Com mais de 25 anos de experiência na área da tecnologia e engenharia, a ACTUASYS é uma empresa 100% portuguesa dedicada ao design, conceção, industrialização e comercialização de soluções de software e hardware para a área de recursos humanos, tendo como principais áreas de atuação a gestão de tempos de trabalho e o controlo de acessos.
Fazem parte das soluções ACTUASYS um conjunto alargado de interfaces e pontos de contacto com o sistema para todos os intervenientes, que incluem desde portais web para chefias e colaboradores a aplicações mobile que permitem o acesso ao sistema em qualquer local e a qualquer hora. Os terminais Touch User Experience fazem parte da nova geração de equipamentos ACTUASYS, que já conta com um conjunto alargado de modelos nas famílias TUX900 e TUX500. Estes terminais enriquecem a oferta dirigida à usabilidade e distinguem-se pelo seu design e experiência de uso incomparável, graças aos ecrãs táteis de dimensões generosas, às várias tecnologias de identificação disponíveis e ao funcionamento com apps para TuxOS.
De acordo com Dialina Azevedo, diretora de vendas e marketing, todos os equipamentos “estão dotados de tecnologia que permite a utilização de duplos fatores de autenticação”, o que possibilita que a prova de identidade dos colaboradores possa ser feita pela apresentação de alguma coisa que o colaborador possui (cartão) e alguma coisa que o colaborador é (dados biométricos). “A autenticação ‘2FA’ confere um maior grau de segurança ao registo de assiduidade e controlo de acessos, ao exigir que parte da informação necessária para permitir a identificação seja biométrica e, como tal, não seja perdível nem suscetível de apropriação indevida”, refere.
“Na ACTUASYS, quando desenhamos e concebemos os nossos produtos, orientamo-nos por três palavras-chave: usabilidade, modularidade e escalabilidade. Desta forma, oferecemos uma oferta vasta e flexível que garante resposta a empresas com necessidades distintas, desde a pequena empresa que procura uma solução simples e pronta a usar, à empresa de média ou grande dimensão que precisa de uma solução completa – que pode incluir gestão de tempos de trabalho, controlo de acessos, gestão de consumos de refeições ou de tempos afetos a projetos, obras ou tarefas – que responda ao seu elevado nível de requisitos”, explica Dialina Azevedo, reforçando o mote da empresa é que cada cliente tem uma solução à sua medida.
Os diferentes regimes de trabalho e os protocolos de segurança e higiene implementados criaram novas necessidades e preocupações às quais tivemos de responder.
Os produtos ACTUASYS são também desenhados a pensar no trabalho colaborativo necessário na integração com soluções que o cliente detenha, nomeadamente o ERP em uso. Estão disponíveis interfaces API e um conjunto alargado de ferramentas que facilitam uma integração efetiva entre os vários sistemas. Este é um fator diferenciador e crítico para o sucesso de qualquer implementação.
Com uma carteira de mais de 700 clientes, entre os quais PME e grandes empresas, organismos públicos e privados em Portugal e no estrangeiro, a ACTUASYS continua a apostar na inovação e evolução tecnológica dos seus produtos, desenvolvidos e produzidos em Portugal com recurso a conhecimento, meios de I&D, capacidade de produção e recursos humanos, que representam o melhor da engenharia portuguesa e da capacidade de inovação e criatividade dos portugueses.
Dialina Azevedo explica-nos, em entrevista, de que modo a ACTUASYS tem dado resposta aos clientes e às novas necessidades do mercado.
Que necessidades surgiram durante a pandemia e como conseguiram dar resposta aos vossos clientes?
A pandemia teve um impacto imediato no dia a dia das empresas e trabalhadores portugueses. Os diferentes regimes de trabalho e os protocolos de segurança e higiene implementados criaram novas necessidades e preocupações às quais tivemos de responder. Priorizámos o desenvolvimento de novos produtos, o que exigiu, além de uma reorganização interna dos projetos e dos recursos humanos, um investimento por parte da ACTUASYS e adaptação da equipa que desenvolveu os projetos em regime de teletrabalho.
Asseguramos a segurança dos espaços e garantimos o distanciamento social ao reforçar a solução de acessos com controlo de lotação, que garante a contagem do número de indivíduos presentes na zona, impedindo o acesso de mais pessoas quando a lotação se encontra completa.
Adicionalmente, disponibilizamos a aplicação HR Billboard, que permite às empresas informar e relembrar as medidas de higiene e prevenção e as regras de segurança que ajudam a evitar a propagação da COVID-19 a
todas as entidades envolvidas no seu dia a dia, desde colaboradores a visitantes, através de imagens, animações e vídeos a disponibilizar nos terminais TUX900 e TUX500.
Com grande parte dos trabalhadores portugueses a trabalhar em diferentes modalidades, a organização e a gestão de equipas tornou-se também uma prioridade. Criámos novas funcionalidades para o Módulo de Assiduidade que permitem o planeamento e registo de teletrabalho e a gestão de equipas com elementos em regime normal e à distância.
Quando desenhamos e concebemos os nossos produtos, orientamo-nos por três palavras-chave: usabilidade, modularidade e escalabilidade
Verificámos que propõem uma solução de gestão de acessos com reconhecimento facial. Como é que o mercado está a reagir a esta solução?
Muito bem, há uma procura crescente de soluções compatíveis com os novos hábitos introduzidos pela pandemia. Na conceção do novo modelo do TUX500, preocupámo-nos em responder às preocupações de quem mantém as suas funções nas instalações da empresa e em minimizar o impacto do regresso das equipas para uma nova realidade.
O TUX550 é o primeiro terminal da ACTUASYS com reconhecimento facial e foi desenvolvido durante os primeiros meses da pandemia quando já conseguíamos prever que as preocupações das empresas se iam tornar mais exigentes e, consequentemente, o processo de identificação iria sofrer alterações. Esta tecnologia permite o registo de assiduidade e o controlo de acessos sem qualquer contacto físico com o equipamento e de forma rápida e segura. Adicionalmente, confere conforto e segurança aos utilizadores no momento de identificação, já que basta um olhar para a realização do registo.
O feedback a este novo modelo e tecnologia tem sido muito positivo. Inclusive, temos clientes que começaram por instalar unidades em apenas uma localização e estão atualmente a atualizar os restantes equipamentos. O TUX550 contribui para a prevenção da propagação do vírus e garante maior segurança e tranquilidade aos colaboradores.
Entrevista publicada na edição n.º 133 da RHmagazine, referente aos meses de março/abril de 2021.