Uma boa comunicação e formação, além da importância de transmitir confiança, são essenciais para mitigar os medos e incertezas dos profissionais ao iniciar um novo trabalho à distância
Com a pandemia do COVID-19, as organizações viram-se obrigadas a pedir aos seus empregados para teletrabalharem de forma a diminuir o risco de contágio. Embora ainda não seja claro o impacto total que o COVID-19 terá no mercado de trabalho, as empresas que precisam de continuar a contratar têm o desafio acrescido de realizar programas de onboarding totalmente remotos para os novos empregados.
No clima atual de incerteza e instabilidade económica e laboral, os profissionais estão mais hesitantes em mudar de emprego. Assim, torna-se essencial garantir que, durante a primeira semana, o novo colaborador se sinta parte da equipa, devendo-se manter uma comunicação constante com ele, pedir o seu feedback, e transmitir-lhe os valores e a cultura da organização.
No novo Guia Completo para Onboarding Remoto da Robert Walters, consultora de recrutamento especializado de postos intermédios e diretivos a nível global, oferece 11 recomendações para que os novos membros da empresa se mantenham comprometidos, sejam integrados com êxito e que acrescentem valor desde o primeiro momento:
- Criar um vídeo de apresentação da equipa: Dê as boas vindas ao novo colaborador de forma personalizada com uma tour virtual da empresa e uma introdução à sua nova equipa, explicando quem é quem para evitar os efeitos negativos da falta de interação cara a cara. Ao começar remotamente, oferecer uma ideia da empresa, cultura e da equipa vai ajudar os novos colaboradores a compreender como tudo funciona e sentir-se parte da organização quando for possível ir para o escritório.
- Transmitir tranquilidade e confiança: Na situação atual, a segurança e o suporte são essenciais para aliviar a ansiedade ou incerteza que os seus novos colaboradores possam sentir ao iniciar uma nova função remotamente. Assim, lembre-se de que será necessário comunicar regularmente com eles e responder a quaisquer perguntas que tenham sobre o funcionamento do processo de integração e da empresa em geral. Aposte em videochamadas individuais e de grupo, ou experimente implementar newsletters e comunicados internos para manter o novo membro e o resto das pessoas informadas sobre as últimas notícias da organização.
- Facilitar a integração na “comunidade”: Crie uma sensação de comunidade no seu novo colaborador desde o início ao envolvê-lo com a equipa e incluindo-o em grupos de comunicação em que são geradas oportunidades para partilhar experiências e interesses além do trabalho (por exemplo grupos de WhatsApp).
- Criar um kit de boas vindas: Prepare um pack de boas-vindas onde o novo membro possa encontrar tudo o que precisa para trabalhar e solucionar todas as dúvidas desde o início: informações sobre a empresa, processos de trabalho, sessões de formação… Tente fazê-lo o mais dinâmico possível para que seja útil e memorável.
- Fornecer um organograma da empresa: Saber quem é quem na organização e destacar os contactos de referência ajudará o novo colaborador a familiarizar-se com a empresa e a ganhar maior confiança, podendo relacionar-se e interagir com os diferentes membros da organização mais rapidamente.
- Evitar demasiadas burocracias: Os documentos que dizem respeito ao novo membro da equipa podem ser simplificados utilizando ferramentas de assinatura digital para otimizar os diferentes processos.
- Assegurar as ferramentas tecnológicas adequadas: evite que o profissional se sinta frustrado por não possuir os dispositivos, mobília e programas necessários para trabalhar. Teste se tudo se encontra disponível e funciona corretamente antes da data de início do novo colaborador.
- Desenvolver um programa de treino: Inclua nas diferentes sessões de treino e formação os processos de trabalho que o novo colaborador precisará de aprender para desempenhar as suas funções de maneira mais otimizada e eficiente. Organize-o em diferentes tarefas, para que possa iniciar e concluir cada ação num período específico.
- Feedback mútuo: O processo de onboarding remoto deve envolver uma curva de aprendizagem ascendente para ambas as partes, novo colaborador e empresa empregadora. Certifique-se de perguntar-lhe como se sente regularmente e se há algo que possa ser melhorado pela organização.
- Ser paciente: É normal experimentar falhas e erros de comunicação durante o processo de integração. Assim, tenha empatia e paciência ao apoiar o novo membro da equipa, ajudando-o a aprender novas ideias e transformando os erros em oportunidades no futuro.
- Dar prioridade ao bem estar: O seu novo colaborador vai querer impressionar e trabalhar mais para mostrar à empresa que é responsável e de confiança, o que pode resultar em trabalho fora de horas e risco de burn-out. Sublinhe a importância de desconectar ao final do dia e manter um bom work-life balance desde o início.