Que programa ou estratégia global de desenvolvimento de lideranças tem a Kaizen Gaming?
O facto de mantermos as nossas pessoas no centro da estratégia está diretamente ligado ao nosso sentido de responsabilidade pelo seu crescimento e desenvolvimento na Kaizen Gaming, desde o seu primeiro dia.
Devido ao rápido crescimento da empresa e ao nosso compromisso de estar entre os Great Place to Work europeus, a jornada dos Kaizeners é apoiada por equipas dedicadas e programas baseados em excelência e inovação, que se iniciam com o programa de integração “Kaizen Together” até à “School of Leadership”, de forma a garantir que apoiamos a jornada de cada um.
Também investimos na descentralização, dando espaço às equipas locais, em cada país, para se destacarem da forma que julgarem mais adequada, dentro do quadro definido junto com o HQ.
Que capacidades desejam desenvolver com esta estratégia/programa e como é que estão alinhadas com os objectivos globais da organização?
A “School of Leadership” é um dos exemplos. Este é um programa de formação full-cycle, que visa desenvolver a liderança, mas também garantir que os líderes tenham todas as qualidades e percepções necessárias para liderar através do exemplo, garantir a equidade, criar um sentimento de pertença, valorizar e alavancar a singularidade das nossas pessoas.
Dada a diversidade de necessidades, o programa foi estruturado em 4 níveis:
- Way Up: Novos gestores;
- Manager-2-Leader: Gestores de nível intermediário (3-5 anos de experiência em liderança);
- Lead with passion: gestores experientes (> 5 anos de experiência em liderança);
- Leading as One: Top management.
O primeiro nível deste programa é disponibilizado a todos os Kaizeners que sejam promovidos a líder de equipa ou manager, a fim de lhes fornecer ferramentas e competências, não apenas para gerirem a sua equipa com sucesso, como também gerirem as suas próprias novas responsabilidades, metas e desafios.
Os nossos programas são focados no desenvolvimento de comportamentos relacionados com os valores da nossa empresa (People First, Passion, Get Things Done, Continuous Improvement, Customers Lens, One Team) combinados com formação específica, ou de hard-skills, e alinhados com os nossos People Objectives que se estendem a toda a organização.
Que resultados obtiveram com o programa/estratégia? Que métricas podem partilhar connosco?
A “School of Leadership” recebeu um feedback notavelmente positivo. Além do crescimento pessoal dos participantes, podemos também partilhar com orgulho que 15% dos participantes conseguiram uma promoção adicional após a conclusão do programa.
Algumas das métricas utilizadas foram a reação dos participantes imediatamente após a formação, que reportaram níveis de satisfação na ordem dos 87%, utilidade na ordem dos 84% e uma avaliação do instrutor nos 87%.
Em termos de aprendizagem, no que diz respeito à medição dos conhecimentos e competências adquiridos, os participantes foram avaliados nos principais pilares da formação antes e depois do programa.
Reportaram um aumento médio de aprimoramento de competências de +14,25%, compreensão do papel de +8%, comunicação (+27%), feedback/formação (+16%), desenvolvimento da equipa (+9%), definição de objetivos (+8%), delegação (+4%) e gestão de reuniões de +25%.
Já em relação à nossa pesquisa de engajamento, os resultados após a conclusão da academia mostram um apoio gerencial de 8,7 em 10 (+0,2 VS da vez anterior | +0,2 VS benchmark | 94% de participação).
A Kaizen Gaming recebeu a distinção de Great Place to Work. Quais as vossas estratégias de atração e retenção de talento? Porque e como definiram esta estratégia?
A nossa estratégia é baseada na nossa EVP (Employee Value Proposition) global que tem sido ativada em todas as nossas estratégias, táticas e experiências.
Utilizamos uma estratégia de atração multicanal com recurso a LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube, Google e outras plataformas especializadas para atrair talentos para as nossas áreas de Customer Service, Tech e Business.
Para a área de Tech, em particular, estamos sempre à procura de novas formas de atrair talentos tecnológicos, tanto por meio de plataformas especializadas, como a “medium.com”, como através da nossa presença em eventos de todas as escalas – eventos de recrutamento, cimeiras e encontros.
Oferecemos também uma experiência única às nossas pessoas independentemente da sua localização geográfica. Esta experiência assenta sobre uma cultura aberta com base numa comunicação transparente e constante com as nossas equipas e promovida por atividades de team building a cada 3 meses, ativações e eventos, políticas e iniciativas inovadoras, benefícios especiais por localização, entre outros exemplos.
Que impacto é que estas estratégias têm tido na empresa? Que métricas podem partilhar connosco?
Obtivemos o 2.º lugar no Great Place to Work em Portugal. Esta é a melhor métrica que poderíamos ter. Prova que estamos no caminho certo com o que fazemos em Portugal e além-fronteiras.
Podemos acrescentar alguns destaques da pesquisa Great Place to Work que comprovam ainda mais que estamos a desenhar estratégias com resultados:
- 98% dos colaboradores em Portugal dizem que todos são tratados de forma justa independentemente do sexo;
- 92% dos colaboradores em Portugal dizem que podem ser eles próprios no local de trabalho;
- 94% dos colaboradores em Portugal têm orgulho em dizer que trabalham para a Kaizen Gaming;
- 95% dos colaboradores em Portugal dizem que Kaizen Gaming é um local divertido para trabalhar;
- 96% dos colaboradores em Portugal dizem que quando a pessoa entra na empresa, sente-se bem-vindo/a.