O grupo CEGOS, representado em Portugal pela CEGOC, lançou o estudo “Decoding The Future of Learning: Pos Lockdown” para perceber qual a linha de transição criada pela pandemia Covid-19 nas práticas formativas passadas e de futuro.
Em que medida as mudanças económico-sociais extremas que caracterizam 2020 impactarão as opções de formação e desenvolvimento das organizações em Portugal e na Europa? Que métodos de aprendizagem formal e informal serão agora mais privilegiados pelos seus responsáveis de formação e desenvolvimento?Que estratégias da formação serão vistas como mais adequadas após este momento? A que necessidades concretas devem os profissionais do setor procurar dar resposta a curto e médio prazo, no contexto desta crise?
Estas são algumas questões a que este estudo procurará dar resposta. Composto por 10 perguntas e dirigido, sobretudo, aos responsáveis de formação e de recursos humanos das principais organizações em Portugal e resto da Europa, este questionário visa recolher informação que ajude a compreender melhor o momento atual que vivemos e o impacto que ele terá no futuro próximo de todos os profissionais, clientes e prestadores de serviços do setor da formação e desenvolvimento profissional em Portugal e na Europa.
O questionário “Decoding The Future of Learning: Pos Lockdown” está disponível aqui.
Todos os interessados poderão responder ao questionário até ao dia 3 de julho de 2020.
Os resultados obtidos serão anonimizados por forma a poderem ser analisados e de acesso livre a todos os interessados.
“Este questionário vai ajudar-nos a entender, através de dados concretos, os moldes em que surgem as necessidades de reskilling e upskilling que temos testemunhado nos últimos meses, tais como aprender rapidamente a entregar uma aula online, conduzir um webinar por zoom ou gerir uma equipa à distância… Sabemos que as ferramentas colaborativas e de aprendizagem online foram uma solução absolutamente eficaz e deram-nos uma ajuda preciosa nos tempos mais conturbados da pandemia, mas precisamos agora de continuar a perspetivar o futuro destas e de outras práticas formativas”, explica Ricardo Martins, diretor-geral da CEGOC, contextualizando a iniciativa.