Um estudo recente, conduzido pelo Young Professionals Group do The Worldcom Public Relations Group, revela que quase metade dos jornalistas na Europa (48.9%) sente estar em perigo de perder o emprego, com 16% a afirmar estar em elevado risco de esta ser uma realidade.
Jornalistas de 14 países responderam ao questionário no qual se baseiam os resultados desta pesquisa. São, no total, 454 jornalistas de vários setores que trabalham por todo o continente europeu. O ponto central do questionário foi o impacto que a pandemia da Covid-19 teve na profissão e no futuro do jornalismo.
Menos de um terço (32%) dos jornalistas inquiridos acreditam que a sua audiência manteve desde o início um forte interesse em notícias relativas à situação pandémica. Embora se tenha registado um aumento do interesse em fevereiro e março, com a emergência e rápida disseminação do vírus, nos meses subsequentes, o interesse pareceu diminuir. 22% dos questionados afirmou que a sua posição perante a pandemia varia consoante o número de casos de um país em específico e as restrições impostas.
Olhando para lá da situação pandémica, cerca de três quartos dos jornalistas inquiridos (75.6%) acreditam que o mundo pós-Covid não retornará às formas de trabalho tradicionais. As mudanças na vida quotidiana impostas pela pandemia (o trabalho remoto, por exemplo) manter-se-ão, confirmando a ideia de “novo normal”.
Uma das consequências do confinamento tem sido a transformação digital a que foram sujeitas todas as indústrias, incluindo o jornalismo e o setor dos media. Quase três quartos (73.3%) dos entrevistados acreditam que o jornalismo impresso sofreu um golpe devastador. Apesar da transição do formato físico para o digital estar já a ser feita há muito, o seu ritmo foi certamente acelerado pela pandemia. Mais de 83% dos jornalistas perspetivam o meio online, as redes sociais, os podcasts e o conteúdo em vídeo como o caminho a seguir.
Em resposta à rápida mudança do setor, muitos dos profissionais procuram adquirir novas qualificações, com o objetivo de ampliar os seus conhecimentos e encontrar novas formas de chegar às suas audiências. Aproximadamente 43% dos inquiridos dizem estar num processo de requalificação com a esperança de encontrar um outro emprego ou experimentar trabalhar como freelancers.
O Young Professionals Group é um grupo de jovens profissionais de Relações Públicas e Comunicação, integrado no The Worldcom Public Relations Group, do qual fazem parte agências de comunicação de toda a região EMEA. Em Portugal, a Worldcom é representada pela agência de comunicação e marketing Do It On. O Young Professionals Group conta com 32 representantes das várias agências da região EMEA.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!