Autor: Pedro Amaro, HCM Presales Manager, Talentia Software
A avaliação de desempenho é um processo que mede o rendimento dos colaboradores – uma estimativa qualitativa e quantitativa do seu nível de consecução de objetivos, de acordo com determinados parâmetros, que se utiliza para calcular como cada um contribui para a organização. É, fundamentalmente, uma ferramenta poderosa com a qual os gestores de Recursos Humanos (RH) podem contar para implementar mudanças nas suas organizações.
Se bem aplicada e contando com a participação ativa de todos, a avaliação de desempenho pode trazer diversos benefícios ao quotidiano do departamento de RH – e à própria empresa como um todo. Ora vejamos:
- Melhora o rendimento dos colaboradores;
- Ajuda a traçar objetivos;
- Identifica os pontos positivos e as debilidades de cada colaborador;
- Promove a motivação e a satisfação laboral;
- Facilita a compreensão em relação aos aumentos de salário (se são ou não justificados);
- Melhora a comunicação com os colaboradores.
Contudo, se a avaliação de desempenho não for implementada de forma adequada, os colaboradores podem negar-se a participar nela – por exemplo, por considerarem que o sistema não é imparcial ou não compreenderem que propósito serve. É, por isso, importante explicar que os processos de avaliação podem ajudar os colaboradores a conseguir uma promoção ou um aumento salarial no futuro, entre outras vantagens.
Avaliar o desempenho na nova realidade híbrida
Atualmente, em contexto de pandemia e trabalho digital, o rendimento das equipas pode ser afetado, se estas trabalharem demasiado tempo em regime remoto. O isolamento e a dificuldade em criar uma cultura organizacional sólida podem impactar a motivação, a satisfação e a produtividade dos colaboradores. Entre outros sintomas, o isolamento provoca maiores níveis de stress e afeta negativamente a tomada de decisões – de facto, a Forbes identifica mesmo a solidão como a principal preocupação dos colaboradores em regime remoto.
Este contexto excessivo de teletrabalho pode também criar uma sensação de falta de progressão profissional e, assim sendo, a avaliação do desempenho torna-se mais importante do que nunca, já que ajuda a identificar que pontos críticos os gestores de RH devem abordar à distância. Felizmente, hoje em dia existem muitas formas de medir o desempenho que tentam ter em conta esta nova realidade, como por exemplo a autoavaliação, a avaliação entre colegas ou a avaliação 360º. Este último modelo, em particular, é interessante porque conta com a participação de vários agentes, sendo o sistema de feedback entre colegas, managers e clientes muito importante. Fomenta um ambiente de comunicação entre as diferentes partes, para que o resultado final leve o colaborador a sentir-se valorizado e respeitado, ao invés de avaliado e julgado.
Não há dúvida de que a tecnologia é a melhor aliada para realizar a avaliação das equipas à distância. Nesse sentido, contar com uma solução flexível como a Talentia HR Suite é uma forma de envolver os colaboradores e transformá-los em agentes ativos dos seus próprios planos de carreira
As várias formas de levar a cabo a avaliação de desempenho
Uma das técnicas que pode ser utilizada é a avaliação através de escalas gráficas. Este sistema consiste em pontuar o colaborador em diferentes competências, como a produtividade, a cooperação ou a criatividade na hora de inovar.
Outra técnica é a checklist: uma lista de perguntas que podem ser respondidas com um simples ‘sim’ ou ‘não’. A grande vantagem é que se preenchem rapidamente e medem muitas competências: a pontualidade, o dinamismo, a estratégia ou a tolerância dos colaboradores, entre outras.
As BARS são, ainda, outra opção muito eficiente. São escalas baseadas no comportamento, que ajudam a medir este indicador relativamente a cada colaborador, permitindo elaborar uma lista de atitudes positivas e negativas e ter, assim, exemplos de comportamentos adequados ou inadequados. A técnica BARS ordena os comportamentos e estabelece uma escala de pontuação, ajudando os colaboradores a compreender o que devem potenciar e o que podem melhorar.
Outros sistemas podem ser a comparação entre pares ou o ranking forçado. O primeiro avalia os colaboradores em grupos e compara o resultado de cada um dentro do seu grupo. Por sua vez, o ranking forçado coloca cada pessoa numa classificação por categorias – um exemplo pode ser a produtividade e, nesse caso, será classificado com níveis de ‘excelente’, ‘bom’, ‘regular’ ou ‘mau’, em função do seu desempenho. Neste momento, não há dúvida de que a tecnologia é a melhor aliada para realizar a avaliação das equipas à distância. Nesse sentido, contar com uma solução flexível como a Talentia HR Suite é uma forma de envolver os colaboradores e transformá-los em agentes ativos dos seus próprios planos de carreira – mesmo que remotamente.
Este é o software de gestão de RH mais inovador do mercado para maximizar o desenvolvimento de talento. A avaliação de desempenho é fundamental porque permite compreender melhor o rendimento e o potencial das equipas. Se corretamente aplicada e adequada para dar resposta às exigências de cada empresa, fomenta a comunicação com o colaborador, levando-o a participar ativamente e a facilitar o feedback contínuo. É uma ferramenta indispensável que só traz vantagens, e em que todas as empresas têm de começar a pensar… agora mesmo!
Artigo publicado na edição n.º 140 da RHmagazine, referente aos meses de maio/junho de 2022.
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