ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Outubro 23, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

84% dos portugueses já usam IA no trabalho, mas as empresas ainda não acompanham o ritmo

A utilização de inteligência artificial (IA) no trabalho está a crescer em Portugal, mas a adoção individual parece avançar mais depressa do que a integração da tecnologia nas organizações.

IIRH Por IIRH
4 de Setembro, 2026
em DESTAQUES, TENDÊNCIAS RH
0
Nove previsões sobre o impacto da IA no trabalho em 2026
11
Partilhas
120
Visualizações

A

IA já faz parte da rotina profissional de 84% dos trabalhadores portugueses, um aumento de 19 pontos percentuais face ao ano passado. Mas a adoção individual está a avançar mais depressa do que a integração da tecnologia nas empresas. Só 6% consideram que a IA está totalmente incorporada na atividade da organização onde trabalham, segundo dados do estudo “O momento da verdade da IA nas empresas”, conduzido pela OpinionWay para a Cegid junto de 2006 trabalhadores de escritório em Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Em Portugal, 44% dos trabalhadores afirmam recorrer frequentemente ou de forma sistemática à IA para apoiar decisões importantes no trabalho. Entre os profissionais dos 18 aos 29 anos, a percentagem sobe para 57%, enquanto na administração pública atinge os 53%, o valor mais elevado entre os setores analisados.

Contudo, apenas 41% dos trabalhadores portugueses reconhecem que a IA está integrada, total ou parcialmente, na atividade diária da empresa onde trabalham, e só 6% consideram que essa integração é total. É nesta diferença que a Cegid identifica um dos principais desafios das organizações. “Os resultados mostram que a inteligência artificial é já uma realidade e está a consolidar-se como uma ferramenta de trabalho indispensável para os profissionais portugueses”, afirma Paulo Carvalho, General Manager da Cegid Portugal & África, em comunicado, sublinhando que “o desafio passa agora por reduzir a distância entre a utilização individual e a integração da IA nas organizações“. “Quem tomar a iniciativa de adotar estas ferramentas mais rapidamente e introduzi-las ao serviço dos seus colaboradores serão as empresas mais competitivas nos próximos anos”, acrescenta.

69% usam ferramentas externas sem informar a empresa

A distância entre a utilização individual e a adoção formal pelas organizações torna-se ainda mais evidente quando 69% dos trabalhadores portugueses afirmam recorrer a ferramentas de IA externas à organização sem informar o empregador. Na administração pública, a percentagem sobe para 77%, o valor mais elevado entre os setores analisados. No comércio, onde se regista o valor mais baixo, ainda assim 63% dos trabalhadores dizem utilizar estas ferramentas sem informar a organização.

Os dados colocam às empresas um desafio que vai além da simples adoção tecnológica: a definição de regras e políticas que permitam enquadrar uma utilização cada vez mais generalizada.

Confiança a aumentar

A crescente utilização da IA é acompanhada por uma evolução positiva na forma como os trabalhadores portugueses encaram a tecnologia. Segundo o estudo, 76% manifestam sentimentos positivos em relação à utilização da IA no trabalho, mais 17 pontos percentuais do que em 2025, quando o valor era de 59%. Entre os trabalhadores dos 18 aos 29 anos, essa perceção positiva chega aos 86%.

A curiosidade continua a ser o sentimento mais referido, embora tenha descido de 52%, em 2025, para 48% este ano. A confiança aumentou de 25% para 28%, enquanto o entusiasmo se manteve nos 25%. Por outro lado, a preocupação diminuiu de 28% para 23%.

Para a Cegid, o próximo desafio das empresas estará menos no acesso à tecnologia e mais na capacidade de a transformar numa ferramenta efetivamente integrada no trabalho. Isso implica desenvolver competências, rever processos e criar condições para uma utilização responsável da IA, capaz de gerar ganhos de produtividade, competitividade e inovação.

O estudo “O momento da verdade da IA nas empresas” foi realizado pela OpinionWay entre 22 de maio e 4 de junho de 2026, através de um questionário online. A amostra incluiu 2006 trabalhadores de escritório: 500 em França, 501 em Espanha, 502 em Portugal e 503 na Alemanha. Os participantes foram selecionados através do método de quotas, considerando fatores como sexo, idade, categoria socioprofissional, região e tipo de empresa. Para uma amostra de 500 inquiridos, as margens de erro indicadas variam entre 2 e 4,5 pontos percentuais.


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre Cegidcompetências digitaisIAInteligência Artificialrecursos humanosRHTecnologiaTransformação digital
Notícia anterior

Férias acabaram e o trabalho acumulou? Cinco estratégias para recuperar o ritmo

Notícia seguinte

O segundo melhor mestrado em gestão do mundo é português

Recomendamos

Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

23 de Outubro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Despedir hoje para poupar amanhã? A IA pode trocar as voltas às empresas

23 de Outubro, 2026
Emprego cresce ao ritmo mais baixo dos últimos três anos. Saiba que setor continua a construir oportunidades

Emprego cresce ao ritmo mais baixo dos últimos três anos. Saiba que setor continua a construir oportunidades

23 de Outubro, 2026
Crónica: 2025 – O Ano de Todos os Perigos – por Mário Ceitil, Assembleia Geral da APG

“«Conscious Unbossing»: fugir da síndrome da «sanduíche»”, por Mário Ceitil

22 de Outubro, 2026
O que mais preocupa os líderes do G20 em 2025? É bem diferente do que se pensa

Organigrama dos RH em risco? Gartner antecipa mudança radical até 2030

22 de Outubro, 2026
Entrevista a Mariana Ribeiro, Bizneo HR. A linha vermelha da automação nos RH

Entrevista a Mariana Ribeiro, Bizneo HR. A linha vermelha da automação nos RH

22 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
ISEG reforça apoio às carreiras dos Alumni com novo nível do Programa de Mentoria

O segundo melhor mestrado em gestão do mundo é português

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

Há dois tipos de profissionais a ganhar terreno nos RH. Em qual deles se encaixa?

23 de Outubro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Despedir hoje para poupar amanhã? A IA pode trocar as voltas às empresas

23 de Outubro, 2026
Emprego cresce ao ritmo mais baixo dos últimos três anos. Saiba que setor continua a construir oportunidades

Emprego cresce ao ritmo mais baixo dos últimos três anos. Saiba que setor continua a construir oportunidades

23 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026
United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

12 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');