ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Julho 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

87% dos portugueses preferem trabalhar em empresas com boas práticas de Diversidade e Inclusão

Estudo do Cetelem indica que a maioria dos portugueses estão atentos às empresas que promovem a diversidade e a inclusão, porque são práticas que influenciam cada vez mais a atração e retenção de talento.

IIRH Por IIRH
2 de Novembro, 2023
em MERCADO RH
0
diversidade e inclusão
17
Partilhas
190
Visualizações

Os portugueses estão atentos às empresas que promovem a diversidade e a inclusão. Estas práticas influenciam cada vez mais atração e a retenção de talentos, com 87% dos portugueses a afirmar preferir trabalhar em empresas com boa atuação neste domínio. 60% revelam-se bastante preocupados com a desigualdade de género, com a inclusão de pessoas com deficiência, o racismo, a xenofobia, a diversidade geográfica e étnica e com a discriminação em função da orientação sexual e/ou identidade de género. Estes são alguns dos resultados do estudo “Desenvolvimento Humano, fator-chave para o sucesso de Portugal”, realizado pelo Cetelem – marca comercial do BNP Paribas Personal Finance.

Quanto à igualdade de género nos cargos de liderança, mais de metade (61%) indicam que os homens ocupam em maior proporção estas posições nas empresas onde trabalham. Uma realidade ainda transversal na sociedade portuguesa – recorde-se, por exemplo, que nas empresas cotadas em bolsa, em 2020, as mulheres estavam ainda sub-representadas nos conselhos de administração, tanto na UE (29,5%) como em Portugal (26,6%), segundo os dados da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Já a equivalência entre homens e mulheres na proporção de profissionais que constituem os respetivos empregadores é referida por apenas 38% dos portugueses inquiridos pelo estudo. A prevalência de homens relativamente às mulheres no mundo do trabalho é apontada por 33%, com apenas 18% dos inquiridos a indicarem que a sua empresa tem mais mulheres.

E estão as empresas a implementar medidas de combate ao racismo, à xenofobia, à diversidade geográfica e étnica, tal como o combate à discriminação em função da orientação sexual ou identidade de género? 72% dos inquiridos respondem afirmativamente. De referir, no entanto, que cada um dos domínios obteve 6% de respostas negativas. A inclusão de pessoas com deficiência é a prática menos expressiva.

Valores baixos na contratação de pessoas com deficiência

Em Portugal, têm-se realizado alguns esforços para que a contratação de pessoas portadoras de deficiência tenha uma maior expressão. Prova disso, foi a promulgação da Lei n.º4/201922, que estabeleceu um regime obrigatório de quotas de contratação de pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, visando a contratação por parte de entidades empregadoras do setor privado e por organismos do setor público.

Porém, ainda há muito trabalho a ser desenvolvido nesta matéria, como demonstram as respostas dos inquiridos. Quando questionados se a sua entidade empregadora contrata pessoas com deficiência, 44% disseram “Não” e apenas 34% responderam afirmativamente. No entanto, 48% dos portugueses sentem que a empresa na qual trabalham está totalmente capacitada para a inclusão de pessoas com deficiência.

No que respeita à área geográfica, as empresas das regiões Norte e Centro de Portugal evidenciam valores mais baixos de contratação de pessoas com deficiência, onde só 19% e 21% dos inquiridos o confirmam, respetivamente. A Área Metropolitana do Porto (48%) é onde se verificam mais contratações, seguindo-se da Área Metropolitana de Lisboa (42%) e da região Sul do país (40%). Por outro lado, destaca-se ainda a discrepância entre as empresas públicas (55%) e mistas (48%) com as empresas privadas (28%).

Qualidade de vida dos colaboradores deve ser prioridade para as empresas

Quando se aborda a temática do Desenvolvimento Humano da sociedade, o investimento que as empresas realizam em prol da sociedade conta igualmente cada vez mais, quer para os cidadãos enquanto consumidores, quer enquanto colaboradores. No entanto, no domínio da Responsabilidade Social Empresarial, 40% dos inquiridos afirmam que as iniciativas devem começar nas empresas, priorizando a qualidade de vida dos seus trabalhadores. Seguem-se a promoção da diversidade e inclusão (35%), ações de sustentabilidade (34%) e o apoio a associações e instituições (25%). Apenas 18% referem a promoção do voluntariado.

Cerca de 90% dos inquiridos avaliam de forma positiva as empresas quanto à adoção de novas formas de trabalho, à preocupação que têm em relação à saúde e bem-estar dos colaboradores, à contribuição para o bem-estar da sociedade, à preocupação em serem entidades inclusivas, bem como à flexibilidade para o equilíbrio entre a vida e o trabalho. Contudo, apenas 16% avaliam as empresas nestes tópicos com as notas máximas.

Os resultados mostram ainda que 44% dos portugueses afirmam que as empresas para as quais trabalham apoiam associações ou instituições de cariz social, mas apenas 15% dizem que o apoio é realizado ao longo do ano e 19% em épocas específicas. 10% revelam ainda que o apoio é realizado quando surge uma necessidade ou pedido. De acordo com as respostas dos inquiridos, as empresas das regiões Norte (19%) e Centro (21%) serão as que prestam menos apoio social em comparação às que se localizam nas Áreas Metropolitanas do Porto (48%) e a de Lisboa (42%). Quanto à tipologia, as empresas públicas (55%) e mistas (48%) prestam mais apoios sociais a associações ou instituições face aos 28% referidos por colaboradores de empresas privadas.

Por fim, 7% dos portugueses afirmam, ainda, que têm a possibilidade de trocar dias de trabalho por voluntariado. As empresas que se situam nas regiões de Lisboa, Porto e do Sul do país são as apontadas como as que mais promovem iniciativas de voluntariado de âmbito empresarial, com uma média de 43%, face às regiões Norte e Centro – com uma média de 20%. Os que trabalham em empresas públicas (42%) e mistas (33%) são mais expressivos a apontar ações nesta área, em comparação com os colaboradores das empresas privadas (23%).


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre atração e a retenção de talentosBNP ParibasCetelemdesigualdade de género
Notícia anterior

Nuno Pereira, Paynest: “Muitas empresas relatam um grande aumento nos pedidos de ajuda dos colaboradores”

Notícia seguinte

Trabalhadores séniores, qualificações novas

Recomendamos

CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

CIP continuará a empenhar-se na “geração de emprego, criação de riqueza e consolidação da paz social”

25 de Junho, 2026
Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

Portugal perde competitividade e cai três posições no ranking mundial do IMD

25 de Junho, 2026
Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

Coverflex lança ferramenta de transparência salarial com IA para ajudar empresas a preparar-se para novas exigências europeias

25 de Junho, 2026
Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

Lisboa no Top 20 global das cidades que melhor atraem e retêm talento qualificado

25 de Junho, 2026
“As pessoas sentem-se valorizadas e motivadas a crescer”: os bastidores da cultura organizacional do IT Campus da Swiss Post

“As pessoas sentem-se valorizadas e motivadas a crescer”: os bastidores da cultura organizacional do IT Campus da Swiss Post

25 de Maio, 2026
Num mercado sem tempo, antecipar é a nova forma de recrutar na D’accord

Num mercado sem tempo, antecipar é a nova forma de recrutar na D’accord

19 de Maio, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
colaboradores séniores

Trabalhadores séniores, qualificações novas

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026
Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

29 de Julho, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');