Os profissionais em busca de uma nova oportunidade de emprego têm muitas vezes mais do que uma oferta em cima da mesa. Para ficar com o melhor talento na sua empresa, tem de preparar uma proposta com a máxima probabilidade de ser aceite pelo candidato. Mas como saber o pacote salarial e de benefícios que deve oferecer?
Para além do pacote salarial, pretendem uma função que inclua benefícios específicos, assim como um ambiente de trabalho em que se sintam valorizados e possibilidades de progressão de carreira. Além disso, tendem a procurar uma oportunidade que se adapte melhor às suas necessidades, seja de salário, distância ao local de trabalho ou flexibilidade.
De acordo com a consultrora Robert Walters Portugal existem quatro aspetos que farão com que a sua proposta de emprego seja irrecusável.
1 – Reveja a duração do processo de recrutamento
Muitas vezes, as empresas perdem os melhores candidatos pela demora do processo de recrutamento, e, quando chega a proposta de emprego, estes já aceitaram outra oferta. Assim, para assegurar que o candidato selecionado lhe dá uma resposta positiva ao receber a proposta de trabalho, o primeiro passo é desenhar o processo de recrutamento para que este seja o mais breve possível, sem grandes tempos de espera entre as várias fases, para que o candidato não tenha demasiado tempo para aceitar outra proposta entretanto.
2 – Confirme sempre uma oferta de emprego por escrito
Embora não haja nenhum problema em fazer uma oferta de emprego a um candidato oralmente num primeiro momento, a maioria dos profissionais não aceita uma oferta até ver tudo o que foi falado confirmado por escrito. Além disso, uma oferta por escrito pode ser a diferença entre a sua oferta ser a escolhida, ou o candidato escolher outra de uma empresa concorrente. “Se possível, recomendamos enviar uma confirmação por escrito no máximo dois a três dias após se fazer uma proposta verbal. Isso irá tranquilizar o candidato de que a empresa quer realmente que ele faça parte do projeto e que o processo está a avançar”, diz François-Pierre Puech, senior manager da consultora.
3 – Ofereça aos profissionais aquilo que estes realmente valem
Quanto deveria pagar a um profissional que quer recrutar? Não existe uma resposta direta, e o valor dependerá da geografia, indústria, budget disponível, valores praticados no mercado e nível de senioridade do profissional. “O salário que oferece tem de ser elevado o suficiente para atrair e manter o melhor talento, mas não tão alto que fique claramente acima do que os seus concorrentes estão a pagar”, recomenda François-Pierre Puech. “Os profissionais estão cada vez melhor informados relativamente aos salários que podem ganhar, ao utilizar ferramentas online ou analisando anúncios de emprego semelhantes. Assim, torna-se crucial que consiga oferecer salários alinhados com o mercado para garantir que está a fazer uma oferta justa e atrativa. Ao ser competitivo, terá muito mais hipóteses de assegurar o seu candidato preferido.”
A maioria dos profissionais prefere receber duas propostas antes de tomar uma decisão final, havendo ainda a possibilidade de terem uma contra-oferta da sua empresa atual. “Se um potencial colaborador indicar que tem outra oferta em cima da mesa, não tenha medo de perguntar o que a outra empresa lhe está a oferecer que a sua proposta não inclui. Tenha em conta esse feedback para melhorar a sua proposta, ou para, pelo menos, tornar as suas propostas mais atrativas no futuro”, sugere José Miguel Rosenbusch, manager na Robert Walters. “Aumente ou melhore o pacote de benefícios e iniciativas oferecidas aos novos colaboradores e aos atuais, de forma a melhorar também a retenção de talento”.
4 – Promova os aspetos certos da função
Uma das melhores formas de garantir que a sua oferta de emprego é aceite é compreender as motivações reais dos candidatos, assim como as suas expectativas de salário e de carreira. “Ter esta informação ajuda a decidir quem é o melhor candidato para a vaga em questão, sendo também um importante guia na criação de uma proposta atrativa e adaptada ao candidato específico, tornando a sua aceitação muito mais provável”, refere José Miguel Rosenbusch. Por exemplo, pode apostar em benefícios que o candidato em questão valoriza para além do salário, desde horários mais flexíveis ou possibilidade de trabalho remoto, seguro de saúde para toda a sua família, carro de empresa, etc. – no fundo, procure oferecer o que for mais relevante para o candidato.