Nascido e criado em Lisboa, capital de Portugal, Pedro Chiôto afirma que nunca teve “aquela coisa de ir à terra dos pais ou dos avós” nem nunca vivenciou a experiência de crescer num sítio mais pequeno e de ter de se mudar para um grande centro urbano. Aspirava, um dia, ser Engenheiro Mecânico, como o pai. Em relação ao futuro, Pedro Chiôto diz que lhe agrada “a ideia de deixar em aberto o lugar onde irá acabar“.
Em criança, qual a profissão que aspirava* um dia vir a ter?
Recordo-me de dizer: ‘Quando for grande, quero ser Engenheiro Mecânico’. De entre as muitas aspirações que tive em criança, recordo-me desta em particular pela simples razão de que – quando fosse grande – também queria ser como o meu pai.
Nessa altura, existia já algum indício de que o seu futuro passaria pela área dos Recursos Humanos?
O futuro passa por acreditar que podemos ser quem nós quisermos. O futuro constrói-se de sonhos; nessa altura, esse indício é o bastante.
Como foi o seu percurso académico? O que o levou a formar-se em Psicologia Aplicada e, posteriormente, tirar um mestrado em Psicologia Forense?
O percurso académico foi longo e rico em conhecimento; no entanto, e por via de uma vertente prática muito aquém da carga teórica precedente, optei por uma oferta formativa mais compacta, consubstanciada com outras correntes do saber, como o Direito e a evolução da penalidade e das instituições de resposta aos fenómenos da exclusão social.
Os reconhecimentos nesta área são notórios… O que o levou a mudar a direção e a dedicar-se à área dos RH?
Levou-me, sobretudo, a necessidade de desenvolver uma atividade profissional mais consistente, onde tivesse a oportunidade de trabalhar outras competências num contexto muito desafiante, como é o mundo do trabalho.
É público que detém uma paixão pela elaboração de perfis, análise comportamental, estratégias de marketing e comunicação, história e literatura. Sente que, de alguma forma, todas estas áreas se complementam para a gestão de Recursos Humanos? Se sim, de que forma são uma mais-valia?
Acredito que sim: por um lado, desenvolvemos uma escuta mais direcionada no sentido latente do discurso, isto é, a discursividade latente ao próprio discurso; por outro, neste negócio fundamentado na confiança, a capacidade de promover a nossa marca e as competências das nossas pessoas depende também da nossa capacidade de comunicar.
O que considera ser uma boa gestão de RH?
A meu ver, uma boa gestão de recursos humanos é aquela que promove uma identificação positiva entre os objetivos propostos e o esforço aplicado na sua conciliação. E muito se passa à volta disto.
Neste negócio fundamentado na confiança, a capacidade de promover a nossa marca e as competências das nossas pessoas depende também da nossa capacidade de comunicar
Se nunca se tivesse interessado pela área do comportamento humano, onde acredita que estaria agora? Mudaria alguma coisa?
Talvez me tivesse tornado naquele Engenheiro Mecânico, ou fosse mais ligado à Gestão ou à Comunicação. Quem sabe se, às tantas, não viesse sempre dar exatamente aqui, onde estou hoje.
Quais são as suas aspirações enquanto Branch Manager e em que patamar espera conseguir colocar a Nortempo?
Enquanto organização, a Nortempo distingue-se pela sua aceleração comercial e capacidade integrada de resposta às necessidades dos nossos clientes, nisto, tendo sempre presente o cumprimento de critérios legais e de qualidade. Face ao seu enorme potencial de crescimento, o desafio consistirá na capacidade de comunicar o seu posicionamento diferenciado com foco, claro está, no resultado.
Uma boa gestão de RH é aquela que promove uma identificação positiva entre os objetivos propostos e o esforço aplicado na sua conciliação
Pedro Chiôto assume funções de Branch Manager na Nortempo Lisboa desde o final de setembro de 2022.
*Por questões de foro editorial, a RHmagazine adotou uma abordagem mais formal na transcrição da entrevista, eliminando das questões as referências à segunda pessoa do singular (Tu).
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!