A Oracle tem esta designação desde 1982, após a realização da primeira conferência em São Francisco nesse mesmo ano. Atualmente conta com cerca de 110 mil empregados em 145 países em todo o mundo, cotada na bolsa de Nova Iorque (NASDAQ) desde 1986… Pode comentar a evolução da empresa?
A Oracle tem vindo a provar ao longo da história que é capaz de desenvolver soluções, produtos e serviços para o futuro com base na sua inovação, no profundo conhecimento que detém dos seus clientes, dos desafios que estes enfrentam em cada momento e dos sucessos continuados que são analisados pelos especialistas mais reputados e talentosos do mundo na área da gestão. A empresa tirou substancial partido da sua dimensão, capacidade e abrangência ao longo dos anos, visando endereçar as necessidades dos seus clientes, implementar soluções tecnológicas determinantes para o funcionamento das empresas e para as decisões de negócio capazes de ultrapassar o conhecimento convencional e de levar os seus produtos e serviços em novas direcções.
Nos últimos dez anos concentrámo-nos propositadamente na criação da Oracle Fusion Architecture, de modo a podermos responder à necessidade de ambientes tecnológicos consolidados e optimizados. Como resultado deste esforço, estamos anos-luz à frente dos outros fornecedores no que diz respeito à capacidade de fornecer e integrar ofertas tecnológicas completas e de prestar suporte ponta-a-ponta na computação em nuvem (cloud computing).
A Oracle é a única empresa do mundo que possui uma oferta de produtos tão abrangente e capaz de endereçar todas e cada uma das várias camadas tecnológicas, desde as aplicações ao middleware e às bases de dados, desde os servidores ao armazenamento. Todas estas camadas e todos os produtos dentro de cada uma delas foram concebidos e desenvolvidos para funcionarem em conjunto e foram também testados em conjunto, de modo a garantir que realmente funcionam entre si. A Oracle certifica as suas ofertas de modo que os seus clientes percebam que as configurações foram desenhadas para funcionarem em conjunto.
Também agregamos as nossas tecnologias em sistemas de engenharia completos, tais como o Oracle Exadata e o Oracle Exalogic, por forma a torná-los mais simples e mais fáceis de implementar, como uma única unidade. Estas soluções foram concebidas para serem eficientes e geridas de forma eficaz, suportadas e actualizadas em conjunto. Esta é uma visão muito poderosa que se converteu numa realidade ainda mais pujante, e só a Oracle é capaz de a assegurar.
Qual foi a visão do fundador Larry Ellison, ao afirmar à Computerworld Magazine “I’ve said that by 1985 everybody will be buying relational DBMS. It looks like that’s coming true.”?
Há mais de três décadas, Larry Ellison viu uma grande oportunidade: uma descrição de um protótipo para uma base de dados relacional. Nenhuma empresa se tinha até então comprometido a comercializar esta tecnologia, mas Ellison e os outros co-fundadores da Oracle, Bob Miner e Ed Oates, perceberam o enorme potencial contido no modelo das bases de dados relacionais. Este modelo iria transformar, para sempre e de forma radical, o que designamos por business computing. Agora, mais do que nunca, a tecnologia da Oracle está presente em todos os sectores de actividade e nos data centers de todas as empresas que integram o ranking Fortune Global 100.
A Oracle soube aproveitar muito bem o boom da Internet…
A Oracle é a primeira empresa do mundo a desenvolver e fornecer uma oferta completa de soluções de software para o mundo empresarial 100% alavancadas pela Internet: bases de dados, aplicações de negócio, desenvolvimento de aplicações e ferramentas de suporte à decisão. A chave do sucesso da Oracle é a inovação. Fomos uma das primeiras empresas a disponibilizar as aplicações de negócio através da Internet – uma ideia que agora é recorrente. A Oracle lançou uma oferta de produtos designada Oracle Fusion Middleware, cujas funcionalidades conectam todos os níveis das TI nas empresas, dotando os nossos clientes com o nível de acesso ao conhecimento necessário para poderem responder de forma rápida e ágil às condições do mercado. Actualmente, o Oracle Fusion Middleware é o middleware software número um do mundo. Hoje oferecemos aos nossos clientes hardware e software que foram concebidos e desenvolvidos para trabalharem em conjunto (integrados desde o disco às aplicações de software), que respondem às suas necessidades e resolvem os problemas dos seus negócios. Continuaremos a inovar e a liderar esta indústria e, ao mesmo tempo, asseguraremos que nos focaremos na resolução dos problemas dos clientes que confiam na nossa tecnologia.
Quais são as principais áreas de negócio?
A Oracle tem três áreas de negócio principais: a área da tecnologia (bases de dados e middleware), a unidade de negócio de hardware (servidores e sistemas de armazenamento) e a área das aplicações, que inclui uma ampla oferta de produtos, tais como CRM, ERP, sistemas de gestão de recursos humanos (como por exemplo o PeopleSoft), etc. Possuímos também uma unidade de negócio muito forte na área dos serviços de suporte e, além disso, prestamos ainda serviços de consultoria e formação. Através desta vasta oferta, a Oracle responde às necessidades de um amplo conjunto de sectores de actividade e indústrias em todo o mundo. A Oracle é, aliás, a única empresa do mundo que disponibiliza um conjunto completo e integrado de soluções tecnológicas. Adicionalmente, possuímos também uma nova oferta constituída por soluções que foram concebidas e desenvolvidas para trabalharem em conjunto, como por exemplo o Exadata e o Exalogic. Estas soluções foram optimizadas, incluindo o hardware e o software, de modo a oferecerem níveis mais elevados de desempenho. A Oracle acredita que estes conceitos e estas ofertas irão revolucionar por completo o sector das TI.
A Oracle anunciou recentemente que está a contratar 1700 empregados na região da EMEA. Porquê?
A Oracle está realmente a contratar 1700 novos empregados na região da EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Esta campanha de recrutamento, que também abrange Portugal e é uma das maiores campanhas de sempre na história da nossa empresa, deve-se ao forte crescimento que temos vindo a registar em todas as nossas áreas de negócio e espelha bem o sucesso do nosso negócio até à data, traduzindo, ao mesmo tempo, a visão que a Oracle tem do seu sucesso no futuro. Os resultados que temos alcançado revelam níveis de desempenho excepcionais e estamos muito empenhados em mantê-los. Para que assim seja, precisamos de atrair os melhores talentos humanos que estiverem disponíveis no mercado em todo o mundo.
Destes 1700 novos recursos, quantos serão contratados para Portugal?
A Oracle é uma empresa global, com uma equipa de recursos humanos que actua à escala global e com um vasto leque de clientes de grande porte que também eles actuam à escala mundial, e por isso não estamos a disponibilizar dados específicos por país quanto a esta campanha. Não faria qualquer sentido! O que a Oracle pretende garantir é que possui as melhores equipas de recursos humanos no mundo, independentemente do país em que estão localizados. Daí que não tenhamos quotas por país e aspiremos apenas a contratar os melhores talentos.
Que tipo de pessoas estão a contratar? Há um perfil específico para se ser empregado da Oracle?
A Oracle quer atrair os melhores talentos humanos a todos os níveis, desde recém-licenciados, directores de vendas, responsáveis pelas pré-vendas e até consultores. Nesta campanha de recrutamento temos um foco grande na área das vendas para todas as nossas linhas de negócio. No entanto, estamos sempre à procura dos melhores profissionais do mercado para integrarem as nossas equipas. Os nossos colaboradores são provenientes das mais diversas origens e aportam consigo as mais diversas experiências e múltiplas capacidades, mas estão unidos em torno de uma forte convicção na inovação, na determinação, na direcção e na excelência. Querem trabalhar para uma empresa de sucesso, que está a crescer muito rapidamente, e querem ser bem recompensados pelo trabalho árduo que prestam.
Quais são os principais incentivos do vosso sistema de compensação?
Esta é a melhor fase de sempre para se trabalhar na Oracle. Através do crescimento orgânico e de uma estratégia sustentada de aquisições, a Oracle fortaleceu-se e alcançou uma posição única que lhe permite oferecer aos seus colaboradores a possibilidade de fazerem uma carreira ímpar no sector das TI. Queremos encontrar colaboradores ambiciosos que estejam disponíveis para fazerem parte da nossa história de sucesso. A Oracle investe nos seus talentos humanos e, nesse sentido, leva a cabo de forma contínua acções de formação que visam garantir que os seus colaboradores têm capacidade para desfrutar do amplo leque de benefícios e oportunidades que lhes oferecemos. Adicionalmente, as nossas práticas de trabalho são verdadeiramente flexíveis e possuímos um amplo leque de benefícios na área da saúde e dos cuidados médicos. Estamos cientes de que nem sempre é fácil entrar no mercado de trabalho e fazer carreira, mas a Oracle oferece formação a todos os recém-licenciados, através da Oracle Sales Academy, o que constitui uma oportunidade para integrar uma equipa vencedora e desfrutar de todos os benefícios que advêm de se fazer parte de uma das empresas mais bem sucedidas do mundo.
Tem sido fácil para a Oracle Portugal recrutar os quadros necessários para a expansão do negócio no nosso país?
Os trabalhadores portugueses são muito profissionais e talentosos. Seleccionar pessoal é sempre uma tarefa desafiante, mas temos a certeza de que seremos capazes de encontrar os melhores profissionais para integrarem as nossas equipas.
O crescimento da Oracle não foi apenas orgânico. Em 2005, adquiriu a aplicação rival de gestão de recursos humanos PeopleSoft. Presumo que esta integração contribuiu para uma posição destacada na área dos softwares de capital humano.
De facto. Hoje as aplicações Oracle PeopleSoft Enterprise são desenhadas de modo a endereçarem as exigências de negócio mais complexas, inclusive ao nível da gestão do capital humano. Estas aplicações oferecem um amplo leque de soluções de negócio a diversas indústrias, permitindo que as organizações aumentem os seus índices de produtividade, acelerem os níveis de desempenho e reduzam o custo de propriedade. A Oracle adquiriu também muitas outras empresas nos últimos anos. Através da nossa estratégia de aquisições, procurámos fortalecer as nossas ofertas de produtos, acelerar a inovação e responder mais rapidamente às necessidades dos nossos clientes, bem como aumentar as oportunidades para os nossos parceiros.
Em que se diferencia o PeopleSoft de outros sistemas de gestão de recursos humanos?
As soluções de gestão de capital humano Oracle PeopleSoft Enterprise (HMC) permitem gerir a área dos recursos humanos de forma global, através de um único sistema de registo e, ao mesmo tempo, garantem a adequação aos requisitos legais e regulatórios de cada país. Com o nosso sistema global HMC, as empresas podem prever, implementar, localizar e gerir as suas necessidades de trabalho, e deste modo garantirão reduções de custos e aumentarão a sua produtividade. Estas soluções também ajudam as empresas a atrair, reter e motivar equipas de profissionais de excelência, integrando a gestão de talentos.
Nesse mesmo ano de 2005, a Oracle adquiriu também a Siebel Systems…
De uma só vez a Oracle tornou-se na maior empresa de aplicações de CRM (customer relationship management) do mundo. Com essa aquisição, que nos trouxe 4000 clientes de aplicações Siebel e 3,4 milhões de utilizadores de CRM, a Oracle fortaleceu a sua posição enquanto maior fornecedor de aplicações no mercado norte-americano, o que nos permitiu aproximar-nos mais do objectivo que tínhamos traçado de nos transformarmos na maior empresa do mundo na área das aplicações. A Siebel deu-nos a possibilidade de desenvolver a solução de CRM mais completa do mundo.
Em que ano é que a Oracle abriu o escritório de Portugal?
Em 1991.
Com quantos colaboradores conta actualmente a delegação portuguesa?
Somos mais de 150 na subsidiária portuguesa. Mas deve ter-se em atenção que, enquanto empresa internacional que actua à escala global, oferecemos aos nossos clientes a possibilidade de beneficiarem do apoio de milhares de profissionais em todo o mundo, de suporte ao desenvolvimento de produtos, suporte a clientes, serviços ou qualquer outra necessidade.
Quais são os principais clientes da Oracle em Portugal?
A maior parte das empresas em Portugal possui soluções integradas nas suas infra-estruturas tecnológicas. Há clientes Oracle em todos os sectores, nomeadamente nas telecomunicações, nos serviços financeiros, no sector público, nas utilities, nos bens de consumo, nos transportes, etc.
Em que ano ingressou na Oracle?
Em 2005.
Foi desempenhar as actuais funções desde a sua admissão na empresa?
Actualmente, e desde Janeiro de 2011, tenho as funções de Country Manager da Oracle em Portugal. Entre Junho de 2005 e Janeiro de 2011, desempenhei na Oracle outras funções, nomeadamente: Sales Manager Applications Leader, Senior Sales Manager Technology Sales in Large & Strategic Accounts − private sector, Sales Director e Technology Sales Leader.
Anteriormente desempenhou funções similares na Meta4 Software Portugal. Como caracteriza a sua transição entre as duas empresas?
O factor de já trabalhar no sector das TI ajudou a que a transição para a Oracle decorresse de forma tranquila. De qualquer modo, todas as empresas são diferentes e todos temos que nos adaptar às suas distintas culturas de negócio.
Iniciou a sua carreira na área das tecnologias ou teve anteriormente outras experiências profissionais?
Tenho trabalhado sobretudo no sector das TI, mas iniciei a minha carreira profissional na TAP, mais precisamente no departamento de manutenção de aeronaves.
Voltando à conversa sobre a Oracle. Os sistemas de gestão de recursos humanos são definidos pela casa-mãe ou dispõe de elevado grau de autonomia na gestão do capital humano que integra a representação portuguesa?
Enquanto empresa internacional que somos, todas as nossas políticas e orientações estratégicas são definidas pela corporação. Localmente, cada subsidiária é responsável pela execução e pelas operações do seu país. Não obstante, todas as políticas corporativas têm em consideração as abordagens distintas de cada país, que decorrem da diversidade cultural ou até mesmo da existência de múltiplos ambientes regulatórios.
Para terminarmos a entrevista, gostaria de lhe colocar algumas questões de natureza pessoal. Sendo a sua formação de base a gestão de recursos humanos e tendo inúmeros contactos com gestores de capital humano, peço-lhe a sua opinião sobre a qualidade da gestão praticada entre nós neste domínio.
Portugal tem sofrido nos últimos anos uma grande evolução neste campo. Passámos de “departamentos de pessoal”, que apenas faziam processamento de salários, para a criação de uma “gestão de recursos humanos” efectiva que domina todas as vertentes: motivação, gestão de desempenho, coaching, gestão de carreiras, políticas de work-life balance, etc., com vista a dar uma resposta plena a todas as necessidades dos colaboradores. Os colaboradores têm de se sentir “felizes/realizados” nas organizações onde estão, só assim a empresa atinge os seus objectivos.
Costuma levar os problemas da empresa para casa?
O trabalho numa multinacional que opera em vários fusos horários obriga, por vezes, a estarmos disponíveis para além do horário normal de trabalho. Por outro lado, o nível de exigência e de dedicação necessário no contexto actual é muito maior do que no passado. Adicionalmente, e face à criticidade dos sistemas que alguns dos nossos clientes utilizam, sou necessariamente obrigado a estar sempre disponível.
Para si também é fundamental que haja equilíbrio entre a actividade profissional e a família?
Os programas de harmonização do trabalho com a vida pessoal estão muito bem implementados na Oracle. Os ambientes de trabalho flexíveis de que dispomos ajudam-nos a gerir e manter este equilíbrio.
Quais são as suas atividades de tempos livres?
Pratico pesca desportiva aos fins-de-semana e jogging matinal diário.
Qual foi o último filme que viu no cinema? Gostou? Porquê?
O último filme que vi foi o Harry Potter com os meus filhos. Gostei porque foi o último da saga.
Refira uma viagem que tenha sido particularmente marcante para si.
África do Sul e Moçambique. Ajudou-me a balancear melhor as minhas prioridades na vida.
Existe algum livro que lhe sirva de guia para a gestão de recursos humanos e que queira recomendar?
Ultimamente tenho lido poucos livros de gestão. Prefiro ler biografias de grandes líderes da humanidade. O último que li foi de Winston Churchill e agora estou a ler de John F. Kennedy. Tenho mais interesse em perceber como estes homens conseguiram ter o impacto que tiveram na sua época.
Para concluirmos, peço-lhe um comentário destinado aos gestores de pessoas em Portugal.
O capital humano é o bem mais precioso de qualquer empresa ou organização. As empresas portuguesas são construídas e geridas por pessoas capazes de darem o melhor de si próprias. Neste sentido, é imperativo desenvolver e possuir as melhores e as mais adequadas ferramentas e políticas de gestão do capital humano.
(Entrevista publicada na RH Magazine – Setembro 2011)