Autora: Joana Marques, Senior Account Manager da ACTUASYS
Os desenvolvimentos sociais, económicos e tecnológicos a que assistimos neste último século, a par do contexto pandémico que nos atingiu neste passado mais recente, resultaram na emergência de novas modalidades de trabalho que exigiram às empresas uma profunda reflexão sobre as suas estratégias de recursos humanos. De entre os novos desafios que se colocam hoje às empresas, será de destacar o surgimento dos modelos de trabalho híbridos com equipas geograficamente dispersas, enfraquecimento de vínculo emocional e identitário entre os pares e a empresa, e risco de perda de engagement e performance geral das equipas.
Com 27 anos de experiência, a ACTUASYS tem como missão entregar soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas que promovem a eficiência e a produtividade no interior das organizações, ao mesmo tempo que reforçam a comunicação. HUMAN TECHNOLOGIES simboliza a dedicação que colocamos nesta nossa estratégia, que alia a inovação baseada na engenharia que produzimos, e no conhecimento que detemos, às pessoas, enquanto força propulsora de qualquer organização.
Na ACTUASYS disponibilizamos uma vasta oferta de soluções originais de software e hardware que respondem às necessidades das empresas, sejam estas relativas à gestão de tempos de trabalho, ao controlo de acessos ou ao registo de reservas e consumos de refeições. Dispomos de soluções aplicacionais, interfaces e pontos de contacto com o sistema de gestão para todos os intervenientes, que incluem portais para chefias e colaboradores, aplicações mobile e terminais de identificação, dos quais a geração TUX é exemplo. Os sistemas podem ser implementados on-premise ou na Cloud.
Na ACTUASYS disponibilizam uma vasta oferta de soluções originais de software e hardware que respondem às necessidades das empresas, sejam estas relativas à gestão de tempos de trabalho, ao controlo de acesso ou ao registo de reservas e consumos de refeições
Todos os produtos ACTUASYS são desenhados a pensar no trabalho colaborativo e na integração com soluções que o cliente detenha, nomeadamente o ERP em uso. Estão, assim, disponíveis interfaces, APIs e um conjunto alargado de ferramentas, também para business inteligence, que facilitam uma comunicação efetiva entre os vários sistemas, para correta operação e tomada de decisão pela gestão. Este é um fator diferenciador e crítico para o sucesso de qualquer implementação.
Do ponto de vista da gestão de assiduidade, o nosso enfoque incide sobre as soluções de automatização do controlo horário, com vista ao cumprimento das obrigações legais e às necessidades operacionais das empresas, em estrita consideração das necessidades individuais de cada trabalhador, incluindo a conveniência que pode representar para si a realização de trabalho a partir de casa.
Neste sentido, fornecemos opções orientadas para o planeamento do trabalho e equipas, conjugando horários, competências e disponibilidades, com garantia de contacto e comunicação entre todos os seus elementos, mesmo quando distantes entre si. Por forma a minimizar o impacto desse mesmo distanciamento, apostamos em soluções criativas como é o caso das que se traduzem na disseminação de informação de interesse corporativo nos Portais Self-Service, em consonância com aquela que pode ser veiculada – na forma de imagens, animações e vídeos – nos terminais de identificação e registo de geração TUX que se encontram fisicamente na empresa. Já ao nível da segurança e dos acessos, que se mantém sendo uma das mais prementes preocupações dos gestores, oferecemos maior tranquilidade com soluções de regulação e controlo da circulação de todas as entidades envolvidas no dia a dia da organização.
Porque uma identificação segura é fundamental, os nossos equipamentos estão dotados de tecnologia que permite a utilização de duplos fatores de autenticação, o que possibilita que a prova de identidade das entidades possa ser feita pela apresentação cumulativa de algo que a pessoa possui (um cartão, um QR Code ou qualquer outro elemento, tangível ou não, que lhe tenha sido atribuído) e de algo que a pessoa é (informação biométrica), sendo neste caso escrupulosamente cumpridos os princípios firmados no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Ainda no âmbito do RGPD, e porque há que prever o acesso de entidades externas e visitantes aos sites da empresa, dispomos de portais web de acolhimento, nos quais se permite a introdução pelo visitante dos seus próprios dados de identificação por leitura do seu cartão de cidadão (para que não haja manuseamento do mesmo por terceiros), podendo, também aqui, este conhecer e aceitar (com assinatura) a Política de Privacidade que se aplica ao tratamento dos seus dados pessoais.
Fornecemos opções orientadas para o planeamento do trabalho e equipas, conjugando horários, competências e disponibilidades, com garantia de contacto e comunicação entre todos os seus elementos, mesmo quando distante entre si
Com uma carteira de mais de 700 clientes, entre os quais PME e grandes empresas, organismos públicos e privados em Portugal e no estrangeiro, a ACTUASYS continuará a apostar na inovação e evolução tecnológica dos seus produtos, desenvolvidos e produzidos em Portugal com recurso a conhecimento, meios de I&D, capacidade de produção e recursos humanos que representam o melhor da engenharia portuguesa e da capacidade de inovação e criatividade dos portugueses.
Artigo publicado na edição n.º 140 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!