Das 1691 organizações Top Employers 2021 certificadas em 120 países, 21 foram certificadas em Portugal.
As organizações certificadas como Top Employers em Portugal provaram estar à altura dos standards globais. Focadas em garantir aos seus colaboradores uma experiência profissional positiva, têm implementado excelentes práticas de recursos humanos que viabilizam a sua capacidade de atração e retenção do talento.
O processo de certificação é rigoroso, sendo composto por uma análise e auditoria às práticas de recursos humanos das organizações participantes. Esta análise tem por base os exigentes standards da HR Best Practices Survey, que é aplicada em todos os países, e considera as referências globais das melhores práticas de gestão de pessoas. A auditoria do Top Employers Institute abrange 6 domínios estratégicos, compostos por 20 subdomínios que contemplam 200 práticas de recursos humanos:
➢ Dirigir: foca a Estratégia de Negócio, a Estratégia de Pessoas e a Liderança.
➢ Transformar: incide sobre a Organização e Gestão da Mudança, o Digital HR e o Ambiente de Trabalho.
➢ Atrair: inclui o Employer Branding, a Aquisição de Talentos e o Onboarding.
➢ Desenvolver: incide sobre o Desempenho, a Gestão de Carreiras e a Formação.
➢ Comprometer: abrange o Bem-estar, Engagement, Remuneração e Reconhecimento, e Off-boarding.
➢ Unir: engloba os Valores, Ética e Integridade, a Diversidade e Inclusão, e a Sustentabilidade.
«As organizações Top Employers em Portugal e em todo o mundo têm demonstrado que, apesar deste contexto conturbado e dos enormes desafios, continuam focadas em melhorar as suas práticas de gestão de pessoas. Pode referir-se que estas organizações têm contribuído, mesmo numa conjuntura tão instável, para melhorar o mundo do trabalho. Inspiram tanto as organizações dos seus países, como as organizações de todo o mundo», realça Marisa Martins, European Business Development Manager da Top Employers Institute.
Lista das 21 organizações Top Employers em Portugal
Angelini Pharma, AstraZeneca, Bankinter, BNP Paribas Personal Finance, DHL Parcel, DHL Supply Chain, EDP, EDP Renováveis, Huawei, JTI, Novartis, Olympus, PepsiCo, Randstad, Saint-Gobain, SAP, Sandoz, Servier, SCANIA, Takeda, Whitestar Asset Solutions.
Organizações Top Employers em Portugal com certificações Internacionais:
O programa de certificação Top Employers certifica as organizações a nível local (países), a nível regional continental (Europa/Asia Pacific/Latin America/ North America; Africa; Middle East) e global, onde a presença geográfica de países certificados é necessariamente ampla (certificação de 3 continentes e pelo menos 25 países).
- Top Employers 2021 em Portugal com Certificação Regional Europeia
Angelini Pharma, AstraZeneca, BNP Paribas Personal Finance, DHL Parcel, DHL Supply Chain, EDP Renováveis, Huawei, JTI, Novartis, Olympus, PepsiCo, SaintGobain, SAP, Sandoz, Servier, Takeda.
- Top Employers 2021 em Portugal com Certificação Global
JTI, Novartis, PepsiCo, Saint-Gobain, SAP, Sandoz, Takeda.
Algumas das principais tendências dos Top Employers em todo o mundo
A metodologia do programa de certificação do Top Employers Intitute tem por base a HR Best practices survey, que aglomera 200 práticas de recursos humanos. Este questionário é aplicado a organizações de todos os setores, nos 120 países onde a Top Employers opera. Com base nos resultados da pesquisa desta edição Top Employers 2021, destacam-se algumas tendências globais na gestão de recursos humanos:
✓ A saúde e bem-estar é uma prioridade, não só relativamente à pandemia, mas também no que respeita à saúde mental e equilíbrio emocional dos colaboradores.
✓ As organizações são cada vez mais transparentes com os colaboradores, especialmente no que respeita a informações sobre como a mudança estratégica pode afetá-los no futuro.
✓ A diversidade e inclusão são, em todas as suas dimensões, imperativas para as organizações.
✓ Fazer corresponder a realidade interna da organização com o employer branding e a proposta de valor ao empregado como forma de potenciar maior capacidade de atração e retenção.
✓ Aumento da implementação de tecnologia específica para processos de acolhimento e integração.
✓ O feedback frequente sobre o desempenho do colaborador é cada vez mais importante, ao direcionar o desempenho e o desenvolvimento de competências numa perspetiva de líder-coach.
✓ As principais competências para os líderes em 2021 incluem empatia, empowerment, comunicação e flexibilidade.
✓ O desenvolvimento de lideranças mais humanas que privilegiem a proximidade das relações, e a transparência entre líder e colaborador.
✓ O uso de plataformas digitais para facilitar a aprendizagem social, sendo uma das formas mais eficazes de desenvolver e aumentar o conhecimento organizacional.
✓ Formalização de líderes de dinamização das redes internas, por forma a fomentar uma maior conexão, partilha e colaboração interna.
✓ Os líderes de RH tornam-se parceiros de negócio, através do apoio aos líderes da organização nas questões relacionadas com o desenvolvimento do talento, desempenho e estratégia.
✓ Obter o feedback frequente dos colaboradores é uma das principais prioridades, sob forma de obter informação em tempo real que permita a definição de planos de ação eficientes sobre diferentes áreas, como a cultura organizacional, a liderança, o engagement, a comunicação, entre outros.
Dia 28 de Janeiro terá lugar o evento de celebração virtual, ao qual assistirão mais de 10 000 pessoas em todo o mundo. Veja o teaser aqui.
ASSINE AQUI A NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E RECEBA OS MELHORES ARTIGOS DA SEMANA!