81% das empresas de serviços na área do contacto ao cliente (pré-venda e pós-venda) aceleraram o seu processo de transformação digital devido à pandemia. A informação consta do quarto relatório anual «State of Service», lançado pela Salesforce, empresa tecnológica multinacional em Customer Relationship Management (CRM).
O impacto da Covid-19 foi um alerta para as empresas de serviços, com uma larga maioria dos profissionais do setor a afirmarem que a pandemia expôs lacunas de tecnologia (88%), e também muitos (86%) a indicarem o mesmo no que se refere a lacunas de canais de serviço, na medida em que os clientes se afastaram de locais físicos, procurando formas de envolvimento digitais. As equipas também encontraram carências a vários níveis, com 87% a afirmar que as suas políticas e protocolos existentes – como taxas de cancelamento para eventos que foram proibidos por questões de saúde pública – não eram adequadas às atuais circunstâncias.
«A forma como as empresas servem os clientes está a mudar e é necessário que as empresas preparem os seus colaboradores para o futuro do trabalho. Investir em hard skills, tais como a literacia digital, é cada vez mais valioso, mas as soft skills, incluindo a comunicação e adaptação, irão ser fundamentais para uma nova forma de trabalhar a partir de qualquer lugar. Ter uma visão única dos clientes é uma coisa, mas ser capaz de tirar partido dessas informações para responder aos clientes e colaborar com colegas de uma forma eficaz é outra que nos eleva a outro nível.», afirma Fernando Braz, Country Leader da Salesforce Portugal.
O mais recente relatório vem fornecer uma visão geral do setor, dividindo-se em diversas conclusões de destaque. Eis algumas:
- As equipas trabalham em novos padrões de envolvimento
Face a todos os desafios, as equipas de serviço estão a fazer transformações que irão perdurar além da atual crise, com 81% dos decisores a afirmarem que estão a acelerar as iniciativas digitais devido à pandemia, e muitos deles (78%) já investiram em novas tecnologias desde o início da crise sanitária. Os clientes procuram novas formas de contacto e envolvimento, tendência que 87% dos inquiridos notam com o enorme aumento de adoção de canais digitais como o online chat, apps de mensagens e suporte de vídeo.
- A agilidade do agente é fundamental com o aumento da procura
Se é verdade que a maioria das organizações conta com um maior número de casos de serviço, os orçamentos e o número de colaboradores mantêm-se inalterados ou reduzidos. Esta é a principal razão pela qual 63% dos agentes referem que sentem dificuldade em equilibrar a velocidade e a qualidade de serviço, assim como 50% dos profissionais indicam que a pandemia expôs fragilidades operacionais, afirmando mesmo que gerir o volume de casos se tornou mais desafiador durante a pandemia (75%).
Os agentes não se deparam apenas com um aumento do fluxo de casos, mas estão também a enfrentar contactos mais complexos, com clientes mais exigentes. A automação pode ajudar as equipas com este crescimento e 77% dos agentes dizem que a automatização de tarefas de rotina permite-lhes focar no trabalho mais complexo. O acesso a dados que permitam alocar diferentes recursos consoante as necessidades é essencial, e já 58% das empresas inquiridas têm uma estratégia de Inteligência Artificial completamente definida para o efeito.
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