Dois meses depois do Fórum RH 2021, o evento de referência do setor RH, as novidades ainda não acabaram. Agora, trazemos-lhe regularmente breves entrevistas com os patrocinadores do evento, que em muito contribuíram para o seu sucesso. Hoje é a vez de Sara Dória, founder e managing director da GROW-ING.
Foi à pergunta “Qual a principal mudança que ocorreu no setor RH, nos últimos dois anos, e que trouxe maior impacto à forma como se gere pessoas?” que Sara Dória se propôs a responder.
Se foram várias as mudanças no setor trazidas pela pandemia, Sara Dória destaca o “quebrar de um tabu” – o tabu de que não é possível trabalhar remotamente em Portugal. Os últimos quase dois anos provaram efetivamente que a digitalização dos negócios veio para ficar e quem não achava possível adotar o digital percebeu que não há impossíveis.
A founder e managing director da GROW-ING, empresa de consultoria estratégica de gestão de pessoas, sublinha, no entanto, que “é importante encontrar equilíbrios e não extremar posições”.
Para além do “boom” da digitalização, que vem marcar a agenda dos Recursos Humanos para o futuro, Sara Dória aponta o wellbeing dos colaboradores como um tópico importante a considerar.
No Fórum RH 2021, Sara Dória foi moderadora da mesa redonda “Construa um talento diferenciado: um processo evolutivo”, um debate dedicado ao upskilling e reskilling, as novas tendências de gestão de talento. O painel de oradores abordou o lifelong learning e a importância da tecnologia para contornar os desafios da falta de tempo e dos custos de investimento associados à formação, com a introdução de soluções de e-learning. Se ainda existe um atraso associado às competências digitais, agora é a altura ideal para ganhar um avanço.