São a criatividade e a inovação que distinguem as empresas vencedoras. Na sua empresa existe pessoas criativas e inovadoras ?
O livro ‘Memória de Criatividade Aplicada’, de Ernesto Artur Berg dá a resposta como muito simples: basta prestar atenção aquilo que elas dizem.
Veja as “25 frases assassinas” que mostram ambientes com falta de criatividade (em português do Brasil):
- Sempre fizemos desse jeito, por que mudar?
- Não pode.
- É uma boa ideia, mas inaplicável.
- Já tentamos isso antes e não deu certo.
- Nunca tentamos isso antes, por que agora?
- Não é desse jeito que trabalhamos por aqui.
- O chefe não vai gostar.
- É contra o regulamento.
- É uma ideia sem pé nem cabeça.
- Vamos ser práticos.
- É proibido!
- Você não está sendo pago prá isso. Atenha-se às suas funções.
- É uma bela teoria. Quero ver na prática.
- Lá vem ele outra vez com suas ideias.
- Tem que dar certo logo da primeira vez.
- Se não der certo, você vai ter que se explicar.
- O concorrente já está fazendo isso.
- Isso não tem lógica.
- Não pedi sua opinião.
- De onde você tirou essa ideia maluca?
- Suas ideias não se aplicam na nossa empresa.
- Esse problema não tem solução.
- Duvido que dê certo.
- Estou fora. Já tenho muito o que fazer.
- Não vale a pena fazer isso agora.
Este tipo de frases de acordo com Berg são algo a evitar, pois não contribuem de forma positiva para a solução criativa de problemas das empresas, ou identificação de novas oportunidades de negócios.
Texto extraído e condensado do livro “Manual de Criatividade Aplicada”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.