O Real Hotels Group (RHG) nasceu em 2020, resultante da fusão de dois grupos hoteleiros nacionais, os detentores das marcas REAL e a NEWPALM. Com um total de 16 hotéis, distribuídos por Lisboa, Porto e Algarve, o grupo conta com uma equipa de 850 colaboradores. Face à sua evolução e crescimento contínuos, o RHG sentiu a necessidade de reimplementar, em 2022, as soluções de Employee Central, para a reestruturação organizacional, e de Performance & Goals, em SAP SuccessFactors (Human Capital Management) – ambos os módulos já tinham sido implementados no grupo e, este ano, pretendeu-se recuperar a plataforma, ajustando-a à organização e à estratégia de RH que tem vindo a ser construída. Para o suporte e auxílio neste projeto, a Inetum teve um papel fulcral.
Após dois anos desafiantes decorrentes da pandemia, o departamento de RH e a Administração do RHG quiseram desenvolver um projeto com três pontos centrais: 1) sistematizar e alinhar a estrutura organizacional do grupo, com a respetiva definição das designações das funções e a sua repartição em grupos e níveis funcionais; 2) assegurar um adequado alinhamento vertical e horizontal das funções existentes por unidade de negócio/ departamento/secção e, assim, potenciar novas oportunidade de gestão de carreira, facilitar o processo de revisão salarial, bem como introduzir esta estrutura organizativa no modelo de definição de objetivos e, desta forma, poder testar e validar uma gestão quantitativa do desempenho com uma política semestral de atribuição de bónus; 3) proporcionar uma avaliação/monitorização contínua do desempenho ao longo do ano (em vez de um único momento de avaliação) e partilhar o reconhecimento e o mérito, introduzindo, a par da gestão quantitativa semestral do desempenho, uma gestão qualitativa do mesmo com base no feedback contínuo.
“Com esta reestruturação, o RHG pretendia obter um maior controlo e acompanhamento de toda a dinâmica relacionada com a gestão dos objetivos da empresa”, explicam Marta Mateus, Professional Certificate Performance & Goals Consultant na Inetum, e Ana Gil, Senior Consultant SAP HCM/Project Manager na mesma empresa. “Todas estas melhorias culminam na possibilidade de utilizar os resultados, tanto de cumprimento de objetivos, como de avaliação anual de desempenho, no reconhecimento dos colaboradores do RHG”, acrescentam.
As melhorias [no sistema] culminam na possibilidade de utilizar os resultados, tanto de cumprimento de objetivos, como de avaliação anual de desempenho, no reconhecimento dos colaboradores (Marta Mateus e Ana Gil, Inetum)
Estes processos, que geralmente ocorrem ao longo do ano numa base contínua, conduziram à realização de um modelo interativo e detalhado, com uma equipa multidisciplinar, alinhada com todas as áreas de atuação técnicas e funcionais e composta por elementos da Inetum e do RHG.
Avaliação quantitativa e qualitativa
Relativamente ao processo de avaliação quantitativa semestral, com a definição e avaliação de objetivos/KPIs, o mesmo teve início em janeiro de 2022, contemplando-se em sistema a possibilidade de serem criados dois planos de objetivos, para o 1.º e 2.º semestres. Cada plano é composto por quatro categorias distintas: objetivos de grupo; de divisão; de departamento e objetivos específicos.
“Dependendo do grupo e nível funcional a que corresponde cada função, poderá ser ou não aplicável uma determinada categoria de objetivos, e a sua ponderação irá variar e concorrer de forma distinta para a nota final, tendo estes aspetos sido integralmente parametrizados com sucesso em sistema”, clarificam Nádia Sousa, Director of Human Resources, e Ana Franco, HR Supervisor – Systems, do RHG.
Em julho de 2022, foi possível proceder ao apuramento dos resultados alcançados nos KPIs definidos no plano de objetivos do 1.º semestre e, em agosto, efetivar o pagamento do bónus semestral, assegurando, assim, a execução de um importante objetivo estratégico na política de retenção do RHG.
Já relativamente ao processo de avaliação qualitativa – que assenta numa avaliação de equipa 360º, composta por competências core e de liderança e que se destina apenas a quem é chefia; no feedback contínuo, e na avaliação anual qualitativa –, o mesmo terá início, previsivelmente, em dezembro de 2022.
A tarefa de escolher o implementador deste projeto saiu facilitada, uma vez que a Inetum era parceira do RHG no sistema de SAP HCM, ao nível do processamento salarial, e já tinha acompanhado o grupo de hotéis na implementação dos referidos módulos. “Já era conhecida a qualidade da Inetum ao nível da eficiente gestão de projetos e a dedicação dos seus colaboradores no sentido de entregarem um resultado ajustado, o mais possível, aos modelos concetuais definidos pelo grupo para estas matérias”, dizem Nádia Sousa e Ana Franco.
Business Case publicado na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.
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