Não está a encontrar perfis diversificados de candidatos quando abre uma vaga de emprego ou posta um anúncio? Quer apostar na diversidade da força de trabalho, mas não está a receber candidaturas de perfis diferentes? O segredo está em mudar de tática.
Muitos candidatos qualificados, que se esforçam para serem encontrados, são preteridos e passam despercebidos. Para que isto não aconteça, e de forma a encontrar candidatos diversificados, utilize estas técnicas:
- Diversifique a sua rede (network)
Estudos mostram que muitas pessoas têm redes profissionais homogéneas. Isto tem diretamente que ver com a maneira como nos conectamos. De acordo com Herminia Ibarra, professora de comportamento organizacional na London Business School, citada pelo The Muse, temos tendência a procurar pessoas semelhantes a nós e redes de conveniência, uma vez que nos conectamos com base em interesses comuns. Construir uma rede profissional diferente e heterogénea pode ser difícil, especialmente quando temos de sair da nossa zona de conforto.
São muitos os interesses em comum que podem levar a que homens se relacionem com homens, e mulheres com mulheres. Ou engenheiros com engenheiros, e profissionais de marketing com profissionais de marketing. A natureza humana leva-nos a procurar pessoas que nos entendam. No entanto, isto pode ter um impacto negativo no que respeita à criação de locais de trabalho diversificados e inclusivos. Se a sua rede for homogénea, então estará a favorecer pessoas semelhantes a si. Tenha isso em conta na hora de contratar – e construa a sua rede antes de precisar dela.
- Varie os sites onde publica as vagas
Para obter um grupo diversificado de candidatos, é também essencial que varie os locais onde publica os anúncios e as vagas. Dependendo das metas de contratação, poderá querer até aproveitar locais de nichos específicos. Pense em conferências, encontros, redes de ex-alunos, associações de profissionais, entre outros recursos.
- Repense as referências
Depender de referências pode prejudicar a procura por um grupo de candidatos diversificado. Incentive todos os colaboradores ou todas as chefias da empresa a mergulhar fundo nas suas respetivas redes. Em vez de apenas pedir referências, que tendem a ser retiradas de redes naturalmente homogéneas, lance o desafio às suas equipas e faça com que estas também se sintam investidas em aumentar a diversidade.
- Pense em quem é visível
Faça um balanço sobre quem já é visível externamente. Pense em palestrantes públicos, podcasters ou influenciadores. Os seus próprios colaboradores podem ser ótimos embaixadores da organização. Pergunte-lhes se estão disponíveis para falar ou escrever mais externamente. Mas atenção: se estiver a pedir a um colaborador para assumir um trabalho adicional que beneficiará a sua organização, certifique-se que o reconhece e o recompensa pelo trabalho.
- Compreenda a jornada
Nos processos de recrutamento e contratação, muitos recém-formados são considerados menos atrativos por não terem experiência profissional. Muitos recrutadores fazem suposições sobre candidatos que não frequentaram escolas de renome ou que procuraram experiências diferentes, nas quais não se integram, por exemplo, estágios. No entanto, enquanto recrutador, é importante que se interesse pelo motivo destas escolhas do candidato. Em vez de excluir o candidato por este não ter atingido certas metas, procure entender a jornada. E faça o mesmo exercício quando faz o networking.
[Fonte: The Muse]
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