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Cinco estratégias para promover a confiança, o moral e o bem-estar dos colaboradores

É essencial implementar estratégias que melhorem a confiança e o moral dos colaboradores. Agora mais que nunca.

Beatriz Cassona Por Beatriz Cassona
22 Dezembro, 2020
em SAÚDE E BEM-ESTAR
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Cinco estratégias para promover a confiança, o moral e o bem-estar dos colaboradores
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Enquanto gestor, o que pode fazer para promover a confiança dos seus colaboradores? A pandemia e a exposição constante a notícias negativas têm levado a um aumento do stress e da ansiedade, pelo que é importante saber implementar estratégias que impulsionem o pensamento positivo, o moral e a confiança dos trabalhadores.

De acordo com a Randstad, pesquisas mostram que, mesmo em épocas normais, a exposição contínua a notícias negativas impacta a saúde mental. Porquê? Porque as notícias negativas aumentam o nível de cortisol, a principal hormona do stress no corpo humano. Isto pode levar a um aumento não só do stress, mas também da ansiedade, da fadiga ou até originar insónias.

Assim, e para evitar estes efeitos negativos, é essencial implementar estratégias que melhorem a confiança e o moral dos colaboradores. Paola Cecchi-Dimeglio, presidente da Iniciativa de Pesquisas de Liderança Executiva para Mulheres e Minorias na Advocacia, na MIT Sloan Management Review, identificou algumas práticas organizacionais que poderá levar a cabo:

  • Seguir o líder

Os líderes estão na posição de influenciar. Um bom líder deve transparecer um comportamento otimista e ajudar os colaboradores a evitarem um burnout. Existem pesquisas que revelam que os humanos têm tendência para copiar os comportamentos dos outros, principalmente dos que se encontram numa posição de autoridade. Enquanto líder, lembre-se da importância da comunicação e da forma de comunicar.

  • Apoiar a partilha ativa de boas notícias

Os líderes devem também incentivar os colaboradores a definirem um tempo extra para lerem, partilharem e debaterem notícias positivas. Isto pode ser feito através de canais informais definidos nas plataformas de comunicação interna, ou em canais dedicados apenas à partilha, votação e discussão.

  • Encorajar as ligações sociais regulares

É importante, principalmente numa altura em que muitos colaboradores estão a trabalhar a partir de casa, manter as ligações sociais. As equipas podem agendar reuniões virtuais regulares ou happy hours abertas, por exemplo, às sextas-feiras à tarde. Existem pesquisas que revelam que passar tempo social com colegas pode melhorar o estado de espírito.

  • Desenvolver iniciativas de bem-estar e orientar os colaboradores para os programas

Várias empresas dispõem de aconselhamento e apoio à saúde mental. Faz também parte do papel do líder relembrar os colaboradores de que os gestores estão disponíveis durante esta fase. Os líderes podem até, por exemplo, estimular os trabalhadores ao convidar peritos para webinars com tópicos como mindfulness, meditação ou gestão de stress. O importante é desenvolver estratégias e iniciativas que apoiem os trabalhadores.

  • Incentivar os colaboradores a desenvolverem rituais de pausa

Tem sido bastante discutida a importância do equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal. Faz também parte do papel de um gestor encorajar os trabalhadores a desenvolverem rituais/ações que signifiquem o início e o final do dia. Estes hábitos podem ajudar o colaborador a fazer a transição trabalho-casa e vice-versa (ainda que o local seja o mesmo). Além disto, as empresas podem ainda usar horários partilhados, para que os membros das equipas possam identificar horários de trabalho e fuso horários individuais, de acordo com as suas disponibilidades para reuniões, tendo em conta as responsabilidades parentais ou outras.

[Fonte: Randstad]


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