Aprimeira edição dos Wellbeing Games em Portugal decorreu na passada sexta-feira, 2 de junho, no Estádio Universitário, em Lisboa, com a presença de 2000 pessoas, entre os quais participantes, organização e acompanhantes, bem como com a presença dos ex-olímpicos Marco Fortes, Filipa Cavalleri e Nuno Delgado e da apresentadora Fátima Lopes. Os jogos tiveram como objetivo estimular uma cultura empresarial assente em valores como a cooperação, trabalho de equipa, empatia, sentimento de pertença, superação e forte responsabilidade social. A RHmagazine foi media partner do evento.
O objetivo da organização foi estimular o bem-estar organizacional e criar laços emocionais entre colaboradores e empresas, através de atividades de superação, diversão e team building e, de acordo com o CEO da Workwell e promotor da iniciativa, Tiago Santos, os primeiros Wellbeing Games superaram as expetativas: “Tivemos uma adesão muito grande por parte das empresas. Foi incrível ouvir o entusiasmo das claques, os gritos das equipas, ver os abraços entre colegas, de pessoas que nunca se tinham conhecido pessoalmente, assistir aos sorrisos de quem vestiu a camisola e está feliz, vibrando com os sucessos dos colegas. Incrível! Era este o nosso maior intuito, poder integrar atividade física e bem-estar com uma componente de sentimento de pertença e cooperação no local de trabalho.”

Conseguiram ainda recolher, dezenas de quilos de bens alimentares, brinquedos e roupas, durante o evento que irão ser entregues à Associação Romã Azul, com vista a zelar, apoiar, e contribuir para a promoção de crianças, adolescentes e jovens, bem como de outros setores sociais carenciados, sendo, ainda, uma percentagem do valor de inscrição dos participantes revertida para a instituição social.
O recinto foi dividido em três áreas: a desportiva, com modalidades como o futebol, basquetebol, corrida, caminhada, voleibol e padel; área wellness, com masterclasses de yoga e mindfulness e workshops de bem-estar; e área de “jogos sem fronteiras”, com jogos menos convencionais e mais estimulantes de cooperação entre equipas.
A Auchan foi a empresa que mais se destacou ao amealhar o maior número de pontos nas diversas atividades, alcançando o primeiro lugar, à frente da Nestlé e Trivalor. Já a Randstad arrecadou o prémio Jogos sem fronteiras, à frente da Administração do Porto de Sines e Algarve, e da Intelcia.

Luís Rodrigues, do departamento de outsourcing e recrutamento da Randstad, sublinha que esta iniciativa é uma “forma muito inspiradora de interação com as pessoas de diferentes departamentos”, sendo que notou uma mudança positiva no estado de espírito das 85 pessoas que a empresa mobilizou para os Wellbeing Games.
A TAP inscreveu 45 pessoas e Armando Reis, do departamento de manutenção, relata que esta foi uma “iniciativa muito interessante” que permitiu uma interação com as chefias que não é usual no dia a dia.
Ricardo Fernandes e Hugo Gonçalves da Auchan participaram no voleibol e nos jogos sem fronteiras e lembraram que “a convivência com outras empresas é de salutar”, referindo que a experiência, tendo em conta que é a primeira edição, foi “fantástica”.
Já Omar Machado, da Etra Traffic Portugal, elogiou a organização, nomeadamente em termos logísticos, dizendo que pretende regressar na próxima edição. “Os jogos sem fronteiras uniram, ainda mais, a equipa! Foi excelente”, finalizou.
Quem pretende voltar, igualmente, é a equipa da Jerónimo Martins que, pela voz de Jorge Neves, refere que o balanço do dia foi “muito positivo”, tendo sido representada, também, pelas chefias e pelos colaboradores.
Fátima Lopes, embaixadora do evento, falou sobre a importância deste projeto como forma de promoção de atividade física e bem-estar integrado nos locais de trabalho: “Uma iniciativa como esta é extremamente importante porque é uma forma de juntar as empresas à volta dos temas da saúde e bem-estar, sensibilizar as pessoas para o objetivo de se cuidarem e é também uma oportunidade de criar espírito de equipa mais unida e de existirem momentos de descontração que, às vezes, no dia a dia, não acontece. Portanto, estas ações que acabam por resultar como iniciativas de team building são extremamente valiosas e acho que algumas pessoas vão sair daqui com vontade de olhar para elas de outra maneira.”

A primeira edição dos Wellbeing Games foi organizada pela Workwell, especialista na implementação de programas e bem-estar nas organizações e contou com o apoio oficial da Fundação do Desporto e Associação de Atletas Olímpicos, com o apoio da EDP, Xerox, Nestlé, Novo Nordisk, Jerónimo Martins Sport TV, Decathlon e Águas de Monchique.