O mundo empresarial é confrontado todos os dias com mudanças e o dia-a-dia das empresas é marcado por novos desafios na manutenção da relevância e da competitividade no mercado. Com o advento de novas tecnologias e novos concorrentes, existem vários fatores que sobem as expectativas quer dos consumidores, como dos colaboradores.
Portanto não é de espantar que as organizações e as respetivas lideranças têm de ser capacitadas para fazer frente aos desafios impostos. Um papel que recai, com urgência, na figura do líder.
Neste sentido, a GoodHabitz identifica cinco das competências mais valorizadas nestes profissionais de topo do presente e do futuro, em Portugal.
Comunicação
“É certo que a comunicação é a base para uma boa liderança, mas muitas vezes é preciso aprender a comunicar ou aprimorar a forma como o fazemos. Isto envolve saber passar a informação necessária de forma clara, bem como ouvir os colaboradores, dar e receber feedback”, explica a GoodHabitz.
Neste sentido, é essencial que os líderes estejam capacitados para comunicar de forma positiva e até criarem as expectativas certas, nomeadamente, através da definição de objetivos realistas e da motivação dos colaboradores.
Liderança empática
No vaivém diário de uma empresa, é fácil ficar preso apenas a conversas sobre o negócio, uma vez que a tendência é ter o foco na eficiência do trabalho e nas atualizações sobre os projetos em prol do acompanhamento do colaborador. Contudo, as atualizações pessoais são muito importantes para conseguir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
“É, portanto, fundamental que os gestores invistam tempo a perceber os desafios e objetivos pessoais dos profissionais. É ainda importante que os líderes tenham as ferramentas certas para conduzir estes desafios com empatia e ajudar os colaboradores a manterem-se num caminho saudável”, explica a GoodHabitz.
Criação de Espírito de Equipa
Ao falar de espírito de equipa vêm muito à cabeça atividades de team building, como festas e viagens de grupo, mas nem sempre estes planos são fáceis de concretizar, pelo que cabe aos líderes promoverem um ambiente e cultura positivos, garantindo que todos se sentem bem-vindos, incluídos e valorizados – o que só pode ser garantido com as competências certas.
Liderança inspiracional
Os líderes, além de guiarem as suas equipas, têm também o papel de ser exemplo. Isto significa ensinar os colaboradores a encontrarem a sua própria forma de trabalhar, incentivar as equipas a explorarem novos processos, a ganhar experiência e novas competências e a desenvolver os seus talentos.
“É, por isso, fundamental que o team leaders sejam uma inspiração para o sucesso no trabalho”, sublinha a GoodHabitz.
Competências digitais
Em pleno século XXI, pode parecer óbvia a necessidade de capacitar os líderes com competências digitais, mas estas, nos dias que correm, vão muito além de garantir que estes sabem mexer em computadores ou trabalhar com determinado software.
Para ser um bom líder atualmente é necessário saber guiar as equipas na utilização de plataformas digitais, ser facilitador e impulsionador da colaboração online e também ajudar os colaboradores a ultrapassar certas limitações, nomeadamente, do trabalho remoto – se se verificar.