A formação é cada vez mais uma ferramenta valorizada pelos profissionais. Nunca o desenvolvimento pessoal esteve na ordem do dia como hoje, com os profissionais a procurarem complementar a sua experiência com formação à medida. Preparar o futuro e construir uma carreira de sucesso está na agenda de praticamente todos os profissionais e, por isso, no dia em que se assinala o Dia Nacional do Estudante, o IIRH partilha 4 formações a não perder de vista.
1-Cálculo e Processamento Salarial – alterações legislativas
Como calcular a compensação de um contrato de trabalho a termo certo? Que implicações terão nos valores de compensação os trabalhadores que tenham mais antiguidade até 31 de outubro de 2012 e após esta data? Que implicação tem o Orçamento de Estado 2023 na introdução de novas rubricas sujeitas ou isentas de IRS e TSU? Como devemos utilizar ao nível do cálculo a prestação pecuniária de natureza global? Quais as novas regras imperativas impostas no CT que terão implicações nas compensações e benefícios dos trabalhadores? Como calcular os bens adquiridos? As horas noturnas? Os subsídios de turno? A IHT?
Estas e outras questões serão abordadas na formação “Cálculo e Processamento Salarial – alterações legislativas”, que terá lugar nos dias 10 de abril e 19 de junho, online. A formação, de 7 horas, estará a cargo de Paulo Reis, consultor e formador em Gestão Administrativa de Recursos Humanos, Processamento Salarial e Segurança Social, Gestão de Tempo, Gestão de Carreiras, Direito Laboral, e tem como objetivo dotar os formandos de uma atualização sobre o cálculo das diversas rubricas que compõem o processamento salarial nas empresas.
2-Otimização fiscal das remunerações
Ministrada por Ana Duarte, Sócia responsável pelo departamento fiscal do Grupo Vialto Partners em Portugal, esta formação destina-se a todos os diretores de Recursos Humanos, responsáveis de pessoal e técnicos de RH, diretores financeiros, ou assessores fiscais que queiram adquirir conhecimentos fiscais e de segurança social aplicáveis à remuneração do trabalho dependente e conhecer o enquadramento fiscal e de segurança social das remunerações acessórias mais comuns em sede de IRS, Segurança Social e obrigações declarativas.
A formação, de 7 horas, terá lugar nos dias 20 e 21 de abril e 22 e 23 de novembro.
3-GESTÃO ADMINISTRATIVA dos RH: Alterações ao Código do Trabalho e atualizações do OE2023 e Código Contributivo da Segurança Social
Nesta formação, que será realizada nos dias 25 e 26 de maio e 22 e 23 de novembro, os formandos terão a oportunidade de consolidar conhecimentos básicos sobre a gestão processual e administrativa na Gestão de Recursos Humanos e sua atualização com o enquadramento legal existente, bem como ficar a par das principais alterações nos encargos que as empresas terão que suportar referentes ao Código Contributivo da Segurança Social em 2023. Serão ainda dadas a conhecer as regras na liquidação das compensações, fundo de compensação de trabalho, mútuo acordo, benefícios e flexibilidade e adaptabilidade nas empresas em 2023, assim como as implicações mais recentes das alterações laborais e fiscais na GARH.
Ministrada também por Paulo Reis, a formação terá a duração de 7 horas.
4-People Analytics: Alavancar o papel dos recursos humanos nas decisões do negócio
A analítica já não pertence só ao mundo das tecnologias de informação e, para dotar os profissionais de uma visão mais estratégica da função de cada colaborador na organização, bem como entre as pessoas e a empresa, Diogo Tavares Antunes, People Analytics Projet Leader, NOS, irá ministrar a formação já nos dias 29 e 30 de junho e 25 e 26 de outubro.
A formação terá a duração de 7 horas e será, também, realizada online.
As inscrições para as formações do IIRH ainda se encontram abertas. Não deixe de assinalar o Dia Nacional do Estudante investindo no seu desenvolvimento profissional.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!