A Indra, empresa de consultoria e tecnologia, assinalou a Semana do Bem-Estar de 19 a 23 de outubro. Nesta semana, todos os colaboradores da empresa, de todo o mundo, puderam participar em iniciativas online – desde palestras, a ações de sensibilização, aulas virtuais, entre outras – que promoveram hábitos de vida saudáveis. A iniciativa fez parte do Programa Wellness da empresa.
De modo a perceber em que consistiu esta semana e o que é este programa, bem como entender o que podem as empresas fazer a nível do bem-estar dos colaboradores, a RHmagazine foi falar com Susana Trindade, responsável pelo departamento de recursos humanos da Indra em Portugal.
BC: De 19 a 23 de outubro, a Indra assinalou a Semana do Bem-Estar, no âmbito do Programa Wellness da empresa. Todos os colaboradores da empresa puderam participar em iniciativas online que promovem hábitos de vida saudáveis. Que iniciativas foram estas e em que consistiram?
ST: O bem-estar das nossas pessoas é um fator determinante e, no atual contexto em que vivemos, ganha ainda maior relevância. Por isso, reinventámo-nos e fizemos chegar a todos os colaboradores, de toda as geografias Indra, mais de 80 atividades virtuais, totalmente dedicadas ao bem-estar, físico, mental, financeiro, familiar. Tivemos, em cada dia da semana, uma agenda com atividades bastante variadas, em diferentes idiomas e conduzidas por profissionais especialistas nas matérias ou até pelos próprios colaboradores.
Entre as muitas ações, destacaria palestras sobre cuidados cardiovasculares, nutrição, mindfulness, zumba, yoga ou tai chi, algumas das quais foram conduzidas a partir de Portugal e contaram com a participação de colegas de outras geografias. Destacaria ainda que os conteúdos de cada ação interrelacionaram o bem-estar físico e emocional, desde boas práticas no trabalho remoto, higiene postural, pausas ativas, métodos de gestão de ansiedade e stress, parentalidade consciente e positiva, entre outros.
A Maratona solidária, cuja doação reverteu a favor da luta contra o cancro, mais concretamente para a investigação do cancro infantil, registou 14.285km com 614 participações de diferentes países onde a empresa tem representação – Argentina, Brasil Chile, Colômbia, Espanha, Itália, México, Perú, Portugal e Quénia. No momento em que vivemos, esta iniciativa veio reforçar o nosso sentido de pertença e de união.
Houve muita adesão às atividades?
Excedeu as nossas expectativas, no total tivemos mais de 10 000 participações nas diferentes sessões.
Sentimos que o contexto de pandemia está a criar nas pessoas maior necessidade de participar em atividades de grupo, de estabelecer contacto e trabalhar temáticas do dia a dia.
A semana do bem-estar proporcionou isso mesmo, à escala global da Indra. Não esquecer que após a Semana do Bem-Estar do ano passado, pedimos aos nossos profissionais uma avaliação das atividades programadas e perguntámos por outras que podiam ser do interesse deles. A edição deste ano foi criada tendo em conta o seu feedback e desde logo procurámos satisfazer os nossos colaboradores.
Como é que se envolve mais de 41 mil trabalhadores em iniciativas relacionadas com o bem-estar? Há algum segredo para motivar os colaboradores a ingressarem neste tipo de iniciativas?
O formato colaborativo, a divulgação web based, bem como a atualidade dos conteúdos escolhidos são fatores fundamentais para o envolvimento de uma equipa desta dimensão. E, claro, como já referi, o contexto de trabalho remoto também cria uma maior recetividade a este tipo de iniciativas.
Também o alinhamento entre a estratégia corporativa, a ação de recursos humanos e a comunicação interna revela-se fundamental para que este tipo de iniciativas tenha o impacto pretendido. Estas iniciativas nascem justamente deste alinhamento estratégico.
Paralelamente à Semana do Bem-Estar e a todas as ações que visam contribuir para a saúde dos profissionais, a empresa continua a apostar no nosso plano de transformação cultural, que arrancou em 2018, com o objetivo de envolver todas as pessoas na construção dos pilares do futuro da Indra, e que aborda temas como a colaboração, o trabalho remoto, a mobilidade interna, o desenvolvimento da liderança corporativa, entre outos.
O Programa Wellness da Indra surge com a necessidade de contribuir para a construção de um ambiente de trabalho saudável. Que tipo de serviços oferece este programa aos colaboradores?
O Programa Wellness é transversal a todas as geografias Indra e tem como objetivo promover, nos nossos colaboradores, hábitos de vida saudável. É um programa que assenta em seis pilares para uma vida melhor: nutrição, ambiente de trabalho, gestão do stress, atividade física, gestão familiar e organização financeira. Além de iniciativas específicas e que assinalam determinadas datas, também proporcionamos acesso a serviços continuados no tempo, através de parcerias diversas, como seja o Gympass. Damos uma resposta integrada promovendo o bem-estar das nossas pessoas e, consequentemente, das suas famílias.
Na sua opinião, é também através deste tipo de iniciativas que as empresas podem encontrar as ferramentas necessárias para ultrapassar esta fase crítica?
Exato. Quando juntamos 41 mil colaboradores em iniciativas comuns estamos a proporcionar um melhor ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, a potenciar a troca de experiências e ideias que podem beneficiar toda a empresa. Existem algumas soluções para desafios tecnológicos que foram desenhadas por colegas de Portugal, Perú e Chile, após a participação conjunta nestas sessões.
Além deste tipo de iniciativas, o que podem fazer as empresas para garantir a motivação e o bem-estar dos seus colaboradores, principalmente agora em trabalho remoto?
O fundamental é assegurar o acompanhamento e a proximidade entre o colaborador e a empresa. A comunicação e a liderança, que são sempre chave, ganham ainda maior destaque e fazem inequivocamente a diferença.
Desde março que a Indra tem dinamizado webinars internos, onde partilha a evolução dos indicadores de negócio, orientações corporativas globais e projetos transversais. A pensar no período de maior adaptação à repentina mudança de paradigma, houve ainda sessões promovidas por especialistas em temas de gestão do stress. E, mais uma vez, volto a referir o nosso Programa de Transformação Cultural através do qual lançámos a plataforma de mobilidade interna, para que os colaboradores continuem a gerir a sua carreira, dentro da Indra e com o nosso apoio. Com a colaboração de todos, temos conseguido estar perto das nossas pessoas.
Com o teletrabalho, a saúde mental ganhou um novo spotlight. Que conselhos deixa, enquanto profissional de RH, aos que passam agora por dificuldades neste âmbito? E que conselhos deixa às empresas?
Independentemente do regime de trabalho, presencial ou remoto, o equilíbrio deve estar sempre presente. Naturalmente que, num contexto em que a nossa vida familiar e profissional coexistem no mesmo espaço físico, este equilíbrio corre o risco de ficar em causa.
Na Indra, o trabalho remoto fazia já parte da nossa realidade e foi implementado precisamente com o objetivo de proporcionar maior flexibilidade aos colaboradores, motivá-los e dar-lhes espaço para uma gestão autónoma de prioridades.
Culturalmente, também existe respeito pelo equilíbrio entre as nossas responsabilidades profissionais e a nossa vida pessoal. O rigor e a qualidade da nossa entrega são indicadores mais relevantes do que o número de horas que estamos “ligados”.
Em trabalho remoto, a comunicação torna-se essencial. É apenas através de uma comunicação aberta que se consegue manter a ligação entre equipas e entre chefias e equipas? O que pode a empresa fazer no sentido de colmatar as dificuldades que o trabalho remoto traz no que à comunicação diz respeito?
As lideranças têm conseguido acompanhar as equipas e manter os canais de comunicação abertos.
A informalidade ganha inevitavelmente algum espaço, quer seja pelos cafés virtuais, quer seja porque estamos todos a “entrar” na casa uns dos outros, mas também nos tem humanizado mais.
Para além de todas as iniciativas sobre as quais já falámos, existem plataformas e processos internos que facilitam o feedback multidirecional, oportuno e focado na melhoria.
Acreditamos que é a partir desta interceção, entre a estratégia corporativa para a gestão das pessoas, as ferramentas, os processos, a cultura e a atitude no dia a dia que estamos a construir um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e diferenciador, que reflete o compromisso da Indra com o talento e com o futuro.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!