ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 18, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Um em cada três empregados têm baixas qualificações

Cerca de uma em cada três pessoas empregadas em Portugal têm baixas qualificações, o que representa o dobro da União Europeia, segundo a Randstad Research.

IIRH Por IIRH
27 de Agosto, 2024
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
4 formações do IIRH a não perder
10
Partilhas
106
Visualizações

O número de pessoas empregadas em Portugal tem atingido máximos históricos, ultrapassando os 5.100.000. Destes, 35,2% têm um baixo nível de qualificação, isto é, o ensino secundário ou menos, o que representa o dobro da média europeia. Esta foi uma das conclusões do estudo da Randstad Research acerca do segundo trimestre de 2024.

Os 50 destaques referentes ao período compreendido entre maio e agosto de 2024 resultaram da análise dos dados partilhados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), pelo Ministério do Trabalho, pelo Banco de Portugal e pela Eurostat.

Apenas 34,2% da população empregada em Portugal está qualificada ao nível do ensino superior. A taxa de emprego nesta parte da população, mais qualificada, é de 80,2%, segundo o estudo da Randstad Research. Já na população com estudos secundários e pós-secundários, a taxa de emprego é de 69,5%.

Mais de metade da população desempregada em Portugal, segundo o estudo da Randstad Research, não completou o ensino secundário. Este fator justifica que 146.800 pessoas, quase metade dos desempregados, estejam nesta situação há mais de um ano.

O emprego em Portugal

No segundo trimestre de 2024, o emprego do setor público continuou a crescer, atingindo as 749.678 pessoas empregadas. Destas, 37,2% pertencem aos setores da saúde e da educação. Segundo os dados da Eurostat, a taxa de emprego entre os 16 e os 64 anos alcançou os 72,2% em Portugal, refletindo, mais uma vez, um máximo histórico. Este valor está 1,9 p.p. acima da média europeia.

A taxa de desemprego jovem, por outro lado, sofreu uma redução de um ponto percentual neste trimestre, segundo a Randstad Research. Fixou-se nos 6,1%, valor que, ainda assim, é quatro vezes superior à média de desemprego total em Portugal.

Isabel Roseiro, diretora de marketing da Randstad Portugal, afirmou: “Esta análise que fazemos na Randstad Research permite-nos retirar conclusões muito relevantes sobre a evolução do mercado. Regista-se uma perspetiva de crescimento muito positiva, mas há ainda uma fatia grande da população em idade ativa a quem a falta de formação dificulta muitas vezes a integração ou reintegração no mercado de trabalho.”

“Estes dados são importantes, já que permitem às organizações tomar decisões sustentadas nestes insights e assim antecipar necessidades, de forma a manter a sua competitividade no mercado”, concluiu.

Outras conclusões relevantes

O estudo da Randstad Research evidenciou, ainda, o aumento da população ativa em Portugal, neste trimestre, em 3.000 pessoas, atingindo os 5.430.000. Dentre esta parte da população, 33,4% têm o ensino superior. Quanto às que têm o ensino secundário e pós-secundário, correspondem a 32,4% da população ativa. As pessoas com ensino superior integram a taxa de atividade mais elevada, de 83,5%.

No segundo trimestre de 2024, a taxa de emprego fixou-se nos 56,3%, integrando 4.250.000 profissionais assalariados, dos quais 84% têm contrato sem termo. O regime de teletrabalho aumentou em 41.900 pessoas, ultrapassando o milhão. Assim, os profissionais em teletrabalho representam 21% do total de profissionais. A Península de Setúbal e Lisboa encontram-se acima da média nacional, neste tópico.

Em maio de 2024, o valor médio das remunerações em Portugal foi de 1.456,78€, o que retratou um aumento mensal de 1,2%. Lisboa é a região com o número mais elevado, com uma média de remunerações de 1.726,32€. Desde 2022, foram mais as empresas que se constituíram em Portugal, do que as que se dissolveram. Esta realidade manteve-se no segundo trimestre de 2024. Em junho, foram 3.598 as empresas que se constituíram, face às 841 que se dissolveram.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre desempregadosempregadosestudoMercadoPortugalqualificados
Notícia anterior

Saúde & Bem-estar By CENTRALMED: Qual é o impacto da exposição à radiação não ionizante nos ambientes de trabalho?

Notícia seguinte

Nova FCSH oferece programa de Competências Digitais

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Oito mitos da Transformação Digital

Nova FCSH oferece programa de Competências Digitais

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

6 de Março, 2026
Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026
Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

17 de Setembro, 2026
Porque saem os colaboradores e o que ainda os faz querer ficar (segundo 258 DRH)

Vai despedir-se? Não entregue a carta antes de saber isto

17 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');