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Duarte Pacheco de Carvalho, CoachHub: “O coaching pode apoiar tanto os líderes como as suas equipas”

IIRH Por IIRH
16 de Novembro, 2022
em APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO & COACHING, DESTAQUES, PESSOAS
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O papel do coaching na incerteza laboral
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No âmbito do Global Talent Day 2022, Duarte Pacheco de Carvalho, Account Director & Strategic Consultant na CoachHub, falou-nos do papel do coaching no universo corporativo, bem como do percurso da empresa de coaching digital em Portugal, deixando perspetivas para 2023.

Como é que o coaching pode apoiar a transformação organizacional?

O mundo corporativo tem consciência de que a maioria dos processos de transformação não atinge os resultados desejados, dentro do tempo esperado, gerando altos custos e desperdício de recursos pelo caminho. Atualmente as organizações começam a compreender que os processos de transformação não são atingidos apenas com base numa visão e num bom planeamento, mas sim em incorporar a componente humana e em ajudar a que os líderes consigam a dedicação e compromisso das suas equipas durante todas as fases do processo de transformação.

O coaching pode apoiar, tanto os líderes, como as suas equipas a ultrapassar resistências e manter a resiliência ao longo desse processo. No processo de coaching, o líder tem um espaço seguro para integrar as suas próprias necessidades emocionais, além de estabelecer, em conjunto com o seu coach, um plano de desenvolvimento onde pode trabalhar e melhorar aspetos fundamentais requeridos aos líderes de processos de transformação.

Como é que os DRH devem “vender” o coaching às suas direções gerais?

Os Recursos Humanos devem procurar sentirem-se à vontade com soluções de ponta, soluções inovadoras e que, com isso, ajudem as empresas a ganhar terreno no campo digital. Devem transmitir aos seus stakeholders internos esse domínio sobre as melhores soluções disponíveis no mercado no âmbito do desenvolvimento humano.

A “venda” interna de coaching não é diferente. Os RH devem propor coaching ou simplesmente introduzir o coaching nos seus programas de desenvolvimento, uma vez que é uma solução altamente individualizada e que ajuda a que mudanças de comportamento aconteçam e permaneçam com o passar do tempo, o que na maioria das vezes não acontece se o desenvolvimento for apenas baseado em programas mais técnicos.

Por outro lado, com a recente introdução de soluções de coaching digital, como a que oferecemos na CoachHub, os RH têm a possibilidade de oferecer uma ferramenta de desenvolvimento a um número muito superior de colaboradores da sua organização, mantendo todos os benefícios que um processo individual de coaching pode alcançar, mas com maior flexibilidade e customização às diferentes necessidades dos colaboradores e do negócio.

Alguns dos resultados ou impactos (do coaching digital) observados são: diminuição do turnover, aumento de “readiness” de “high potentials” selecionados em planos de sucessão estratégicos, percentagem de promoção interna vs. recrutamento externo, menor abstentismo (…)

Que tipo de retorno de investimento é possibilitado pelo coaching digital?

Desenhamos programas de coaching que tenham o impacto desejado e necessário para cada organização e/ou para cada grupo dentro das organizações. Assim, o desenho da nossa solução passa por estabelecer, em conjunto com os RH, o retorno ou os objetivos esperados para o investimento nos programas de coaching, e identificar que instrumentos (normalmente já disponíveis dentro da organização) ajudam na avaliação desses resultados.

Alguns dos resultados ou impactos observados são: diminuição do turnover, aumento de “readiness” de “high potentials” selecionados em planos de sucessão estratégicos, percentagem de promoção interna vs. recrutamento externo, menor absentismo, percentagem de promoção de grupos de diversidade, percentagem de posições de liderança ocupadas por mulheres, redução do nível de stress, maior satisfação e nível do compromisso dos colaboradores, mudanças de comportamento dos líderes (normalmente observadas em avaliações 360), nível de sucesso de processos de transformação, entre outros.

O vosso coaching é dirigido mais às lideranças ou a outros colaboradores?

A nossa missão é tornar o coaching acessível a todos os colaboradores independentemente do cargo ou departamento a que pertencem nas suas organizações, pois é parte integrante de um processo de desenvolvimento em que cada profissional pode beneficiar ao desenvolver as suas competências e capacidades no desempenho das suas funções.

Cabe a cada empresa o papel de decisão, consoante as suas necessidades e objetivos num determinado período, quem poderá beneficiar mais com este processo e onde o coaching será mais necessário.

Por outro lado, com a recente introdução de soluções de coaching digital, como a que oferecemos na CoachHub, os RH têm a possibilidade de oferecer uma ferramenta de desenvolvimento a um número muito superior de colaboradores da sua organização, mantendo todos os benefícios que um processo individual de coaching pode alcançar, mas com maior flexibilidade e customização às diferentes necessidades dos colaboradores e do negócio

A CoachHub chegou há pouco tempo a Portugal. Qual o balanço até ao momento e quais as vossas perspetivas para 2023?

A chegada da CoachHub a Portugal foi algo natural, uma vez que também já tínhamos alguns clientes que, através dos seus HQ, faziam a implementação da plataforma para colaboradores portugueses. Verificamos uma grande oportunidade de crescimento neste mercado que segue as tendências internacionais de aplicar coaching nos planos de L&D dos seus colaboradores, registando uma forte penetração em diferentes setores com elevado potencial como a banca, retalho, hotelaria e TI em posições de team leaders, mid e senior management, tal como ocorre na Europa e nos EUA.

Prevemos para 2023 um ano de crescimento no mercado, considerando a oferta única da CoachHub, a satisfação e os resultados para os nossos clientes e utilizadores (colaboradores) da plataforma que resultam num maior investimento das organizações para tornar o coaching mais acessível aos seus colaboradores.


Entrevista publicada na edição n.º 142 da RHmagazine, referente aos meses de setembro/outubro de 2022.

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