ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Setembro 16, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

ARTIGO: O Perfil-Tendência no Empreendedorismo de Base Local

IIRH Por IIRH
2 de Janeiro, 2021
em ARTIGOS TÉCNICOS, GESTÃO DA CARREIRA RH, MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
ARTIGO: O Perfil-Tendência no Empreendedorismo de Base Local
460
Partilhas
737
Visualizações

Avaliação do Perfil-Empreendedor dos candidatos ao Programa “Azambuja Empreende!”

Autoras:


Inês Subtil, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), Escola de Liderança e Inovação (ELINOV – ISCSP),
ines.subtil@iscsp.ulisboa.pt

 

Patrícia Jardim da Palma, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), Escola de Liderança e Inovação (ELINOV – ISCSP) e Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), ppalma@iscsp.ulisboa.pt

 

O empreendedorismo conquistou lugar na vida lusófona, sobretudo a partir do período da crise económica. Esta associação deve, contudo, ser bem contextualizada, dado que condiciona de imediato a noção de empreendedorismo, quais as suas nuances, características, formas de gestão e ainda o perfil do empreendedor. O empreendedorismo é tema de inúmeros debates nos últimos anos, porém, o foco tende para ser, maioritariamente, na forma de estimular e incentivar, ao invés de advertir para alguns cuidados e comportamentos que o empreendedor deve considerar. O presente artigo emergiu de um Programa de Empreendedorismo desenvolvido pela ELINOV (Escola de Liderança e Inovação do ISCSP – Universidade de Lisboa), em parceria com a Câmara Municipal de Azambuja, com vista a selecionar os melhores empreendedores com as melhores ideias de negócio, para serem alojados na Incubadora HubsLisbon Azambuja. Este artigo tem como objetivo caraterizar o Perfil-Tendência a partir da amostra dos potenciais empreendedores que concorreram ao concurso de ideias. Isto significa que para além da ideia de negócio, também o Perfil Empreendedor foi avaliado.

A importância do empreendedorismo para os municípios tem aumentado, uma vez que se tem vindo a compreender que é através do incentivo à inovação que se contribui para o desenvolvimento local, criando um contexto mais favorável. Por isso tantos municípios apostam em incubadoras e na seleção de empreendedores.

A ELINOV dedica-se especialmente à área do empreendedorismo e inovação, e tem vindo a desenvolver projetos de investigação-ação no âmbito do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento local.

Em termos concretos, no âmbito do mais recente Programa de Empreendedorismo de Base-Local (Programa “Azambuja Empreende!”), foi possível fazer uma avaliação rigorosa do Perfil Empreendedor, através de questionários/métricas individuais e dinâmicas de grupo. Esta recolha de dados teve como objetivo analisar as competências dos empreendedores que concorreram. Também a intenção empreendedora foi analisada, tendo por base alguns critérios identificados pela literatura[1]. Atendendo à conjuntura única e bastante favorável do Município de Azambuja (“às portas de Lisboa”), o Programa “Azambuja Empreende!” teve como missão a seleção dos melhores Fit Empreendedor – Ideia de Negócio. De forma mais específica, permitiu desenhar o Perfil Empreendedor dos concorrentes a este Programa. A aposta na avaliação do Perfil Empreendedor – a par da Ideia de Negócio – é a vertente inovadora no empreendedorismo que pretende fornecer ferramentas e orientação aos potenciais empreendedores, e também aos investidores, business angels, coordenadores de incubadoras e outros agentes do empreendedorismo. Perspetiva-se que a continuação deste projeto de investigação-ação permita estabelecer uma relação entre o diagnóstico feito ao Perfil Empreendedor, e o sucesso da criação e desenvolvimento de negócios empreendedores.

Por enquanto, e com base nos resultados obtidos, é possível esboçar o Perfil-Tendência, com muitas das características que vão ao encontro das que a literatura identifica como centrais ao Perfil Empreendedor, diagnosticando também aquelas sobre as quais deve haver maior investimento e melhoria.

Tabela 1 – Características do Perfil Tendência

Características do Perfil-TendênciaBreve explicação
CriatividadeÉ a mais evidente Capacidade Empreendedora que demonstra a predisposição para gerar ideias novas e úteis.
Dedicação a uma CarreiraPrincipal Âncora de Carreira que reflete a tomada de decisões acerca da carreira profissional. Apresenta os motivos e valores que representam o nosso “Eu”.
Chamamento O Questionário de Orientação para o Trabalho indica o propósito que o trabalho serve na vida de cada indivíduo e evidenciou: primeiro, o sentimento de “Emprego” no exercício das atividades laborais atuais; e em contraposição o sentimento de “Chamamento” que estes mesmos candidatos expressaram pelo seu negócio empreendedor.
Motivação pela Autorrealização/SucessoOrientação rumo à excelência, à competição, ao alcance de objetivos desafiantes e à superação de obstáculos.
Esperança, Otimismo, Resiliência e AutoeficáciaValores elevados dos elementos do Capital Psicológico que revelam “um estado de desenvolvimento psicológico positivo de um indivíduo”[2].

As principais características deste Perfil-Tendência são a criatividade, a dedicação a uma carreira, o sentimento de chamamento pelo negócio empreendedor, a motivação pelo sucesso e autorrealização e elementos do capital psicológico positivamente bastante elevados (Tabela 1).  A carecer de melhoria emergiu a “competência para a gestão geral”. Recordando a aplicação feita no âmbito de desenvolvimento local, sugere uma necessidade de formação vocacionada.

 

O Perfil Empreendedor Tendência:

Na “orientação para o trabalho” verificou-se uma forte ênfase dos potenciais empreendedores para verem o seu atual trabalho como “emprego”, ou seja, como “atividade meramente instrumental, que providencia recursos financeiros para outras atividades da vida”[3], contrariamente ao sentimento de chamamento pelo negócio empreendedor. Estes resultados levam a questionar o que pode justificar tal contradição. Estará intimamente relacionado com o contexto socioeconómico, levando os indivíduos a aceitarem trabalhos com os quais não se identificam? Estarão à procura de alternativas ou oportunidades no mundo do empreendedorismo? Se o questionário fosse aplicado após a implementação do negócio no mercado, o sentimento seria o mesmo? Tais resultados levam a crer que o trabalho atual destes potenciais empreendedores é encarado como um “ganha pão”, residindo a sua paixão na ideia de negócio que apresentaram no concurso. É a Ideia do Novo Negócio que parece mover estes potenciais empreendedores!

Para concluir, e pensando em termos de estratégias para a prática, conhecer o Perfil-tendência enquadra as características reais de um grupo de potenciais empreendedores, mas, sobretudo, fornece a ferramenta que permite detetar necessidades de formação e/ou apoio de consultoria. Esta é uma grande mais valia para o autoconhecimento do empreendedor e também para o desenho de um plano de melhoria, contribuindo igualmente para o sucesso do seu negócio.

No âmbito da ELINOV, o próximo passo, e que se revela de todo o interesse, será continuar a aplicar os mesmos questionários/métricas noutros programas e até em incubadoras ou empresas, como forma de validar a proposta do Perfil-Tendência apresentada neste artigo, e contruir para responder a algumas das questões emergentes.

 

NOTAS:

[1] Palma, P. J. & Silva, R. (2014). Proatividade e Espírito Empreendedor. Em P. J. Palma, M. P. Lopes, & J. Bancaleiro. Psicologia para Não Psicólogos: A Gestão à Luz da Psicologia (pp. 179-198. Editora RH.)

[2] Luthans, F., Youssef, C. M., & Avolio, B. J. (2007). Psychological capital: Developing the human competitive edge. Oxford: Oxford University Press.

[3] Pitacho, L. A.; Palma, P. J. & Correia, P. M. (2019). Construção e estudo psicométrico do Questionário de Orientação para o Trabalho (QOT). Análise Psicológica, 37, 3, 391-403.

 

 

Mais sobre ArtigoEmpreendedorempreendedorismoISCSPperfil
Notícia anterior

Liderar em tempos de (grande) crise, por Mário Ceitil, presidente da APG

Notícia seguinte

Marco Costa (Talkdesk): “O impacto desta crise, em termos de dimensão e duração, veio colocaros continuity plans à prova”

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Marco Costa (Talkdesk): “O impacto desta crise, em termos de dimensão e duração, veio colocaros continuity plans à prova”

Marco Costa (Talkdesk): "O impacto desta crise, em termos de dimensão e duração, veio colocaros continuity plans à prova"

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

Sabe em que condições pode aplicar a isenção de horário de trabalho?

11 de Novembro, 2024
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

15 de Setembro, 2026
Trabalhadores estrangeiros em Portugal: o panorama legal atual

Do “no-poach” aos salários: a Concorrência está cada vez mais de olhos postos nos recursos humanos

15 de Setembro, 2026
Crónica: 2025 – O Ano de Todos os Perigos – por Mário Ceitil, Assembleia Geral da APG

Crónica. “A tecnoautocracia e o mal-estar na aprendizagem”, por Mário Ceitil

15 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');