Fruto dos vários anos de parceria entre a APG e a Happiness Works, que, anualmente, e desde 2012, elabora o “ranking das empresas felizes”, distinguindo as empresas mais felizes e o “Happy Boss” do ano, a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG), em parceria com a Happiness Works, vai lançar a sua primeira ação de Certificação em Happiness Manager, destinada a profissionais de várias áreas e setores de atividades e que pretendam exercer internamente a função de “Happiness Manager”.
Este curso terá início já a 28 de setembro de 2022 e terá a duração de seis meses, sendo realizado em regime híbrido e à distância, permitindo que seja frequentado por profissionais dos vários países de língua portuguesa. Com uma duração de 80 horas, será realizado sempre nas últimas semanas dos meses, de 4.ª feira a sábado, em horário compatível com os vários fusos horários (4ª a 6ª feira, das 19h às 23h e sábados das 14h às 18h – horários de Portugal).
“Este é mais um passo gigante da APG de reforçar as competências dos gestores de pessoas promovendo e desenvolvendo as melhores práticas nacionais e internacionais numa área cada vez mais vital nas empresas. Vivemos hoje na era da experiência do colaborador e as empresas precisam urgentemente de se focarem no mais importante que têm: as suas pessoas”, diz Pedro Ramos, Presidente da APG.
Constituído por nove módulos, este curso é essencialmente de cariz prático, fornecendo “ferramentas” de trabalho aos atuais e futuros “Happiness Managers”, ajustando-as a cada uma das suas realidades.
“Faz parte do propósito da APG qualificar os profissionais que gerem pessoas trazendo inovação e difundindo o desejo de fazer acontecer”, acrescenta Pedro Ramos.
São os seguintes módulos que compõem esta certificação:
- Felicidade Organizacional
– Conceito
– Modelo
– Como medir
– Casos - Psicologia Positiva
– Conceito
– Modelos
– Como implementar nas organizações
– Casos - Happy Employee Journey
– Conceito
– Modelo
– Como mapear e medir
– Casos - Propósito Organizacional
– Conceito
– Modelo
– Como medir
– Casos - Happiness Manager
– Conceito
– Perfil
– Descrição funções
– Saídas profissionais - Como implementar uma cultura de Felicidade Organizacional
– Diagnóstico
– Canvas de Felicidade Organizacional
– Definição prioridades
– Ações
– Como medir o impacto das ações
– Casos - Happiness Management (caso prático realizado numa organização)
– Diagnóstico de Felicidade Organizacional
– Diagnóstico de Happy Employee Journey
– Diagnóstico de Propósito Organizacional
– Canvas de Felicidade Organizacional
– Definição de prioridades
– Definição de ações
– Implementação de ações
– Medir impacto
– Apresentação aos colaboradores - Happy Manager Skills
– Como ajustar o perfil pessoal e profissional à função de HM - Personal Pitch
– Procura de oportunidades profissionais de HM
– Simulação de entrevista
Algumas sessões terão um carácter presencial e à distância (regime híbrido), sendo que a grande maioria decorrerão apenas no modelo online.
Para mais informações, contacte: happymanager@apg.pt
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!