Avaliação do Perfil-Empreendedor dos candidatos ao Programa “Azambuja Empreende!”
Autoras:
Inês Subtil, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), Escola de Liderança e Inovação (ELINOV – ISCSP), ines.subtil@iscsp.ulisboa.pt
Patrícia Jardim da Palma, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), Escola de Liderança e Inovação (ELINOV – ISCSP) e Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), ppalma@iscsp.ulisboa.pt
O empreendedorismo conquistou lugar na vida lusófona, sobretudo a partir do período da crise económica. Esta associação deve, contudo, ser bem contextualizada, dado que condiciona de imediato a noção de empreendedorismo, quais as suas nuances, características, formas de gestão e ainda o perfil do empreendedor. O empreendedorismo é tema de inúmeros debates nos últimos anos, porém, o foco tende para ser, maioritariamente, na forma de estimular e incentivar, ao invés de advertir para alguns cuidados e comportamentos que o empreendedor deve considerar. O presente artigo emergiu de um Programa de Empreendedorismo desenvolvido pela ELINOV (Escola de Liderança e Inovação do ISCSP – Universidade de Lisboa), em parceria com a Câmara Municipal de Azambuja, com vista a selecionar os melhores empreendedores com as melhores ideias de negócio, para serem alojados na Incubadora HubsLisbon Azambuja. Este artigo tem como objetivo caraterizar o Perfil-Tendência a partir da amostra dos potenciais empreendedores que concorreram ao concurso de ideias. Isto significa que para além da ideia de negócio, também o Perfil Empreendedor foi avaliado.
A importância do empreendedorismo para os municípios tem aumentado, uma vez que se tem vindo a compreender que é através do incentivo à inovação que se contribui para o desenvolvimento local, criando um contexto mais favorável. Por isso tantos municípios apostam em incubadoras e na seleção de empreendedores.
A ELINOV dedica-se especialmente à área do empreendedorismo e inovação, e tem vindo a desenvolver projetos de investigação-ação no âmbito do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento local.
Em termos concretos, no âmbito do mais recente Programa de Empreendedorismo de Base-Local (Programa “Azambuja Empreende!”), foi possível fazer uma avaliação rigorosa do Perfil Empreendedor, através de questionários/métricas individuais e dinâmicas de grupo. Esta recolha de dados teve como objetivo analisar as competências dos empreendedores que concorreram. Também a intenção empreendedora foi analisada, tendo por base alguns critérios identificados pela literatura[1]. Atendendo à conjuntura única e bastante favorável do Município de Azambuja (“às portas de Lisboa”), o Programa “Azambuja Empreende!” teve como missão a seleção dos melhores Fit Empreendedor – Ideia de Negócio. De forma mais específica, permitiu desenhar o Perfil Empreendedor dos concorrentes a este Programa. A aposta na avaliação do Perfil Empreendedor – a par da Ideia de Negócio – é a vertente inovadora no empreendedorismo que pretende fornecer ferramentas e orientação aos potenciais empreendedores, e também aos investidores, business angels, coordenadores de incubadoras e outros agentes do empreendedorismo. Perspetiva-se que a continuação deste projeto de investigação-ação permita estabelecer uma relação entre o diagnóstico feito ao Perfil Empreendedor, e o sucesso da criação e desenvolvimento de negócios empreendedores.
Por enquanto, e com base nos resultados obtidos, é possível esboçar o Perfil-Tendência, com muitas das características que vão ao encontro das que a literatura identifica como centrais ao Perfil Empreendedor, diagnosticando também aquelas sobre as quais deve haver maior investimento e melhoria.
Tabela 1 – Características do Perfil Tendência
Características do Perfil-Tendência | Breve explicação |
Criatividade | É a mais evidente Capacidade Empreendedora que demonstra a predisposição para gerar ideias novas e úteis. |
Dedicação a uma Carreira | Principal Âncora de Carreira que reflete a tomada de decisões acerca da carreira profissional. Apresenta os motivos e valores que representam o nosso “Eu”. |
Chamamento | O Questionário de Orientação para o Trabalho indica o propósito que o trabalho serve na vida de cada indivíduo e evidenciou: primeiro, o sentimento de “Emprego” no exercício das atividades laborais atuais; e em contraposição o sentimento de “Chamamento” que estes mesmos candidatos expressaram pelo seu negócio empreendedor. |
Motivação pela Autorrealização/Sucesso | Orientação rumo à excelência, à competição, ao alcance de objetivos desafiantes e à superação de obstáculos. |
Esperança, Otimismo, Resiliência e Autoeficácia | Valores elevados dos elementos do Capital Psicológico que revelam “um estado de desenvolvimento psicológico positivo de um indivíduo”[2]. |
As principais características deste Perfil-Tendência são a criatividade, a dedicação a uma carreira, o sentimento de chamamento pelo negócio empreendedor, a motivação pelo sucesso e autorrealização e elementos do capital psicológico positivamente bastante elevados (Tabela 1). A carecer de melhoria emergiu a “competência para a gestão geral”. Recordando a aplicação feita no âmbito de desenvolvimento local, sugere uma necessidade de formação vocacionada.
O Perfil Empreendedor Tendência:
Na “orientação para o trabalho” verificou-se uma forte ênfase dos potenciais empreendedores para verem o seu atual trabalho como “emprego”, ou seja, como “atividade meramente instrumental, que providencia recursos financeiros para outras atividades da vida”[3], contrariamente ao sentimento de chamamento pelo negócio empreendedor. Estes resultados levam a questionar o que pode justificar tal contradição. Estará intimamente relacionado com o contexto socioeconómico, levando os indivíduos a aceitarem trabalhos com os quais não se identificam? Estarão à procura de alternativas ou oportunidades no mundo do empreendedorismo? Se o questionário fosse aplicado após a implementação do negócio no mercado, o sentimento seria o mesmo? Tais resultados levam a crer que o trabalho atual destes potenciais empreendedores é encarado como um “ganha pão”, residindo a sua paixão na ideia de negócio que apresentaram no concurso. É a Ideia do Novo Negócio que parece mover estes potenciais empreendedores!
Para concluir, e pensando em termos de estratégias para a prática, conhecer o Perfil-tendência enquadra as características reais de um grupo de potenciais empreendedores, mas, sobretudo, fornece a ferramenta que permite detetar necessidades de formação e/ou apoio de consultoria. Esta é uma grande mais valia para o autoconhecimento do empreendedor e também para o desenho de um plano de melhoria, contribuindo igualmente para o sucesso do seu negócio.
No âmbito da ELINOV, o próximo passo, e que se revela de todo o interesse, será continuar a aplicar os mesmos questionários/métricas noutros programas e até em incubadoras ou empresas, como forma de validar a proposta do Perfil-Tendência apresentada neste artigo, e contruir para responder a algumas das questões emergentes.
NOTAS:
[1] Palma, P. J. & Silva, R. (2014). Proatividade e Espírito Empreendedor. Em P. J. Palma, M. P. Lopes, & J. Bancaleiro. Psicologia para Não Psicólogos: A Gestão à Luz da Psicologia (pp. 179-198. Editora RH.)
[2] Luthans, F., Youssef, C. M., & Avolio, B. J. (2007). Psychological capital: Developing the human competitive edge. Oxford: Oxford University Press.
[3] Pitacho, L. A.; Palma, P. J. & Correia, P. M. (2019). Construção e estudo psicométrico do Questionário de Orientação para o Trabalho (QOT). Análise Psicológica, 37, 3, 391-403.