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Tendências na comunicação com o talento: do “quando” e “onde” ao “como” e “porquê”

IIRH Por IIRH
1 de Fevereiro, 2022
em TENDÊNCIAS RH
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Tendências na comunicação com o talento: do “quando” e “onde” ao “como” e “porquê”
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A LLYC, empresa global de consultoria de comunicação, marketing digital e assuntos públicos, acaba de lançar um estudo, no qual enumera as nove tendências que irão marcar a gestão e a comunicação com o talento num ano de viragem da página da pandemia. Em 2022, o colaborador está no poder da relação laboral.

N

ão há dúvidas de que estamos perante uma revolução sem precedentes no mundo do trabalho. A pandemia veio acelerar muito daquilo que já se previa: a adoção em massa do teletrabalho e a transformação das prioridades dos profissionais. 2021 foi um ano de transição – onde algumas tendências se instalaram e outras desapareceram por completo. Em 2022 será o momento em que se confirmarão algumas destas intuições ou, por outro lado, em que veremos organizações a voltar às regras de jogo pré-pandemia. Esta é uma das conclusões do mais recente IDEAS LLYC “Tendências Talento 2022”, onde a LLYC enumera algumas das tendências que irão marcar a comunicação com o talento este ano.

Porque não mudou apenas o “quando” e “onde” se trabalha, mas também o “como” e “porque” se trabalha para uma organização – porque isto depende cada vez menos da própria empresa e mais das pessoas que formam parte dela.

Marlene Gaspar, Diretora Sénior de Engagement e Deep Digital Business na LLYC, salienta a propósito deste estudo que, “quando se trata de talento, as empresas têm dedicado muito tempo a debater questões que já não são tão relevantes. ‘Teletrabalho sim, teletrabalho não’ é uma discussão do passado. Estamos num contexto que torna essencial repensar e reforçar a cultura empresarial, a fim de aumentar a ligação e o engagement com propósito com os profissionais”.

Fique a conhecer as nove tendências que, segundo a LLYC, irão marcar a comunicação e gestão do talento em 2022:

 

 

#1. Do formato híbrido à autonomia: O novo modelo de trabalho irá exigir às empresas formas mais assíncronas de comunicar e trabalhar com as equipas – o “real time” perde relevância e cai a ditadura da reunião presencial ou online, porque o foco está na conveniência.

 

 

 

 

 

#2. Desconectar para conectar: O tempo converteu-se no elemento imprescindível das políticas de bem-estar das empresas – os colaboradores estão “fatigados tecnologicamente” e exigem um tempo de verdadeira desconexão digital.

 

 

 

 

 

#3. O terceiro espaço: Além de casa e do escritório, estão a surgir novos espaços de proximidade, conveniência e sociabilização de equipas que respondem a necessidades imediatas dos colaboradores mais dinâmicos.

 

 

 

 

 

 

#4. Workcation: Trabalhar e estar de férias é cada vez mais possível para quem quer conciliar o trabalho à distância, fora da sua residência habitual, ao mesmo tempo que desfruta de horas de lazer nas pausas e horas livres.

 

 

 

 

 

#5. Rituais para a “destribalização”: Se a pandemia transformou a empresa numa “tribo de pequenas tribos”, no pós-pandemia será necessário criar novos rituais além do tradicional team building, que permitam fomentar com naturalidade as relações interpessoais.

 

 

 

 

 

#6. Da grande fuga (de talento) à reformulação cultural: É cada vez mais difícil reter os talentos e estamos num verdadeiro momento de viragem – é preferível aumentar o vínculo e o engagement dos profissionais do que apostar em evitar uma saída.

 

 

 

 

 

#7. Mentalidade pull: A estratégia de recrutamento está a mudar por completo e o inbound recruiting põe o foco no potencial candidato e não no empregador – as empresas passam de uma mentalidade “push” para com os seus potenciais talentos a uma estratégia “pull”.

 

 

 

 

#8. Recrutamento pelo que saberás (no futuro): Num contexto de grande rotatividade, as empresas procuram cada vez mais perfis que sejam capazes de gerir e resolver um grande volume de problemas e de imprevistos e de se moverem em ambientes de mudança constante.

 

 

 

 

#9. Total Experience: A experiência do cliente, a experiência do colaborador, a experiência do utilizador e a multi-experiência combinam-se para criar um ecossistema de experiência completo dentro e fora das organizações – bem-vindos à Total Experience.

 

 

 

 

Consulte e faça o download do estudo completo, aqui.

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