possam visualizar um futuro melhor.
O relatório “State of The Heart” investigou ainda as 18 competências chave para criar o futuro. A partir de uma análise exaustiva de mais de 2000 comentários de texto livre sobre o desempenho dos líderes foram identificadas e caracterizadas as 18 “Brain Apps” que terão mais impacto e serão mais essenciais para garantir mudanças positivas. As três competências – “Brain Apps” – consideradas de maior valor acrescentado para o futuro são : Empreendedorismo, Imaginação e Definição de Prioridades.
Estes dados que poderão ser consultados no relatório com mais detalhe em http://www.lead-inmotion.pt/index.php/2014/38-noticia5 representam um alerta para reflectir como cuidamos do nosso equilíbrio aos diferentes níveis – pessoal, grupal e organizacional e apontam claramente para a necessidade de concentrar esforços para uma formação mais continuada ao longo da vida nestes domínios principalmente para os líderes mais chamados a gerir pessoas e liderar mudanças.
No seu papel promotor da importância da Inteligência Emocional , a Six Seconds e o seu network de parceiros e consultores certificados promove mais uma edição e convida para conhecer e participar na 4ª conferência anual online “Vitality 2015” com mais de 70 webinars – todos gratuitos!!
Mais de 70 personalidades destacadas – especialistas, investigadores e consultores internacionais – vão apresentar casos e boas práticas da inteligência emocional nos domínios da família, educação, ensino, liderança, recrutamento, coaching e formação, e muitas outras situações práticas.
A Lead Inmotion organiza um webinar no dia 17 de Março – “Fueling Vital Leadership Through Powerful Feedback”. Os Webinars são em tempo real, interactivos, e têm lugares limitados. Poderá mais tarde aceder às gravações.
Encontre todos os detalhes desta 4ª conferência anual online e inscrições em http://www.6seconds.org/vitality