Para suceder numa entrevista de emprego, não basta que responda às perguntas do recrutador – é também necessário fazer as suas próprias questões. No entanto, fazer perguntas padronizadas não fará com que se destaque de outros candidatos.
Ao fazer perguntas criativas numa entrevista, estará a mostrar ao empregador que foi além do óbvio e que se preocupa em realmente adquirir determinada posição na empresa. Além disso, perguntas criativas podem revelar informações valiosas que, de outra forma, poderiam não surgir em conversa.
Estas são algumas das perguntas criativas que poderá fazer numa entrevista:
Que tipo de personalidade se encaixaria bem nesta equipa?
Geralmente, os empregadores escolhem candidatos que não só preenchem os requisitos necessários à função, mas que também se parecem integrar e adequar à cultura da organização. Esta questão permite que vá mais a fundo do que simplesmente pedir ao empregador ou recrutador que descreva a cultura empresarial. De acordo com Biron Clark, um ex-recrutador de executivos e fundador do CareerSidekick.com, um site de conselhos para quem procura emprego, este tipo de perguntas mostra ao empregador que você está a ser seletivo e cuidadoso na sua busca por um emprego, e que não está desesperado para aceitar qualquer emprego que possa surgir. «Esse é um sinal poderoso que poderá enviar aos empregadores», afirma Clark, citado pela Monster.
Que conselho daria à pessoa que ocupa esta função?
De acordo com Clark, esta questão mostra ao empregador que você está ansioso para ter sucesso, e que está a tomar a iniciativa de aprender o que é necessário para executar bem o trabalho. Além disso, esse conselho que irá receber pode ser útil no futuro, caso aceite a posição.
Como é o dia a dia de trabalho na empresa? Como é que os valores essenciais da organização se refletem no quotidiano?
Segundo Clark, geralmente, os empregadores gostam de candidatos que se mostram ansiosos para aprender mais sobre a empresa. Esta pergunta permite-lhe demonstrar interesse, ao mesmo tempo que possibilita a compreensão do dia a dia de quem trabalha na empresa e de como funcionam as operações diárias.
Quando começou a trabalhar aqui, o que gostaria de ter sabido sobre a empresa?
«Porque aceitou um emprego nesta empresa?» é uma pergunta comum que os candidatos costumam fazer a quem está a contratar. No entanto, esta questão tem perdido valor, uma vez que muitos gerentes de contratação já têm uma resposta preparada. Ao enquadrar a questão desta forma que lhe propomos, poderá obter uma visão única sobre o histórico do gerente de contratação e o funcionamento interno da empresa. Além de que, segundo Clark, é mais subtil.
O que é que a empresa fez para o ajudar a promover o seu próprio desenvolvimento profissional?
Permanecer relevante na sua área ao longo da sua carreira é uma obrigação, diz Clark. Por isso, é crucial que se comprometa com o seu desenvolvimento profissional – e uma das maneiras de adquirir novas competências é através de treino patrocinado pelo empregador. Clark sugere ainda que faça perguntas de acompanhamento aos recrutadores, como: «A empresa oferece reembolso de mensalidades ou incentivos à educação continuada?» Estas perguntas ganham pertinência porque, enquanto candidato, quererá trabalhar para um empregador que prioriza o desenvolvimento de habilidades e competências.
Fonte: Monster
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!