Autor: Rafael Silva, HR Director da Edenred Portugal
Do recrutamento à formação, passando por diversos benefícios sociais e iniciativas nas áreas do bem-estar e da responsabilidade social. A Edenred tem o colaborador no centro do seu mundo.
Garantindo em Portugal a presença de um prestigiado grupo mundial dedicado ao setor dos benefícios sociais, a Edenred Portugal é um caso paradigmático de boas práticas na gestão das pessoas que a integram.
Desde logo, disponibiliza aos seus colaboradores as soluções que promove no âmbito do seu core business – os vales sociais Euroticket Refeição (subsídio alimentação), Euroticket Creche (filhos até 6 anos) e Euroticket Estudante (filhos com 7 ou mais anos). Rafael Silva, diretor de Recursos Humanos da empresa, sublinha que estes benefícios vão precisamente ao encontro de uma das maiores preocupações do trabalhador – “garantir a educação e formação dos seus filhos”.
Na mesma linha do cuidado transversal com clientes e funcionários, a Edenred dinamiza também junto destes o FOOD, programa de promoção da alimentação saudável (em parceria com a Direção-Geral da Saúde). Ainda nos bons hábitos para mente e corpo, os criadores do muito conhecido Euroticket Refeição organizam o Edenraid, desafio desportivo solidário do Grupo Edenred que tem como objetivo a angariação de fundos para uma organização sem fins lucrativos ao mesmo tempo que incentiva a prática desportiva (os trabalhadores percorrem o máximo de kms que conseguirem, já que estes irão equivaler ao montante do donativo).
No quadro do plano de benefícios que se adapta ao estilo de vida e preferências dos seus funcionários, a empresa implementou de forma definitiva – mas facultativa – o modelo de trabalho híbrido (alguns dias da semana) e concede ainda um dia de descanso adicional à escolha de cada colaborador (anual), o “wellbeing day”.
No Edenraid, desafio desportivo solidário que tem como objetivo a angariação de fundos para uma organização sem fins lucrativos, os trabalhadores percorrem o máximo de kms que conseguirem, já que estes irão equivaler ao montante do donativo a conceber
A prioridade dada ao bem-estar e desenvolvimento do colaborador – de modo a construir uma boa experiência no local de trabalho – é um imperativo desde o primeiro dia na empresa. Começa logo no recrutamento (participação de várias equipas e do CEO em todos os processos) e prossegue no onboarding, que é cuidadosamente preparado: envolve o contacto com todos os departamentos e é enquadrado pelo Programa de Mentoria (no dia em que inicia funções, o funcionário passa a ter um padrinho – um colega com funções de coordenação noutro departamento que irá apoiá-lo nos primeiros meses).
Desenvolver, o grande desígnio
A formação é vista como o principal instrumento para o desenvolvimento dos colaboradores. Por isso, há um plano individual, realizado à medida da necessidade mas também do desejo de progressão de cada trabalhador.
Além dos conteúdos específicos, fornecidos tendo em conta os perfis e as funções individuais, os profissionais podem usufruir das vantagens da plataforma internacional de formação do Grupo Edenred – edu-, que lhes permite fazer formações especializadas e atualizar conhecimentos, mas igualmente aumentar competências em áreas nas quais tenham um interesse especial, como por exemplo aprender uma língua diferente. A edu está em permanente evolução, disponibilizando novos conteúdos e modelos de aprendizagem.
O diretor de Recursos Humanos frisa a importância e os objetivos da formação para a Edenred: “A oferta de formação em diferentes áreas e o aumento de competências são pilares fundamentais na nossa política de gestão de pessoas. Queremos ajudar os nossos colaboradores a atingirem todo o seu potencial”.
Os colaboradores podem usufruir das vantagens da plataforma internacional de formação do Grupo Edenred – edu -, que lhes permite fazer formações especializadas e também aumentar competências em áreas onde tenham um interesse especial, como aprender um novo idioma
Noutro plano do desenvolvimento – o pessoal – e inscrito no seu compromisso com a comunidade e os ecossistemas, a empresa promove a cidadania ativa: através do Idealday e do Grupo de Voluntariado da Edenred, os funcionários realizam ações de voluntariado e solidariedade durante o horário de trabalho (sendo, por exemplo, agentes de ações como a limpeza de praias, a plantação de árvores, a preparação da refeição para uma comunidade sénior ou a pintura de uma casa comunitária).
Consciente de que a comunicação é a malha que tece a ligação entre profissionais e destes com a empresa, a Edenred fundou uma rede social interna – a plataforma RED – , que permite aos colaboradores acompanhar as suas iniciativas e participar nelas. É um meio onde se cultiva o espírito de pertença à organização e em que os profissionais se podem conhecer, sem qualquer restrição geográfica (46 países), interagindo e reforçando ligações.
A EdenTalks é a outra grande atividade implementada: semanal ou quinzenalmente, os colaboradores são convidados a parar e ter uma videoconversa, que pode assumir a forma de um workshop (como os que já foram realizados sobre work-life balance, saúde ou comunicação efetiva).
“Queremos fazer a diferença positiva e efetiva na vida das pessoas, começando pelos nossos colaboradores, procurando ser o melhor local para as pessoas trabalharem e se desenvolverem, tanto a nível profissional como pessoal”, assim sintetiza Rafael Silva a perspetiva da Edenred sobre os seus recursos humanos.
Artigo publicado no suplemento especial “Melhores Práticas em RH” que acompanhou a edição n.º 140 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2022.
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