A British School of Lisbon (BSL) elegeu Stephen Spicer como o novo diretor da escola internacional em Lisboa. Com uma vasta experiência de liderança em escolas conceituadas em todo o mundo, Stephen Spicer irá liderar a expansão da escola à medida que esta entra na próxima fase do seu desenvolvimento contínuo e substituir Zoe Hubbard, que sai para aposentação depois de liderar a BSL desde a sua abertura, em 2019.
O atual diretor da British School of Lisbon defende que o sucesso curricular não se mede em termos académicos e que os valores tradicionais e as experiências fora da sala de aula “são muito importantes”. Stephen acredita que as crianças atingem o seu potencial quando estão felizes e são reconhecidas enquanto indivíduos.
“Se encorajarmos as crianças, se celebrarmos o seu sucesso, então estas sentir-se-ão bem em todos os aspetos da sua escolaridade. Todas as oportunidades dentro e fora da sala de aula aumentam a confiança dos mais novos, porque sabemos que podemos ensinar às crianças fatos e números, mas o mais importante é essa energia, esse desejo de aprender, e isso servir-lhes-á para as suas vidas. Trata-se de fomentar uma mentalidade de crescimento, perseverança e uma atitude de poder fazer”, explica.
Quanto à British School of Lisbon, Stephen Spicer quis abraçar “um novo desafio numa escola de renome e de elevado desempenho”. “A visão da escola, em ser uma World Leading School, atraiu-me e a sua missão, princípios orientadores e ethos estão em sintonia com a minha filosofia educativa”.
“O facto de a BSL fazer parte do The Schools Trust foi outro atrativo significativo. O The Schools Trust traz muita experiência, energia e apoio, e dedica-se a atingir os mais elevados padrões para os alunos. Claro que também fui atraído pela bela e culturalmente rica cidade de Lisboa. Como família, estamos ansiosos por explorar Lisboa e o resto de Portugal”, garante o responsável.
O objetivo de Stephen Spicer é desenvolver os primeiros anos de sucesso da BSL e apoiar a comunidade escolar à medida que a escola continua a crescer com a abertura das novas instalações de última geração no Belenenses, no Restelo, e com a introdução de grupos do 8º ano ao 12º ano.
“Na BSL, queríamos encontrar um novo diretor que soubesse o que era realmente a excelência e que partilhasse a nossa paixão de querer fazer da BSL uma escola de renome internacional. A experiência e dedicação do Stephen estão perfeitamente alinhados com a nossa visão e estamos ansiosos por vê-lo liderar a escola nesta próxima fase de crescimento”, conclui Jessica Ordovas, administradora do The Schools Trust, grupo que fundou a BSL e gere mais de 20 campus nas principais cidades do mundo na Ásia, Europa e América do Sul.
Percurso profissional
Stephen Spicer dedicou os seus últimos 26 anos ao setor da educação, 12 anos no Reino Unido e 14 a nível internacional. Possui uma National Professional Qualification for Headship (NPQHQ) do National College for School Leadership, Nottingham, uma pós-graduação em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Londres e uma licenciatura em Administração de Empresas na University of Wales, College of Cardiff (UWCC). Antes de iniciar a sua carreira académica, trabalhou durante cinco anos em marketing, estudos de mercado e publicidade, antes de se formar novamente como professor em 1997.
Antes de ir para o estrangeiro, entre 2002 e 2009, Stephen trabalhou na Boston Grammar School, no Reino Unido. Enquanto diretor do Sixth Form, todos os anos ajudou centenas de estudantes a prepararem-se para a transição para as melhores universidades do Reino Unido e de todo o mundo.
O seu primeiro cargo a nível internacional foi em 2009, na British School of Bahrain (BSB), onde foi nomeado diretor adjunto da Senior School e ajudou a desenvolver a escola e a aumentar o número de alunos. Em 2014, assumiu a sua primeira direção enquanto diretor do ensino secundário na famosa Academia Britânica Cuscatleca, em El Salvador.
Regressou ao Médio Oriente em 2016 para assumir o cargo de diretor da Sherburne Senior School, no Qatar, a única escola no estrangeiro da prestigiada Sherburne School, em Dorset, no Reino Unido.
Nesta escola, Stephen Spicer ajudou a elevar os padrões académicos e colaborou em projetos de desenvolvimento de grande escala, incluindo a conceção e os novos modelos curriculares da nova escola feminina, que abriu em 2020, e o novo campus da Sherburne Senior School, que abriu em 2021, feitos que a tornaram numa das escolas com melhor desempenho no Qatar e na região.