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Conheça como o BNP Paribas ocupou o primeiro lugar no Top Employer do LinkedIn

O ranking do LinkedIn colocou o BNP Paribas como a melhor das 25 melhores empresas nacionais. Sylvie Le Pottier, Head of Human Resources da BNP Paribas, explica que é uma classificação que orgulha

Guilherme Lopes Por Guilherme Lopes
24 de Maio, 2023
em MERCADO RH
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BNP Paribas
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O Índice Top Companies Portugal 2023 posicionou o BNP Paribas em primeiro lugar na lista das 25 melhores empresas para quem se quer desenvolver profissionalmente.

Para o banco, esta distinção revelou-se uma honra. Honra essa que se junta ao Certificado Top Employer, que o BNP Paribas recebeu no início de 2023.

Sylvie Le Pottier, Head of Human Resources no BNP Paribas Portugal, explica que este é mais um marco que orgulha e resulta dos esforços contínuos em prol do desenvolvimento das pessoas. “O BNP Paribas Portugal é uma empresa voltada para suas equipas, com uma cultura de trabalho muito dinâmica e positiva. O nosso êxito resulta do sucesso e do bem-estar dos nossos colaboradores, da construção e desenvolvimento das respetivas carreiras profissionais, promovendo-se, ao mesmo tempo, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, criando um espaço de trabalho positivo e aberto que é, aliás, um dos valores da nossa EVP (Employee Value Proposition)”, acrescenta.

Pottier acrescenta que o BNP Paribas mantém o compromisso com a melhoria constante e a investigação contínua, para compreender as especificidades do mercado de trabalho local, o que os colaboradores procuram e como é que o BNP Paribas pode ir mais além para manter, desenvolver, atrair e reter talentos.

BNP Paribas
Sylvie Le Pottier, Head of Human Resources at BNP Paribas Portugal | Foto: BNP Paribas

Incentivamos as pessoas a adquirir e a desenvolver novas competências e qualificações

Em Portugal, o BNP Paribas tem atualmente 8000 colaboradores de mais de 70 nacionalidades diferentes.

“Se, por um lado, procuramos que as pessoas invistam em carreiras no BNP Paribas, por outro, estamos completamente empenhados em apoiar os colaboradores na gestão dos respetivos percursos profissionais e no sucesso dos mesmos“, explica Sylvie Le Pottier.

O BNP Paribas tem incentivado as pessoas a adquirir e a desenvolver novas competências e qualificações, oferecendo um percurso formativo muito completo e promovendo, ao mesmo tempo, a mobilidade interna. “Para isso, criámos, por exemplo, os “Career days”, durante os quais damos a conhecer às nossas equipas as ofertas e percursos disponíveis. 3.000 pessoas participaram na edição deste ano – mostrando como a iniciativa é valorizada”, exemplifica Sylvie Le Pottier.

Ao mesmo tempo, o BNP Paribas também criou uma equipa de “Learning & Development”, responsável por uma completa oferta formativa e por programas “tailor made”, assegurando que são continuamente ajustados às necessidades dos diferentes departamentos, serviços e funções.

A mobilidade interna como eixo

A mobilidade interna é considerada um dos pilares para o desenvolvimento de percurso profissional no BNP Paribas, reforçando a mensagem de que os colaboradores têm um papel importante na escolha dos seus percursos profissionais. Na opinião de Pottier, permite aos colaboradores procurar novos cargos e desafios no seio das ofertas internas de trabalho do Grupo, promovendo mudanças de carreira.

“Em Portugal, quem trabalha em Lisboa ou no Porto, por exemplo, pode aspirar e beneficiar de uma experiência profissional no estrangeiro ou tentar expandir as suas competências para outra área dentro da organização. O programa de Mobilidade Interna oferece diversas oportunidades para as pessoas ampliarem a sua experiência e os horizontes profissionais”, denota Sylvie Le Pottier.

“Criamos oportunidades para ouvir o feedback interno e externo”

Outra oportunidade que o BNP Paribas tomou foi o investimento na investigação e desenvolvimento continuo de novas abordagens para aumentar a retenção de talento. Internamente, são realizados estudos regulares que permitem recolher feedback sobre uma grande variedade de temas e reagir sempre que possível. Outro exemplo é a “Listening Strategy”, que garante ao BNP Paribas um importante volume de dados e informação sobre expectativas e comentários dos colaboradores, abordando temas como bem-estar, trabalho remoto, carreira, formação, gestão, entre outros.

“Acredito que uma parte importante da nossa estratégia é a regularidade com que criamos oportunidades para ouvir o feedback interno e externo”, explica Sylvie Le Pottier.

“No ano passado, por exemplo, realizámos um estudo com a Nova SBE para perceber o que realmente faz sentido para os nossos colaboradores e como é que o BNP Paribas pode manter, desenvolver, atrair ou reter talento. Para o estudo, “Reimagining work”, foram entrevistados estudantes e jovens profissionais a trabalhar fora do Banco para perceber as suas expectativas em relação a novas formas de trabalhar, mas também em termos de valores e relacionamento com a empresa. Esta análise forneceu conclusões muito úteis, revelando, por exemplo, que as gerações mais jovens estão à procura de um ambiente de trabalho desafiante, inovador e criativo”, acrescenta.

Sylvie Le Pottier também esclarece que o BNP Paribas trabalha ativamente para promover a equidade e a diversidade no local de trabalho, construindo um ambiente de trabalho positivo para todos. “Queremos, acima de tudo, que as pessoas sejam felizes e se sintam realizadas no trabalho”.

BNP Paribas
“Queremos, acima de tudo, que as pessoas sejam felizes e se sintam realizadas no trabalho”, explica Sylvie Le Pottier

“As novas gerações não têm medo da mudança. Nós também não”

Um dos desafios que o BNP Paribas se confronta atualmente é a necessidade de estar sempre atualizado sobre o que as novas gerações procuram em termos de trabalho.

“As novas gerações não têm medo da mudança. Nós também não. Estamos prontos para enfrentar os desafios e para continuar ao lado das novas gerações, pois juntos continuaremos a construir o “Bank for a changing world”, explica Sylvie Le Pottier.


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