ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Agosto 1, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Wellbeing Awards: Impulsionar o Bem-Estar Corporativo para alcançar o sucesso

IIRH Por IIRH
5 de Abril, 2024
em MERCADO RH, SAÚDE E BEM-ESTAR
0
Medidas que garantem o bem-estar e o equilíbrio emocional das suas equipas!
30
Partilhas
337
Visualizações

Na procura incessante por um ambiente de trabalho mais saudável e feliz, os Wellbeing Awards 2023 surgiram como uma resposta direta à necessidade de reconhecer e promover organizações com políticas “people first”. Conduzida pela Workwell, esta iniciativa visa valorizar empresas que implementam programas de saúde, bem-estar e felicidade baseados em evidências práticas e processos de qualidade.

No decorrer do ano passado, centenas de empresas candidataram-se aos Wellbeing Awards, oferecendo insights valiosos sobre as suas práticas de saúde e bem-estar. Através da análise desses dados, a Workwell identificou padrões e tendências que espelham o atual panorama do bem-estar no ambiente de trabalho que vale a pena conhecer:

  • As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de promover a Saúde e o Bem-estar dos colaboradores. No entanto, também destacam áreas onde há ainda muito espaço para investir e melhorar.
  • Empresas que investem em programas de Saúde e Bem-estar têm maior índices de produtividade, menos rotatividade e uma cultura organizacional mais positiva e engajada.
  • Existe uma tendência consistente em direção a abordagens específicas e integrais de bem-estar. A maioria das empresas optou por desenvolver programas que são cuidadosamente segmentados de acordo com os perfis de saúde da sua força de trabalho. São implementados a longo prazo, demonstrando um compromisso contínuo com o bem-estar dos colaboradores. Muitas empresas optaram por agrupar essas iniciativas sob uma marca interna criada especificamente para esse fim, ajudando a consolidar e promover a mensagem de bem-estar dentro da organização.
  • Na maioria das organizações, os responsáveis pelo planeamento e gestão dos programas de Saúde e Bem-estar são os Recursos Humanos (RH) e/ou as equipas de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (HST). Apenas 17% dos candidatos, indicou ter um comité dedicado aos programas de Saúde e Bem-estar corporativo.
  • A retenção de talentos tornou-se um desafio cada vez mais premente para as organizações. Num ambiente altamente competitivo, a retenção de talentos é um desafio. Uma das razões chave para estes desafios reside nos problemas que os próprios colaboradores enfrentam e que afetam diretamente a sua Saúde e Bem-estar.
  • O stress relacionado com o trabalho, a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, são apenas alguns exemplos. Estes problemas impactam a saúde física e mental dos colaboradores, a sua produtividade, motivação e satisfação no trabalho.

Diante destes desafios, as empresas têm uma responsabilidade moral e estratégica de apoiar as suas pessoas no cuidado com a sua saúde e bem-estar, pois Colaboradores saudáveis estão mais envolvidos e são mais produtivos, resultando em menor rotatividade, menos dias de afastamento e uma maior produtividade.

Conheça aqui em detalhe o relatório com os resultados dos Wellbeing Awards de 2023, uma análise abrangente das práticas de saúde e bem-estar corporativo adotadas pelas empresas candidatas aos prémios no ano transato.

As candidaturas aos Prémios Wellbeing Awards 2024 já estão abertas

Depois do sucesso das primeiras duas edições, os Wellbeing Awards regressam em 2024 para distinguir e premiar as organizações com as melhoras práticas e políticas em Saúde e Bem-Estar corporativo. A Workwell, com o apoio da MULTICARE e AON Portugal abriram, a 1 de abril, as inscrições para as organizações interessadas em participar no Wellbeing Awards 2024.

Os Wellbeing Awards são o único concurso que visa premiar as empresas que investem na Saúde, Bem-Estar e Felicidade dos seus colaboradores, dentro e fora do local de trabalho.

Nas primeiras edições, o Wellbeing Awards contou com a participação de mais de 200 organizações, dos mais sectores de atividade e de diferentes dimensões.

Os resultados têm sido tremendamente positivos, com candidatos com programas planeado e estruturados, mostrando que este é um tema sério e de interesse genuíno das organizações que pretendem fazer a diferença na vida das suas pessoas e dos seus negócios. A terceira edição dos Wellbeing Awards arrancou a 1 de abril e as organizações podem submeter gratuitamente as suas candidaturas em Candidaturas (wellbeingawards.pt), até ao dia 31 de maio.

Os prémios serão atribuídos em três categorias diferentes, organizações com até 249 colaboradores, organizações que tenham de 250 a 1000 colaboradores e organizações com mais de 1000 colaboradores.
Best Wellbeing Program
Best Mental/Emotional Health Strategy
Best Physical Wellbeing Strategy
Best Engagment and Communication in Wellbeing
Best Leadership and Culture Wellbeing
Safest Psychological Workplace
Best Musculoskeletal Health Program

Num contexto global cada vez mais desafiante estes prémios são uma forma de reconhecer e homenagear organizações, estimulando uma cultura empresarial baseada nas pessoas.

As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de maio.

 


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre EmpresasPrémioswellbeingWellbeing Awards
Notícia anterior

People Analytics: A nova fronteira para a Gestão Estratégica de Pessoas

Notícia seguinte

Como evitar a procrastinação na sua equipa?

Recomendamos

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
O direito a desligar não é uma sugestão. ACT deixa aviso aos empregadores

O direito a desligar não é uma sugestão. ACT deixa aviso aos empregadores

22 de Julho, 2026
Trabalho Híbrido e stress: conheça as origens do problema

As férias ainda nem começaram e já está de rastos? Eis cinco formas de reduzir o stress

17 de Julho, 2026
Conceição Carvalho, novobanco: “O bem-estar não é uma ação pontual. É parte da proposta de valor para os colaboradores”

Conceição Carvalho, novobanco: “O bem-estar não é uma ação pontual. É parte da proposta de valor para os colaboradores”

13 de Julho, 2026
O burnout é só a ponta do icebergue. Há outros três fenómenos a preocupar (e muito) as empresas

O burnout é só a ponta do icebergue. Há outros três fenómenos a preocupar (e muito) as empresas

9 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Como evitar a procrastinação na sua equipa?

Como evitar a procrastinação na sua equipa?

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');