A Cobee, plataforma digital de gestão de benefícios, entrou para o mercado português este mês. A RHmagazine esteve à conversa com Borja Aranguren, CEO e cofundador da Cobee, para perceber quais são os objetivos para Portugal e o que podem as empresas e os colaboradores esperar desta plataforma.
Baseada em Madrid, a Cobee nasceu em 2018, fundada por Borja Aranguren e Daniel Olea. A plataforma surge com o intuito de aliviar a carga administrativa dos RH, ao disponibilizar um serviço no qual o departamento pode gerir todos os benefícios que a empresa oferece aos colaboradores. Aos colaboradores, a Cobee disponibiliza uma app e um cartão Visa, onde as vantagens podem ser geridas.
A RHmagazine foi falar com Borja Aranguren, CEO e cofundador da Cobee, para ficar a conhecer melhor esta plataforma e os seus objetivos.
BC: A Cobee chegou a Portugal este mês e promete uma plataforma digital de gestão dos benefícios dos colaboradores. O que podem as empresas portuguesas esperar da Cobee? O que traz esta solução a Portugal?
BA: O nosso principal objetivo é levar ao país um conjunto de benefícios que agrade aos colaboradores e que não acarrete um aumento da carga administrativa para o RH.
Dentro da estratégia que vamos aplicar, vamos apostar em conhecer e compreender muito bem o mercado português, de forma a adaptar ao máximo a nossa proposta de valor às necessidades de todas as empresas portuguesas.
Mas a nossa proposta é muito simples e dirige-se tanto a empresas como a colaboradores.
Disponibilizamos aos Recursos Humanos uma plataforma 100% digital e automatizada, a partir da qual as empresas podem oferecer aos seus colaboradores todos os benefícios que queiram. Todos os processos são automatizados, o que reduz muito a carga administrativa, e não há necessidade de fornecedores ou intermediários.
Quanto aos colaboradores, oferecemos-lhes uma plataforma muito simples e intuitiva (tudo se junta numa app e num cartão), a partir da qual podem gerir de forma autónoma todas as vantagens que a sua empresa lhes oferece.
Com quantas empresas já se encontram a trabalhar? E com quantas esperam trabalhar até ao final do ano?
Temos estado muito pouco em Portugal e ainda estamos a crescer neste país. É verdade que o nosso produto se adapta a qualquer empresa e isso é demonstrado pela carteira de clientes que temos em Espanha: confiam na Cobee grandes empresas como PwC, WPP, Avis, Glovo Tripadvisor, mas também pequenas empresas como Hawkers ou The Power MBA.
Importa ainda sublinhar que o início da atividade em Portugal se deve, entre outros fatores, ao facto de alguns dos nossos atuais clientes, que também têm operações a nível ibérico, terem manifestado interesse em oferecer a Cobee aos seus colaboradores portugueses no caso de expandimos o mercado para o país vizinho. Portanto, isso significa que já entrámos no país vizinho com alguns acordos com clientes atuais.
Quais são os objetivos da Cobee para o mercado português?
O principal objetivo da Cobee é continuar a desenvolver um produto que os colaboradores apreciem, e que também facilite um pouco a vida dos departamentos de Recursos Humanos. Por isso, trabalhamos todos os dias para saber o que os colaboradores precisam em todos os momentos e assim poder-lhes oferecer o nosso produto.
A Cobee nasceu para deixar de lado os benefícios tradicionais e romper com o estabelecido. Somos inovadores diante de um mercado que permanece o mesmo depois de tantos anos e que não está focado em oferecer aos colaboradores o que eles realmente precisam.
Percebemos que os benefícios tradicionais que existem atualmente no mercado português não estão a satisfazer as verdadeiras necessidades dos colaboradores e que estão dispersos. A Cobee pretende romper com tudo isso, reunindo todos os benefícios numa mesma plataforma.
Esta proposta de valor fez com que, em Espanha, tivéssemos alcançado até 70% de adesão da força de trabalho a este tipo de planos de benefícios. Assim, o nosso objetivo para Portugal é fazer com que as empresas encontrem na Cobee uma nova forma eficiente de oferecer benefícios que os colaboradores também apreciem.
A Cobee vai contratar em 2021?
A força de trabalho da Cobee em Espanha duplicou a meio da pandemia. Em Lisboa, contamos já com três profissionais nativos que já possuem uma profunda experiência e conhecimento do mercado português. Claro, a equipa de Madrid dará suporte sempre que precisarem.
Com as expectativas de crescimento que temos no país vizinho, tudo indica que a seleção de Portugal vai crescer com bastante rapidez.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!