• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Março 25, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

ARTIGO: O technoeustress no contexto da revolução digital e do stress ocupacional

IIRH Por IIRH
30 de Novembro, 2022
em ARTIGOS TÉCNICOS, DESTAQUES
0
Stress
23
Partilhas
251
Visualizações

 

 

Autoras: Lígia Nascimento, Investigadora e Docente do Ensino Superior, Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) da Universidade Lusíada de Lisboa, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) | Manuela Faia Correia, Professora Associada e Investigadora, Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) da Universidade Lusíada de Lisboa


N

 

as últimas décadas as TIC mudaram a forma como agimos, interagimos, trabalhamos, ocupamos os nossos tempos de lazer, tratamos dos mais variados assuntos. Numa frase, a forma como vivemos.

De entre as várias revoluções industriais, a Revolução 4.0 foi reconhecida como a mais importante, uma vez que a sua abrangência e velocidade de propagação alcançaram uma escala maior do que em qualquer outro período da história humana, fundindo as esferas física, digital e biológica. As organizações rapidamente anteviram o papel das novas tecnologias na sua competitividade e progresso, sendo que, atualmente, embora o grau de digitalização varie consoante o setor, a grande maioria define a respetiva estratégia e gere as operações numa infraestrutura de base tecnológica.

As alterações produzidas nas organizações trouxeram, inevitavelmente, mudanças no trabalho. O teletrabalho, que nos dias de hoje se tornou trivial em virtude dos condicionalismos impostos pela pandemia COVID-19, já se encontrava em grande crescimento em alguns países, pelo que, exercer a atividade profissional de forma remota, com base em dispositivos tecnológicos diversos, bem como na conectividade permitida pela internet, tornou-se bastante apelativo devido à flexibilidade e independência dos vetores tempo e espaço.

Até mesmo no trabalho presencial, a integração das TIC não só se impõe como um dado adquirido, mas também como uma realidade na maioria das funções, tornando-se em condição sine qua non para a concretização de qualquer atividade e assumindo-se, explícita e implicitamente, nos requisitos ou normas relacionadas com o trabalho, invocando novos padrões de atuação. Desta forma, as TIC agilizam e apoiam a realização das tarefas e a condução dos processos, conferindo-lhes mais celeridade, segurança, eficácia e produtividade.

Contudo, da integração das TIC adveio uma constante conectividade, uma maior sobrecarga e um lidar com sucessivas atualizações e necessidades de adaptação contínua que, de um modo geral, tiveram como resultado uma perceção de stress por parte dos utilizadores – o technostress – que se vem constituindo num crescente fenómeno de estudo interdisciplinar.

Quando falamos em stress, quase sempre associamos uma conotação negativa, o mesmo sucedendo com o technostress. Ou seja, pensamos em consequências psicológicas, comportamentais ou mesmo fisiológicas, tais como desconforto, ansiedade, ineficácia ou aumento da pressão arterial. Em contexto ocupacional, claramente se anteveem efeitos nefastos, como redução da satisfação, do engagement e do desempenho. É assim possível compreender o denominado paradoxo das TIC: concebidas e implementadas com desígnios de suporte e facilitação, apresentam, contudo, o reverso da medalha, ao poderem gerar efeitos adversos.

Mas será que o stress e o technostress são sempre negativos e disfuncionais? Ou poderão ser benéficos para as pessoas e para as organizações? Embora, para um entendimento compreensivo do fenómeno, a literatura reconheça a distinção entre distress e eustress e (no contexto tecnológico) os seus equivalentes technodistress e technoeustress – para designar as valências negativa e positiva, respetivamente – a verdade é que a vertente positiva tem sido muito menos alvo de estudo e de intervenções práticas.

Perante a mesma situação de exigência tecnológica, dependendo dos recursos pessoais ou organizacionais disponíveis, as pessoas podem considerar que estão perante uma ameaça ou, em alternativa, um desafio. E, neste último caso, o mais provável é que se associem sentimentos de entusiasmo e sejam empreendidas ações que permitam dominar a situação e ultrapassar eventuais obstáculos, conduzindo previsivelmente a resultados favoráveis.

Estudar o technoeustress e conhecer os fatores que o estimulam permite ir além de uma redutora postura de mera minimização dos efeitos negativos do stress induzido pela utilização das TIC no trabalho.  Em complemento, representa investir em políticas e práticas de gestão que visem incrementar não apenas a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, como também os resultados organizacionais. Neste sentido, torna-se necessário identificar os aspetos de contexto e individuais que potenciam o technoeustress. Em concreto, há vantagem em conhecer, a montante, que condições fomentam esta perceção positiva de stress face às TIC, sejam elas 1) as caraterísticas inerentes às ferramentas tecnológicas de uso profissional, para que os respetivos desenho e implementação possam ser otimizados em conformidade; 2) os mecanismos organizacionais de apoio aos utilizadores das TIC, a criar ou desenvolver; 3) as caraterísticas individuais (nomeadamente competências, personalidade) que possam, por exemplo, ser objeto de desenvolvimento e/ou aspeto a atender no recrutamento.

Estudar o technoeustress e conhecer os fatores que o estimulam permite ir além de uma redutora postura de mera minimização dos efeitos negativos do stress induzido pela utilização das TIC no trabalho

Os avanços tecnológicos são irreversíveis e têm vindo a desafiar a natureza humana. O desafio é que as pessoas comandem a transformação digital em seu benefício, e não o oposto. E o gestor de RH pode ter um papel fundamental neste desígnio.

Artigo técnico publicado na edição n.º 135 da RHmagazine, referente aos meses de julho/agosto de 2021.

 

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre Desafiossaúde e bem estarStressteletrabalhoTICTransformação digital
Notícia anterior

Keeptalent Portugal lança hoje nova marca – eis a Keeptalent Search!

Notícia seguinte

Eduardo Caria, Ageas Portugal: “A forma inovadora como nos apresentamos é um fator positivo para captar mais e melhores talentos”

Notícia seguinte
Eduardo Caria, Ageas Portugal: “A forma inovadora como nos apresentamos é um fator positivo para captar mais e melhores talentos”

Eduardo Caria, Ageas Portugal: "A forma inovadora como nos apresentamos é um fator positivo para captar mais e melhores talentos"

Leia aqui a ultima edição

Últimas entradas

Ricardo Freitas é o novo HCM Sales Manager da Cegid em Portugal

Ricardo Freitas é o novo HCM Sales Manager da Cegid em Portugal

Por Guilherme Lopes
25 de Março, 2023
0

Com 22 anos de experiência no mundo...

Luís Lopes é o novo CEO da Vodafone Portugal

Luís Lopes é o novo CEO da Vodafone Portugal

Por Guilherme Lopes
24 de Março, 2023
0

AVodafone Portugal anuncia que, a partir de...

4 formações do IIRH a não perder de vista este ano

4 formações do IIRH a não perder de vista

Por IIRH
25 de Março, 2023
0

A formação é cada vez mais uma...

Alexandra Andrade, Adecco: “Hoje em dia, quem tem o candidato é rei”

Alexandra Andrade, Adecco: “Hoje em dia, quem tem o candidato é rei”

Por IIRH
23 de Março, 2023
0

Na Adecco Portugal, o que é que...

Diversidade e Inclusão

Diversidade e Inclusão: Como podem as empresas passar da teoria à prática?

Por Sara Moutinho Lopes
23 de Março, 2023
0

De acordo com uma pesquisa levada a...

Relatório único

Atualidade Laboral: Relatório Único – Dados referentes a 2022, prazo de entrega iniciou a 16 de março de 2023

Por Orlando Santos Silva
23 de Março, 2023
0

  Autor: Orlando Santos Silva, Advogado    ...

VEJA MAIS

Compensação

Agenda de Eventos RH

Março 2023
Mar 29 - 30 2023

Expo RH

Centro de Congressos Estoril
Abril 2023
Abr 10 2023

Formação: Cálculo e processamento salarial – OE2023

Abr 12 - 18 2023

Formação: People Management

Abr 12 - 18 2023

Formação: Equipas de Alto Desempenho

Abr 17 - 21 2023

ESG WEEK 2023

Atmosfera M
Abr 19 - 20 2023

Formação: Gestão da remuneração e compensação

Congresso RH volta a debater as melhores práticas em gestão de pessoas
Abr 20 2023

Congresso RH

Coimbra Business School | ISCAC
Abr 20 - 21 2023

Formação: Otimização fiscal das remunerações

Maio 2023
Mai 03 - 04 2023

Formação: Design Thinking e Agile na Gestão de RH

Mai 09 - 10 2023

Formação: Balanced Scorecards: conceber um quadro de indicadores de RH

Mai 11 - 12 2023

Formação: Como melhorar o seu Employer Branding para captar talento

Mai 23 2023

Fórum RH 2023

Estádio Sport Lisboa e Benfica
No event found!
Load More

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital – ÁREA PESSOAL
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • Assinar a RHmagazine
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist