Depois de alcançar uma compreensão mais clara sobre si mesmo e sobre o seu percurso de carreira, e de ter identificado as áreas a melhorar, comece a explorar os recursos que poderão ajudá-lo a chegar mais longe.
O número quase ilimitado de recursos de aprendizagem disponíveis online podem causar indecisão sobre onde começar este fim de semana. Assim, para ajudá-lo a melhorar pessoal e profissionalmente, a Robert Walters, no seu Guia para Redescobrir a sua Carreira e Melhorar as suas Qualificações, realizado em parceria com a agência criativa Just Add Water, reúne uma seleção de recursos para melhorar as suas qualificações:
- Os melhores cursos online
A realização de aulas de e-learning para desenvolvimento profissional é uma das maneiras mais diretas e simples de melhorar as suas competências. Além de cursos online abertos (Massive Open Online Courses – MOOCs), como a Coursera, edX e FutureLearn, universidades como Harvard, Stanford e Yale têm secções dedicadas nos seus próprios sites com módulos disponíveis gratuitamente para quem quiser aprender. Por outro lado, se procura aprendizagem direcionada ou específica de uma plataforma, experimente o Microsoft Learn ou o Facebook Blueprint. Outros, como o LinkedIn Learning e o Google Digital Garage, agregam uma série de cursos internos e externos por onde escolher.
A beleza de se inscrever em cursos online é que não há compromisso obrigatório no nível de envolvimento ou participação, sendo por isso ideais para quando estiver sem poder sair de casa no fim de semana. Procura um tópico interessante para aprender em paralelo? Entre num dos muitos minicursos para assistir a vários vídeos rápidos ou concluir um miniteste. Por outro lado, se estiver em busca de uma certificação profissional mais completa para impulsionar a sua carreira, pode optar por se inscrever em cursos pagos. Verifique com o seu manager se a sua empresa tem um orçamento de formação que possa utilizar – seja ao fim de semana ou em horário pós-laboral.
Estes cursos permitem entrar em diferentes módulos, participar em atividades das aulas, obter feedback personalizado de exercícios e testes e, finalmente, receber um certificado de aprovação de uma universidade reconhecida ou fornecedor de cursos formativos. Tudo dependerá dos seus interesses de aprendizagem e requisitos.
- Conselhos de carreira para as suas necessidades específicas
Se está à procura de ações específicas a nível profissional que possam ser implementadas desde o início, por que não espreitar artigos relevantes sobre conselhos para melhorar a sua carreira? De fontes governamentais a revistas populares de negócios, como a Fast Company, Business Insider, Inc. e Harvard Business Review, todas estas fontes permitem mantê-lo a par dos dados e acontecimentos mais recentes de diferentes setores, fornecendo insights importantes para impulsionar a sua carreira.
De igual forma, contacte um consultor de recrutamento para obter aconselhamento personalizado. Durante períodos de grande mudança, como as transformações resultantes do teletrabalho e as incertezas económicas devido ao ambiente global causado pela Covid-19, pode ser um bom momento para começar a preparar-se para um novo emprego noutra empresa ou função diferente na sua empresa atual.
Comece por coisas pequenas no fim de semana, “como guardar algum tempo para atualizar o seu currículo, ler um artigo sobre carreira profissional, melhorar o seu perfil do LinkedIn, elaborar um elevator pitch, ou preparar-se para uma entrevista (mesmo que fictícia!), de forma a alcançar um melhor posicionamento para novas oportunidades agora e/ou quando o mercado recuperar”, aconselha François-Pierre Puech, Senior Manager da Robert Walters Portugal.
- Combinação de fontes visuais e áudio
Muitas vezes, não nos apetece olhar para mais uma longa página de texto, muito menos num fim de semana. Faça uma pausa e mude para outras ferramentas e plataformas digitais que vão ao encontro das suas necessidades de aprendizagem. Assista a webinars populares (muitos estão disponíveis on demand), participe em diferentes sessões ao vivo no Facebook ou LinkedIn com formadores de carreira, participe em conversas e faça networking com outros profissionais em grupos online, pesquise tópicos relevantes de carreira no YouTube ou oiça os seus podcasts favoritos ou TED talks. A grande vantagem de usar estas plataformas é que quase todas estão disponíveis no seu telemóvel, para que possa literalmente melhorar as suas competências onde quer que esteja, mesmo que isso signifique fazê-lo enquanto estiver a praticar exercício físico, a tomar conta dos seus filhos ou a relaxar num banho de imersão.
- Bem-estar pessoal
Melhorar as suas qualificações não tem de ser apenas para o seu crescimento profissional. Vale a pena dedicar tempo a melhorar a sua própria saúde física, emocional e mental, especialmente durante esta segunda vaga de confinamento devido à Covid-19. Além da sua rotina habitual do dia a dia e ao fim de semana, por que não aproveitar a oportunidade de realizar atividades que sempre quis experimentar? Concentre-se em exercícios regulares, seja yoga em casa ou uma breve corrida matinal ao ar livre. Procure alimentar-se de forma saudável e consistente, realizando pausas longe do computador e do trabalho durante a semana.
Nos dias de semana, mantenha o seu horário de trabalho habitual e evite trabalhar fora de horas, quando devia estar a descansar. Comunique frequentemente com os seus colegas de trabalho, amigos e família, e pergunte como se sentem. Escute as suas músicas preferidas e podcasts no conforto da sua casa. Experimente meditação, journaling ou realizar uma sessão de mindfulness em momentos mais sossegados, mesmo que pense que não precisa de o fazer. Um bom começo é inscrever-se numa aula de meditação online gratuita, descarregar uma aplicação ou assistir a vídeos sobre o assunto.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!