A falta de competências digitais pode levar a perdas significativas para as empresas. 87% dos gestores sofrem as consequências desta lacuna nas suas equipas de trabalho. A Salesforce reforça a importância da formação e investe 30 milhões de dólares para promover uma formação adaptada aos novos empregos.
A Salesforce, empresa tecnológica multinacional líder em Customer Relationship Management (CRM), em conjunto com a RAND Europe, conduziu o estudo “Digital Skills Research”, que analisa as evidências associadas a vários aspetos da falta de competências digitais, que atingiu um ponto crítico. Atualmente, as empresas enfrentam um novo desafio neste mundo digitalizado: não há pessoas suficientes e com as competências digitais certas para impulsionar a transformação das suas empresas na atualidade e para o futuro.
O estudo revela ainda que 87% dos gestores estão a sofrer ou esperam vir a sofrer as consequências desta falta de competências digitais na sua equipa. Na Europa, 64% das grandes empresas e 56% das pequenas e médias empresas têm dificuldade em encontrar talentos para empregos relacionados com a área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
A oferta de formação não dá resposta à vasta procura por competências digitais, e a lacuna continua a aumentar devido a um conjunto de fatores que vão desde as novas tecnologias emergentes às desigualdades sociais e económicas sistémicas. As decisões que as empresas tomam hoje para resolverem a falta de competências digitais, ou a ausência de qualquer decisão, vão ter impacto em todas as gerações futuras.
Qual é a lacuna de competências digitais?
As competências digitais abrangem um conjunto de capacidades relacionadas com a utilização de dispositivos digitais, aplicações de comunicação e redes para aceder e gerir informações, desde a pesquisa online básica e utilização de e-mail até à programação e desenvolvimento de software. O que foi uma migração gradual de uma década no que toca às experiências digitais, acelerou rapidamente nos últimos 18 meses.
O estudo conclui, neste sentido, que o investimento sustentado em competências digitais, para apoiar as mudanças impulsionadas pela digitalização em oportunidades de carreira, é essencial para a recuperação económica global, bem como para um crescimento económico resiliente e de longo prazo.
Os impulsionadores da lacuna de competências digitais
De acordo com o estudo da RAND Europe, esta lacuna tem várias causas:
- A procura por talentos em tecnologia está a ultrapassar a oferta atualmente restrita.
- As tecnologias emergentes precisam de mais competências
- Custos altos e abordagens desorganizadas para a educação tradicional aumentam as barreiras de aprendizagem.
- O acesso à infraestrutura e competências digitais é limitado pela situação socioeconómica.
Infelizmente, a democratização das competências digitais não será uma realidade em todos os países, indústrias e comunidades. A lacuna de competências continuará a crescer até que os cidadãos de origens minoritárias e sub-representadas tenham igual acesso à tecnologia e educação para a reaprendizagem. O sucesso, a prosperidade e a igualdade no novo mundo digital dependerão da possibilidade de todos terem as capacidades para poderem fazer parte desta nova realidade.
A redução das atuais lacunas
As empresas têm um papel fundamental a desempenhar na oferta de oportunidades digitais:
- Promover que as carreiras em tecnologia sirvam como uma plataforma para uma progressão justa, de aprendizagem significativa e ao longo da vida.
- Executar programas de extensão que destroem as barreiras institucionais, como o acesso precário a formação e desigualdade racial e de género.
- Reajustar as contratações para focar menos na educação tradicional e mais nas competências, abrindo as funções digitais para um grupo de talentos mais amplo e diversificado, com o objetivo de gerar um impacto socioeconómico mais positivo.
- Criar rotas de acesso não tradicionais para a indústria de tecnologia.
É cada vez mais importante que as empresas trabalhem em estreita colaboração com governos e atores da comunidade para garantir que a formação se adapta à procura digital e acelera a recuperação e o crescimento.
O contributo da Salesforce
A Salesforce reconhece que não existe uma única lacuna de competências ou uma só abordagem. A empresa apoia o imperativo da formação através de um conjunto de plataformas, projetos, iniciativas e investimentos que podem oferecer algo a todos. Em última análise, esses esforços conjuntos ajudam pessoas de todas as origens a encontrarem o seu próprio caminho educacional e a progredirem com confiança na direção de um emprego gratificante e capaz de mudar a sua vida.
A empresa fá-lo através de formações gratuitas oferecidas pela Trailhead, a sua plataforma de formação online, bem como através de acordos com grandes players na área da educação. A Salesforce trabalha com parceiros de implementação, como a Accenture, Deloitte e IBM para estender os produtos e serviços da Salesforce na economia digital, promover formação e criar novos empregos que exigem conhecimento em Salesforce.
Criação de oportunidades de trabalho e os futuros líderes digitais
- A Salesforce colabora com educadores em todo o mundo para definir o talento desperdiçado, oferecendo estágios para jovens adultos de comunidades carentes e sub-representadas que precisam de um caminho alternativo para entrar na indústria de tecnologia e que podem agregar valor real.
- O programa de recrutamento da Futureforce University da Salesforce é dedicado a atrair, reter e desenvolver talentos de pós-graduação.
- O Trailblazer Mentorships conecta os alunos com grandes oportunidades para encontrarem emprego no ecossistema Salesforce. Todos os níveis são bem-vindos, não havendo necessidade de ter um diploma ou emprego anterior na Salesforce.
Programas de desenvolvimento para os profissionais do futuro
- A Salesforce Talent Alliance é uma iniciativa que conecta empresas parceiras a um grupo diversificado de candidatos formados pela Salesforce, numa tentativa de formar e educar os trabalhadores do futuro.
- O programa de formação Pathfinder, lançado em 2018 em colaboração com a Deloitte, é uma iniciativa de desenvolvimento de colaboradores projetada para formar pessoas com as capacidades técnicas, comerciais e sociais necessárias para desenvolver uma carreira no ecossistema da Salesforce.
- A Salesforce Military oferece aulas de formação online gratuitas e exames de certificação para militares, veteranos e cônjuges de militares. A Salesforce junta um grupo de talentos com empresas parceiras para ajudar a crescer, fortalecer e diversificar a sua equipa de trabalho.
- O Trailblazer Connect ajuda as pessoas a terem acesso a mentores e facilita oportunidades de carreira através de recursos e eventos online.
- Org: apoia organizações sem fins lucrativos e escolas que trabalham para fechar a lacuna de oportunidades para as gerações futuras através da educação, com a utilização do modelo Salesforce 1-1-1.
Bolsas de estudo e investimentos
- Através dos seus programas de bolsas, a Salesforce ajuda a próxima geração a progredir, apoiando o imperativo da capacitação digital.
- A Salesforce anunciou recentemente uma nova doação de 700.000 dólares para a principal organização sem fins lucrativos que capacita os colaboradores, a Year Up. Trata-se de uma organização que conecta jovens adultos e empresas líderes para progressão de carreira. Isto elevou o esforço financeiro total da empresa para 30 milhões de dólares.
O compromisso em preencher a lacuna cada vez maior de competências digitais é fundamental para o sucesso e a prosperidade do nosso mundo, e deve ser feito de forma a promover a justiça e efetivamente tirar partido do talento das pessoas.
Consulte aqui mais informações e vídeos sobre o estudo realizado.
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