Com a integração da Primavera BSS no grupo mundial Cegid, alargou-se de forma significativa aquele que era o espectro, já de si expressivo, da Primavera Academy.
A responsável pela agora denominada Cegid Academy fala-nos da respetiva abordagem ao reskilling e upskilling, precisamente numa das áreas críticas da procura de novos profissionais (as TI).
A Primavera foi adquirida pela Cegid pelo que agora a vossa academia de formação se chama Cegid Academy. Que implicações tem esta integração no grupo Cegid?
O grupo Cegid, na região em que estamos inseridos (Ibéria, América Latina e África Lusófona), conta com 1.500 colaboradores, 700 parceiros distribuidores e 165.000 clientes. Estamos, por isso, a falar de uma realidade completa- mente distinta daquela que era a da Primavera BSS por si só.
Se já antes desta integração passavam pela Primavera Academy mais de 8.000 formandos por ano, ao fazermos agora parte do grupo Cegid, o nosso âmbito de atuação será significativamente mais alargado, quer em termos dos mercados onde operamos, quer da abrangência da nossa oferta formativa que passará a integrar muitas das novas marcas de software do grupo. A dimensão dos principais públicos que tipicamente servimos – colaboradores, parceiros e clientes – é também incomparavelmente maior.
Como foi impactada a vossa oferta? Oferecem agora também formação noutras áreas, em produtos fora do âmbito do software Primavera?

A Academy já antes oferecia formação noutras áreas para além do software Primavera, nomeadamente em gestão e negócio, desenvolvimento interpessoal e em diversas tecnologias relacionadas com programação, bases de dados e ferramentas de produtividade.
No fundo, uma oferta 360 graus, com vista a formar profissionais de excelência. Com a passagem a Cegid Academy, temos vindo a alargar o nosso portfólio formativo a outras soluções do grupo, como é o caso da Eticadata, sendo previsível que mais marcas venham a ser disponibilizadas no futuro.
Disponibilizam programas intensivos de reconversão profissional. O PCAP (Consultant Acceleration Program) para formar consultores Primavera é já muito conhecido, mas não é o único. O que oferecem neste âmbito do reskilling?
A aposta em programas de reskilling é algo que já fazemos há muitos anos, até para colmatar a constante falta de profissionais qualificados que existe no setor das Tecnologias de Informação e que se tem vindo a agravar com a aceleração da transformação digital das empresas. Para além do PCAP, temos também o SCORE, mais direcionado para formar técnicos Primavera com conhecimentos abrangentes dos principais módulos deste ERP. Este é um programa que já vai na sua 45ª edição e pelo qual já passaram mais de 800 formandos.
A aposta em programas de reskilling é algo que já fazemos há muitos anos, até para colmatar a constante falta de profissionais qualificados que existe no setor das Tecnologias de Informação
Fora do âmbito do software Primavera, disponibilizamos o RE_Start que tem como objetivo formar programadores com conhecimentos base em programação orientada a objetos, programação web e bases de dados. Para quem está à procura de uma reconversão profissional, todos estes programas oferecem estágio remunerado no nosso ecossistema, apresentando por isso elevadas taxas de empregabilidade.
E o que apresentam na área do upskilling?
O upskilling está totalmente presente no DNA da Cegid Academy. Temos como missão garantir que os nossos parceiros estão constantemente atualizados nas suas competências, não só a nível do software que comercializam, mas também noutros âmbitos, como metodologias de implementação, serviços de valor acrescentado, conhecimento aprofundado de cada área de negócio, etc.. Esta é a melhor forma de assegurarmos que cada parceiro presta um serviço de excelência aos seus/nossos clientes finais. O mesmo se passa com os nossos colaboradores, que necessitam de estar sempre a (re)aprender e a inovar na forma como desenvolvem a sua função e utilizam a tecnologia para criar os melhores produtos.
Oferecemos também formações que potenciam a utilização de diversas soluções de software do grupo Cegid, ajudando os nossos clientes a serem mais produtivos, reduzindo o tempo de onboarding e aumentando os seus níveis de satisfação com os nossos produtos. Este conhecimento pode até ser validado no final através de exames de certificação próprios para utilizadores, que darão à empresa a garantia de que o seu colaborador realmente apreendeu os conhecimentos necessários para tirar o melhor partido do software.
De forma a potenciar o upskilling nas organizações, lançámos, recentemente, um modelo de subscrição para consumo de formação, que permite de forma ilimitada o acesso às diferentes áreas de formação da Cegid Academy e o controlo do investimento em formação pelas empresas.
Entrevista publicada na edição 146 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2023