Ter um emprego não significa que a sua educação tenha terminado. Existem muitas maneiras diferentes de continuar a aprender coisas novas – só precisa de saber onde procurar.
Ser apresentado a novas competências, estratégias ou processos no trabalho não é o mesmo que mergulhar num novo tópico. Ao aprender sobre novos assuntos, poderá fortalecer o seu currículo, ganhar vantagem para conseguir uma promoção ou simplesmente aprender uma habilidade que sempre quis ter.
Eis algumas maneiras de aprender ao mesmo tempo que trabalha a tempo inteiro:
- Encontre um mentor
Encontre na sua empresa um colaborador de nível sénior com quem se possa conectar. Um mentor pode dar-lhe ótimos insights, informações úteis e orientações. Embora não seja uma educação tradicional ou algo que possa colocar no currículo, conselhos da vida real podem realmente ajudá-lo a progredir.
- Obtenha uma certificação online
Existem imensos cursos e certificações online disponíveis. E mesmo os cursos que não oferecem certificações podem ser benéficos. Pesquise em sites como o Skillshare, Udemy ou Coursera. A RHmagazine reuniu um conjunto de sites com cursos onde poderá aprender novas competências digitais e não só. Veja aqui a lista. Existem cursos sobre todas as temáticas, pelo que certamente encontrará algo que lhe desperte o interesse.
- Leia livros
Existem muitos empreendedores, donos de empresas e profissionais de carreira a lançar best-sellers. A leitura pode ser uma ótima forma de aprender algo novo. Se já tem o hábito de ler, porque não trocar o seu romance tradicional por um livro escrito por um profissional que você respeita ou admira? Se não souber que livros escolher, peça recomendações a amigos, familiares ou colegas de trabalho.
- Peça novos desafios
Se trabalha numa empresa com muitos departamentos diferentes, há sempre algo novo a aprender. Ajudar outras equipas poderá ajudá-lo a aprender novas habilidades.
O seu empregador pode estar disposto a colocá-lo temporariamente numa nova equipa ou a permitir que ajude ou supervisione um novo projeto. Antes de abordar o seu chefe, reflita sobre como poderia realizar as suas próprias tarefas e quais os benefícios que poderia trazer a uma outra equipa.
- Junte-se a uma comunidade profissional
Comunidades profissionais, como associações do setor, são uma boa maneira de conhecer pessoas com interesses semelhantes e habilidades diferentes. Existem comunidades profissionais que fazem habitualmente reuniões, ou eventos de networking e fóruns online. É uma ótima forma de aprender novas informações sobre o setor onde está inserido ou em que está interessado, e de conhecer pessoas e ouvir diferentes perspetivas.
- Socialize nas redes sociais
As redes sociais são também uma ferramenta educacional. Existem grupos no Facebook ou LinkedIn que reúnem ideias e debates sobre determinado tópico. Existem muitos chats e grupos diferentes disponíveis, dependendo do setor. Pesquise nas plataformas e encontre comunidades sociais diferentes.
- Participe em conferências
As conferências permitem que pessoas de vários pontos do país ou do mundo se reúnam para verem e ouvirem líderes empresariais, especialistas e profissionais falarem. Existem conferências que envolvem palestras, outras que envolvem workshops. Aproveite as várias iniciativas online e participe nas conferências que mais lhe interessam.
Fonte: Punched Clocks
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